Communication on Progress

Participant
Published
  • 30-May-2022
Time period
  • May 2021  –  May 2022
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • 2022, May 30th

    To our stakeholders:

    I am pleased to confirm that BYD Brasil Ltda reaffirms its support of the Ten Principles of the United Nations Global Compact in the areas of Human Rights, Labour, Environment and Anti-Corruption.

    In this annual Communication on Progress, we describe our actions to continually improve the integration of the Global Compact and its principles into our business strategy, culture and daily operations. We also commit to share this information with our stakeholders using our primary channels of communication.

    Sincerely yours,

    Tyler Li
    BYD Brasil Ltda President

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Possuímos políticas e práticas visando sempre o benefício de nossos colaboradores independente de identidade de gênero, cor, idade, orientação sexual e grau intelectual, presente também em nosso Código de Conduta (ODS 8).
    Nossa política interna de cargos e salários, que é analisada e revisada anualmente, é feita de forma a não praticar qualquer distinção de gênero. Em nossas fábricas BYD Energy (módulos fotovoltaicos) e BYD Brasil (chassis de ônibus elétricos) possuímos uma grande quantidade de mulheres em cargos operacionais, diretamente responsáveis por nossos processos produtivos. Faz parte de nossas práticas a contratação de PCDs, distribuídos em variados departamentos e funções, assim como a comemoração anual do Dia da Diversidade (ODS 10).
    Todas as divulgações de vagas não possuem qualquer especificação ou exigência pessoal, seja de gênero ou idade, assim como o procedimento interno de contratação também não é feito com qualquer distinção.

    Como objetivos para o próximo ano e atual, realizaremos um webinário ministrado por uma mulher transexual, transmitido para todas as nossas unidades no Brasil. Em nosso plano estratégico de Recursos Humanos desse ano, estabelecemos como um de nossos objetivos a criação de um programa de Diversidade (ODS 10).

    Está em desenvolvimento um programa de contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo para esse público uma oportunidade no mercado de trabalho, assim como a criação de um KPI para aumentar a contratação de mulheres.
    Possuímos um programa de treinamentos internos chamado BYD University, com periodicidade quinzenal e online para todas as nossas unidades, utilizando esse momento para além de treinamentos internos, abordando também assuntos como Saúde Mental, Outubro Rosa, Novembro Azul, Feminicídio, entre outros, de forma a conscientizar nossos colaboradores uma grande diversidade de assuntos (ODS 10).

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Investimos na cultura de valorização e abertura a ouvir nossos funcionários. O departamento de Compliance possui um canal direto para denúncias, tanto digital quanto físico, através de e-mail e formulários e caixas anônimas distribuídas pela empresa. A condução de investigações é feita internamente, de forma a ouvir todas as partes envolvidas.
    Pensando sempre em nossa comunidade, temos várias práticas e campanhas voltadas para os Direitos Humanos, apoiando instituições carentes escolhidas com base no Fundo Social das cidades da região. Alguns exemplos de ações já praticadas são: campanha do agasalho, doação de alimentos, arrecadação de fundos para a compra de prótese para um colaborador deficiente, arrecadação de doações para abrigos infantis, convite à Casa Betânia da Paz, ONG para meninas, para que vendessem aos colaboradores itens produzidos por elas no dia das mulheres, apoiamos e contribuímos com a Fundação FEAC, durante a pandemia fizemos diversas doações de máscaras descartáveis, mensalmente entregamos máscaras para nossos colaboradores e doamos para seus familiares.
    Contribuímos também com refugiados do Haiti através da contratação de um colaborador e, além de trabalhar conosco, já participou do programa de recrutamento interno e teve a oportunidade de desenvolvimento profissional.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Atualmente ainda não temos métodos de apuração de resultados voltados para a área de Direitos Humanos, mas conforme citado acima, como planos para o próximo ano, temos o desenvolvimento de um KPI para aumentar a contratação de mulheres (ODS 05).

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Contratação e admissão – ODS 08
    O Departamento de Recursos Humanos define a política de contratação e admissão da empresa de acordo com as leis e regulamentos. Sendo assim, o candidato não pode ter menos de 16 (dezesseis) anos de idade, deve fornecer documentos reais, efetivos e legítimos à empresa, deve ter terminado a relação de trabalho com o último empregador, deve ter passado por entrevistas ou testes, se houver, e deve ter realizado exame médico admissional. Se o candidato já foi um colaborador da BYD, ele deve estar em consonância com a política de recontratação da empresa.

    Assédio Moral, sexual, discriminação e ou difamação – ODS 5
    A BYD não tolera nenhuma forma de discriminação ou assédio com base em gênero, gravidez, nascimento de filhos (ou condições médicas relacionadas), raça, cor, religião, nacionalidade, ascendência, idade, deficiência física, deficiência mental, condição médica, estado civil, orientação sexual, assistência à família ou licença médica, aposentadoria ou qualquer outra condição protegida por legislação. Em nenhum caso, os colaboradores podem usar qualquer um dos recursos de tecnologia da empresa para transmitir, receber ou armazenar qualquer informação que seja discriminatória, ofensiva e/ou difamatória (mensagens, por exemplo, com conteúdo sexualmente explícito ou raciais, entre outros).

    Oportunidade igual de emprego – ODS 5
    A BYD busca contratar pessoas talentosas, qualificadas e que tenham compromisso e lealdade para com a empresa para cada posição. Todos os aspectos do emprego com a BYD, incluindo, mas não limitado à contratação, treinamento, recrutamento interno e promoção, serão regidos com base em mérito, competência e qualificações e não serão influenciados de maneira alguma pela raça de um indivíduo, cor, religião, nacionalidade, estado civil, gênero, orientação sexual, deficiência (física ou mental), condição médica, idade ou pelo exercício legal do direito de afastamento de acordo com as leis e regulamentos.

    Salário – ODS 1
    A BYD tem grandes expectativas para o desempenho dos seus colaboradores e busca motivar aos que se dedicam à estratégia empresarial da empresa com empenho, trazendo resultado. Como parte importante da recompensa total, o salário na BYD baseia-se nos seguintes princípios:
    a) Cumprir leis e regulamentos federais, estaduais e municipais;
    b) Proporcionar um salário equitativo e razoável para o colaborador;
    c) Dar incentivos baseados no desempenho, para motivar os colaboradores.

    Benefícios – ODS 8
    A BYD considera de vital importância a saúde dos colaboradores, então fornece seguro saúde e seguro odontológico, conforme política da empresa, para garantir que estes possam trabalhar em condições saudáveis. De acordo com a lei, a BYD também fornece subsídio de refeição, quer por cartão de refeição ou restaurante.

    Relacionamento com parceiros de negócio – ODS 16
    A BYD conduz práticas de negócios saudáveis e que estejam inseridas em um ambiente de livre concorrência, construído com base na confiança mútua entre fornecedores, clientes, membros do governo e outros parceiros de negócios.
    A BYD opera com um clima de respeito, cortesia e imparcialidade. Essa mesma imparcialidade deve ser estendida aos fornecedores que desejam competir pelos negócios da BYD. Nós esperamos uma comunicação aberta, honesta e pontual. Os fornecedores da BYD deveriam encorajar um ambiente de trabalho positivo e diverso, por não tolerar assédios ou discriminações, incluindo aquelas envolvendo raça, cor, religião, gênero, idade ou deficiência.
    Relações de negócios de sucesso são resultado de objetivos e valores mútuos. Nós encorajamos tecnologias diferenciadas que ajudem a suportar a liderança do modelo de produto da BYD.
    Nós enxergamos cada relação singular com o fornecedor como uma oportunidade de estender nossa empresa e aumentar o tamanho dos nossos negócios. Dados informados para a BYD precisam ser precisos e quando requisitados serão tratados como confidenciais.
    A BYD procura servir com excelência nossos clientes, progredindo com nossas tecnologias. Para estender nossa posição de competitividade, nós precisamos que os fornecedores busquem de maneira implacável melhorar a performance de seus processos e trazer urgência para cada desafio e oportunidade de negócio.
    Na BYD, existe o compromisso inflexível nos padrões de ética em tudo que fazemos e falamos e esperamos o mesmo dos nossos fornecedores.
    Não é permitido a aceitação de presentes, serviços ou qualquer outro valor que possa influenciar a decisão, dentro dos negócios entre a BYD e o fornecedor, do profissional que o recebe. Pagamentos em moeda, propriedades ou serviços com o objetivo de obter negócios ou considerações especiais são proibidos. Se algum colaborador da BYD solicitar algum presente ou oportunidade de entretenimento para um fornecedor, essa solicitação deve ser negada.
    A BYD desencoraja seus colaboradores de comprar produtos e serviços de seus fornecedores para uso pessoal, mesmo quando pagos pelos próprios colaboradores.
    Em adicional, nenhuma lista de diretrizes ética deve ser considerada completa, no sentido que, não se tenha um erro de conceito sobre se algum valor oferecido pelo fornecedor for legal significa que pode ser ético. Uma conduta apropriada deve refletir bom senso, justiça e padrões elevados.
    A BYD espera que os fornecedores respeitem todas as leis de trabalho, meio ambiente, saúde e segurança e suas regulações conforme os requisitos locais.
    A BYD é comprometida com a sustentabilidade e encoraja a prática de processos que atinjam as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das gerações futuras atingirem suas próprias.
    Nós acreditamos que esse foco beneficiará a sociedade, as gerações futuras e cada um de nós como indivíduos e também contribuindo para uma vantagem competitiva no mercado.
    Nós esperamos que os fornecedores compartilhem dessa abordagem/cultura.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • - Sistemática de Comunicação Interna: Caixa de Sugestões, Sugestão de ideias, melhorias, críticas sobre a empresa, processos, colaboradores, time de gestão etc.

    - Treinamento sobre o código de conduta da empresa.

    - Canal de Denúncia Compliance:
    A BYD respeita todas as leis/normas e costumes relacionados aos seus negócios e mantém um compromisso ético na realização de suas atividades. Este mesmo compromisso também é exigido dos colaboradores e parceiros.
    Assim, é muito importante que todos tenham ciência de que a BYD não tolera descumprimento de obrigações legais, normas/procedimentos/políticas internas e seu código de conduta. Justamente por isto, tem formalizado seu Programa de Compliance.
    O Programa de Compliance da BYD consiste em mecanismos e procedimentos internos de incentivo ao cumprimento das legislações vigentes, normas internas e Código de Conduta.
    Para atingir seu objetivo, a área realiza fiscalizações, auditorias e análise de denúncias feitas através dos canais disponíveis para todas as empresas do Grupo BYD:
    • E-mail: compliance@byd.com
    • Pessoalmente, junto a um dos membros do Departamento de Compliance.
    • Formulário online no link https://forms.gle/od3sRV7CrA9RZVg89,

    - Comunicados compliance
    - Treinamento BYD UNIVERSITY sobre Feminicídio, Saúde Mental, etc.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • O monitoramento é feito pela pesquisa de clima interno.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A BYD está construindo um futuro sustentável alimentado por eletricidade, em que cidades e natureza coexistam pacificamente e onde o ar puro e limpo esteja garantido. É com base nesta premissa que a empresa tem norteado sua atuação (ODS 3).

    Mais do que palavras, a preservação ambiental é praticada no dia a dia da BYD como parte dos valores da empresa. Além de criar produtos que não emitem poluentes, a visão de sustentabilidade da BYD tem desdobramentos em suas operações. A empresa busca minimizar seus impactos ambientais ao prever metas e diretrizes ambientais no processo produtivo, o que inclui o gerenciamento de resíduos, a reciclagem, o uso racional da água, a eficiência energética e a redução das emissões atmosféricas.

    As principais oportunidades identificadas em nosso negócio são:
    - Viés da empresa sustentável - buscando no mercado por tecnologias que impactam cada vez menos no meio ambiente, a BYD possui oportunidades de crescimento, oferecendo produto que contribuam para um mundo mais limpo (ODS 07);
    - Gestão de resíduos – a BYD possui uma boa gestão dos resíduos em seus processos. Reduzindo a geração de resíduos, buscando sempre reaproveitar e reciclar (ODS 12);
    - Crescimento da demanda de energia limpa no país - Maior procura por módulos fotovoltaicos para captação de energia solar; aumento de vendas, aumento de produção (ODS 07).
    - Plano de redução de emissão de carbono - aumento na procura por veículos elétricos (ODS 07).

    A BYD se compromete, através de sua política do sistema de gestão integrado, à prevenção da poluição ambiental, reduzindo seus aspectos e impactos nos processos e produtos.
    Abaixo a política do grupo BYD do Brasil.

    Política do Sistema de Gestão Integrado

    A satisfação das partes interessadas e nossos clientes, sustentabilidade do negócio e produto, bem como a melhoria constante do desempenho de nosso sistema de gestão integrado no âmbito de segurança, saúde, qualidade e meio ambiente é uma busca constante da BYD. A organização está comprometida e guia suas decisões com base em:
    Estabelecer e manter um sistema de gestão integrado;
    Desenvolver nossos negócios com base nas tecnologias em soluções na mobilidade urbana e fontes renováveis de energias;
    Capacitar os colaboradores a ter o cliente como prioridade do negócio, bem como fortalecer a educação para melhoria da consciência e proteção ambiental e de segurança de todos os colaboradores;
    Prover os melhores produtos e serviços baseado em alta tecnologia e orientado à inovação;
    Obedecer às leis aplicáveis ao nosso negócio e produto, assim como outros requisitos aplicáveis;
    Dedicar à prevenção da poluição, prevenção de acidentes, eliminar desperdícios, reduzindo perigos e riscos, aspectos e impactos de nossos processos e produtos melhorando continuamente a nossa performance e sistema de gestão.

    O objetivo da BYD Brasil é mitigar o aspecto ambiental, através da redução do consumo de água, consumo de energia e geração de resíduos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Algumas ações estão sendo executadas para alcançarmos os objetivos ambientais e também reduzir os riscos ambientais do negócio, sendo elas:

    - Equipe de P&D desenvolvendo projetos com tecnologias e soluções que impactam cada vez menos no meio ambiente;
    - Plano de gerenciamento de resíduos;
    - Desenvolvimento de fornecedores que possam reaproveitar os resíduos gerados;
    - Representante na Associação Brasileira de Veículos Elétricos e Associação Brasileira de Energia Solar, participação em fóruns e discussão;
    - Metas de redução do consumo de energia, água e geração de resíduos;
    - Plano de atendimento a emergências ambientais;
    - ISO 14001;
    - Treinamentos ambientais para os funcionários.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A BYD possui um plano de atendimento à emergências, que contempla todos os cenários de possíveis acidentes ambientais que possamos ter. Além disso, temos uma brigada de emergência devidamente capacitada a atuar nessas ocasiões.
    No ano de 2021 a BYD alcançou as metas ambientais que foram estabelecidas. A meta de consumo de energia era de 20 kW/h por MW produzido. A média anual foi de 16,6.
    Já a meta de consumo de água era de 1,6 m³ por funcionários. A média anual alcançada foi de 1,05.
    Quanto à meta de geração de resíduos não recicláveis era de 25% e a média anual foi de 7%.
    Na auditoria externa da norma ISO 14001, a BYD Grupo Brasil teve um bom desempenho, não sendo apontadas não conformidades.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Faz parte de nossos contratos, como cláusula inegociável, a proibição de práticas de corrupção, contratação de empresas envolvidas com trabalho forçado ou análogo à escravidão, com uso de mão de obra infantil, exceto nos casos de aprendizagem, proibição à prática de discriminação de cor, raça, religião, condição física e/ou social, situação familiar ou orientação sexual. Estamos em conformidade também com a Lei Anticorrupção, principalmente no que concerne à Administração Pública, assim como negociamos de forma a obter o comprometimento de nossos parceiros de negócio na troca de qualquer pessoa física ou jurídica que seja enquadrada ou esteja envolvida com atos praticados contra a Administração Pública ODS 16).

    Está presente também, em nosso Código de Conduta, o procedimento realizado pela área de Compliance no cumprimento das legislações vigentes, normas internas e o próprio código de conduta.

    Para o ano atual, estamos desenvolvendo o Manual de Compliance para parceiros de negócios, afim de estabelecer regras claras sobre o que esperamos de nossos parceiros, prestadores de serviços e terceiros, comprometimento e condições para o estabelecimento de relações de negócio com a BYD.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • A área de Compliance faz uso de mecanismos como caixa de sugestões, formulários impressos, caixas físicas de denúncias e canal anônimo através dos quais as denúncias e sugestões podem ser feitas.

    Através do programa BYD University, são ministradas palestras semanais, de 1h cada, por meio das quais os colaboradores podem falar e participar de um tema escolhido, seja da empresa ou pessoal, e nele também são feitos treinamentos de compliance e implementação de novas políticas, de forma que procedimentos possam ser explicados e dúvidas possam ser sanadas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Após o recebimento de denúncias, a área de Compliance conduzirá as investigações internas a fim de entregar resultados e conclusão em conformidade com a ética e transparência nas relações entre colaborador, empresa e parceiros de negócio.

    Da mesma forma e buscando os mesmos resultados, quando as investigações envolvem processos judiciais, contamos com a ajuda de escritórios parceiros aptos a conduzir os assuntos, geridos pela área de Compliance e Jurídica, acompanhados através de relatório mensal até sua conclusão.