Communication on Progress Megamatte

Participant
Published
  • 26-Jan-2018
Time period
  • January 2017  –  January 2018
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • O ano de 2017 foi para a Megamatte um marco na nossa gestão. Avançamos, alcançamos resultados expressivos e crescemos no nosso segmento. Mas tudo isso foi mais especial porque decidimos assumir nosso compromisso com uma gestão socioambiental eficiente e, desde então, nos tornamos signatário do Pacto Global. Entendemos que chegamos a um momento de maturidade, onde era preciso definir novos compromissos.
    Por isso, é com prazer e orgulho que afirmo que a Megamatte está comprometida com os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção. Esses valores norteiam nossas ações não apenas em nossa estrutura interna, mas também no compromisso de compartilhar e difundir tais conceitos, visando influenciar nossos principais públicos de relacionamento e, assim, contribuir para a transformação do mundo.
    Neste relatório anual, apresentamos nossas ações realizadas ao longo do último ano, que tinham como objetivo ampliar a integração das temáticas do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura, operações diárias e cadeia de suprimentos. Além disso, colocamos a serviço deste objetivo nossos esforços e principais canais de comunicação.
    Desse forma, seguimos entusiasmados com o que temos realizado até aqui, mesmo sabendo que ainda é o começo de tudo o que desejamos alcançar. Seguimos comprometidos com as causas abraças pelo Pacto Global, tendo-as como orientadoras da nossa gestão.

    Atenciosamente,

    Julio Monteiro
    Diretor Executivo

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A Megamatte está comprometida com o respeito aos Direitos Humanos e à Declaração Universal de Direitos Humanos, da ONU, e deixa isso claro em todas as práticas do negócio, tanto com relação aos seus profissionais internos, quanto com os seus fornecedores e terceiros contratados.
    A Megamatte ainda não dispõe de uma Política de Direitos Humanos, mas está em seu planejamento para o próximo período de análise (2018/2019) a elaboração deste documento, por entender que é algo fundamental para reafirmar seu compromisso com os princípios definidos pela ONU e, principalmente, com meios e mecanismos para enfrentar e prevenir eventuais abusos e violações neste sentido.
    Além disso, a empresa adota medidas simples, porém eficientes, como a caixa de sugestões e reclamações, utilizada para combater e prevenir eventuais violações de direitos humanos ou qualquer outra irregularidade que possa envolver a gestão da empresa ou a conduta de seus profissionais. As informações coletadas na caixa são avaliadas pelo setor de Recursos Humanos, responsável por dar seguimento ou encaminhar aos demais setores cabíveis.

    - Política de Investimento Social:
    A Megamatte elaborou, em 2014, sua Política de Investimento Social, que reúne as diretrizes de atuação que a empresa deve seguir quando se trata de responsabilidade social. O documento da empresa é bastante claro ao afirmar:
    “A Política de Responsabilidade Socioambiental da Megamatte nasce com o intuito de orientar o investimento social e ambiental da empresa e potencializar sua atuação no campo da responsabilidade socioambiental. As¬sim, este documento legitima as ações da empresa nesta área, além de estabelecer diretrizes norteadoras com-plementares, especialmente para seu investimento social privado. Ele representa o compromisso da Megamatte com essas questões que são essenciais para o equilíbrio entre as oportunidades de negócios, as necessidades atuais da sociedade e o bem-estar das gerações futuras. A Megamatte aplica os conceitos da responsabilidade socioambiental na rotina da empresa, especialmente nas relações por ela estabelecidas.”

    A Política da Megamatte toma como base o conceito de responsabilidade social empresarial ou corporativa, do Instituto Ethos , que a define como “uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a ca¬pacidade de ouvir os interesses das diferentes partes”.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • A empresa tem apoiado iniciativas e projetos que são pautados pelos princípios universais da Declaração de Direitos Humanos, buscando sempre se associar a organizações que, por este mesmo motivo, são escolhidas para desenvolverem ações em parceria com a Megamatte.
    Ao longo de 2017, os dois projetos financiados pela empresa foram os seguintes:
    Escola de Música e Cidadania (da ONG Agência do Bem): em 2017, optou-se por também alinhar os projetos apoiados via Lei do ISS, de acordo com a Causa e a Política da Megamatte (até então, esta verba tinha direcionamento de marketing). A iniciativa escolhida para ser beneficiada foi a Escola de Música e Cidadania, da ONG Agência do Bem. O projeto, que promove a inclusão social através da música, atende a crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, de 13 comunidades do Rio. Os alunos que mais se destacam integram a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, que faz apresentações em diversos palcos da cidade, entre eles o Teatro dos Grandes Atores (na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro) todo último domingo de cada mês.
    Projeto 4as Ambientais (da ONG Favela Verde): vencedor do 1º Edital de Projetos Megamatte, lançado em 2016 , o projeto 4as Ambientais promove atividades de educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos. Os participantes do projeto são alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Aberlardo Chacrinha Barbosa, que fica na parte mais alta da Comunidade da Rocinha, vizinha ao Parque Nacional da Tijuca, na Zona Sul do Rio de Janeiro - RJ. Em meio a atividades que vão desde o manejo de resíduos orgânicos, plantio de mudas, horta escolar e aulas de culinária, cerca de 120 crianças são sensibilizadas e conscientizadas para a importância da questão ambiental no seu dia a dia.
    Além destes dois principais projetos financiados pela empresa ao longo de 2017, podem-se destacar outras duas ações:
    Palestra sobre empoderamento feminino: por acreditar na legitimidade da luta por uma democracia de gênero e na igualdade de direitos para homens e mulheres, a Megamatte realizou uma palestra sobre Empoderamento Feminino no Ambiente de Trabalho para seus profissionais, em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A palestra foi dada pela coach Juliana Thimotheo (certificada pela SBC – Sociedade Brasileira de Coach).
    Ação voluntária – apadrinhamento de crianças: em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças, profissionais e fornecedores da Megamatte foram convidados a apadrinhar uma criança em situação de vulnerabilidade do bairro Piraquê, em Pedra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. O kit era composto por: uma camiseta + short ou saia ou um vestido, um brinquedo, um par de sapatos, tênis ou sandália, um par de chinelos, uma calcinha ou cueca e um kit higiene (pasta de dente, escova de dente, toalha e sabonete). Ao todo, 42 crianças entre 2 e 13 anos receberam o “apadrinhamento”.
    2º Edital de Projetos Megamatte: como parte da atuação social da Megamatte, a empresa lançou seu segundo edital de projetos, com o objetivo de identificar a organização parceira que irá receber os recursos da Megação 2017 (que somaram o total de R$ 39.114,00) sendo metade arrecadado por parte do lucro obtido na venda de mate e guaraná do dia 10/11/2017 e a outra metade doado pela franqueadora para aplicar ao longo de 2018 em seu projeto vencedor. Até a finalização deste Relatório, ainda não havia sido definido o vencedor do Edital.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Todos os projetos e iniciativas apoiadas e financiadas pela Megamatte são monitoradas e avaliadas quanti e qualitativamente pela Lamparina Comunicação e Responsabilidade Socioambiental, consultoria parceira da empresa em todos os assuntos relacionados à sustentabilidade.
    As avaliações são realizadas através de visitas in loco, contatos remotos constantes, recebimento de informações e elaboração de relatórios periódicos de monitoramento e um final de avaliação.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Em função do recente compromisso com o Pacto Global, a Megamatte está iniciando um diagnóstico interno para identificar possíveis passivos em sua cadeia de valor, envolvendo fornecedores, entre outros gaps que possam existir no que se refere aos Princípios do Trabalho do Pacto Global.
    O compromisso identificado como fundamental pela empresa é o que se relaciona com o trabalho infantil. Como primeiro passo para atender, portanto, ao Princípio 5 do Pacto, a Megamatte iniciou em 2017 o processo para obtenção do Selo Empresa Amiga da criança, da Fundação Abrinq. O processo deve estar concluído até o final do primeiro semestre de 2018.
    Para participar do Programa, a empresa deve cumprir os seguintes compromissos:
    • Não explorar o trabalho infantil e não permitir em sua cadeia produtiva;
    • Promover a formação profissional e acesso ao emprego protegido para adolescentes;
    • Realizar ações sociais em benefício de crianças e adolescentes.
    Especificamente em relação a projetos/iniciativas apoiados e/ou financiados pela Megamatte, o terceiro compromisso exigido pela Fundação Abrinq já é amplamente desenvolvido pela empresa, uma vez que crianças e adolescentes são o público principal da sua Política de Investimento Social, conforme descrito abaixo (trecho retirado do documento):
    “Público Prioritário
    Os públicos que serão priorizados pelo investimento socioambiental da Megamatte estão descritos de forma crescente, sendo considerada esta ordem para a seleção de projetos a serem apoiados:

    1º Crianças e Jovens – Principais atores de transformações e mudanças, especialmente por representarem o futuro da sociedade.

    2º Mulher – Além de principal assistente de crianças e jovens por razões inerentes à maternidade, é a mais preocupada com questões relacionadas à saúde. Forte potencial de disseminação das informações a serem trabalhadas.

    3º Família – Principal unidade da sociedade, a família é fundamental para que seus integrantes tenham um desenvolvimento pleno, especialmente crianças e adolescentes.
    Como se pode notar, apesar de serem três categorias de públicos prioritários, todos têm a criança e o/a ado¬lescente como foco principal das ações a serem desenvolvidas pela responsabilidade socioambiental da Me¬gamatte.”
    Como metas para 2018, a Megamatte está providenciando algumas medidas específicas, como:
    • Finalização do processo de obtenção do Selo Abrinq de Empresa Amiga da Criança;
    • Elaboração de Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (atualmente, o Código de Conduta da empresa contém um capítulo estipulando as regras relacionadas a estas temáticas);
    • Elaboração de modelo de contrato para terceiros, contendo cláusulas que apontem para os Princípios do Trabalho do Pacto Global (descritos acima).

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Como dito anteriormente, a Megamatte tem atuado de forma a implementar uma série de boas práticas para melhorar sua gestão interna, incluindo a elaboração de políticas, pactos e compromissos.
    Além disso, no segundo semestre de 2017, a empresa iniciou seu processo de obtenção da Certificação ISO 9001, que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
    A obtenção da ISO faz parte do compromisso da Megamatte em aprimorar cada vez mais sua gestão, pensando interna e externamente e em todos os seus stakeholders prioritários.
    No que tange a capacitações, a empresa realizou 392 horas de treinamentos para seus profissionais ao longo de 2017. As principais temáticas foram as relacionadas à gestão estratégica de franchising, gestão financeira e de processos em geral.
    Ainda como meta para 2018, a empresa também está avaliando como melhorar suas políticas internas para combater todo tipo de discriminação e incluir remuneração equivalente entre homens e mulheres entre seus colaboradores.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A Megamatte ainda não realiza auditorias externas e independentes de forma periódica, no entanto, a empresa irá iniciar uma rotina neste sentido a partir de 2018, inclusive para cumprir as diretrizes ligadas à certificação da ISSO 9001.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A questão ambiental é muito importante para a Megamatte. Tanto é que a educação ambiental (principalmente para crianças e adolescentes) está sinalizada na sua Política de Investimento Social, dentro do item “Eixos Estruturantes e Temáticos”:
    “ Ações de educação ambiental para crianças e adolescentes – Sendo a preservação ambiental tema funda¬mental para o legado de crianças e jovens da atualidade, as ações apoiadas pela Megamatte devem ser realiza¬das em locais vizinhos à sede da empresa ou a lojas da Rede. É fundamental que os projetos apoiados sejam extensivos e envolvam também a família. Exemplo: aulas de culinária com aproveitamento de alimentos, com¬postagem e coleta seletiva, construção de hortas domésticas, oficinas de reciclagem com foco em empreende¬dorismo, entre outros.”
    Pensando neste direcionamento, o projeto apoiado e executado ao longo de 2017, com verba vinda dos recursos da Megação 2016, foi a iniciativa “4as Ambientais”, da ONG Favela Verde, já detalhado acima.
    Ao longo dos últimos anos, a empresa ainda firmou parcerias estratégicas como a realizada com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, para execução de oficinas de educação ambiental para crianças oriundas do sistema de ensino municipal numa importante unidade de conservação da cidade, o Bosque da Barra.
    Como próximos passos, a Megamatte pretende levantar a possibilidade de iniciar a avaliação de impacto de sua operação e, consequentemente sua pegada ambiental, para posterior compensação.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • A Megamatte tem procurado contribuir com a preservação ambiental externa, através de apoio a projetos e desenvolvimento de ações e parcerias, e para dentro, por meio da implementação de inovações na gestão e no seu negócio. As principais ações de 2017 estão listadas abaixo:
    - Iluminação de LED (unidades): das 140 unidades da Megamatte (próprias e franqueadas), abertas e em processo de implantação, 60 já contam com iluminação de LED e 80 estão planejadas para passarem por um processo de Retrofit que irá realizar a mudança para este sistema de iluminação mais econômico e menos danoso ao meio ambiente;
    - Iluminação de LED (escritório): em 2017, a Megamatte substituiu 90% das lâmpadas do escritório por LED, o que levou a uma redução significativa em seus gastos com energia: 22,62%.
    - Papel: para 2018, a Megamatte está preocupada em reduzir os gastos com papel no escritório da empresa, trabalhando mais com digitalizações e transmissão dos boletos aos franqueados via digital e não mais enviando por correios. No dia 26 de dezembro, intitulado “Dia da Faxina” na empresa, foram separados 192 kg de papel reciclável que foram doados para cooperativas.
    - Revestimentos: a Megamatte tem atuado para utilizar matérias-primas cada vez mais sustentáveis, por isso está em constante negociação com seus fornecedores para que deem prioridade em revestimentos certificados. Além disso, a empresa também solicita aos seus fornecedores relatórios descrevendo de que forma os mesmos vem atuando dentro da temática da sustentabilidade.
    - Água: a empresa determinou que todos os novos projetos de lojas irão contemplar torneiras com redutor de pressão para economizar água;
    - Lixo: a empresa irá circular, a partir de 2018, memorial descritivo para que as unidades façam uso do recurso de compostagem para o lixo orgânico das lojas em parceria com empresas especialistas em gerenciamento de resíduos;
    - Horta: foi lançado um projeto piloto de canteiros com mudas de temperos vindos da agricultura natural, sem agrotóxicos ou defensivos químicos numa nova unidade em formato de contêiner, na Barra da Tijuca (bairro da zona oeste do Rio de Janeiro). O objetivo é que a iniciativa seja replicada em todas as unidades que contenham varanda ou área externa com iluminação natural. No mesmo contêiner, será implementado um projeto de iluminação à base de energia solar, também de forma experimental e que possa ser replicado em outras unidades em médio prazo;
    - Copos de mandioca e stand sustentável: em junho de 2017, a Megamatte participou da Feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o maior evento de franquias do Brasil. Como uma das formas de posicionar enquanto empresa voltada para sustentabilidade, a empresa contratou um fornecedor especializado em produzir copos biodegradáveis a partir de fécula de mandioca. Além de se decompor em 90 dias, este fornecedor faz o recolhimento dos copos e realiza o processo de compostagem dos mesmos, transformando-os em adubo, fechando o ciclo da sua produção. Neste mesmo evento, a Megamatte recebeu o prêmio de Stand Sustentável, em função das escolhas feitas para o design e os materiais utilizados na sua produção;
    - Bolsas de lona para Convenção de Franqueados 2017: durante o evento que acontece a cada dois anos, foram distribuídas para os convidados, bolsas feitas com lonas reaproveitadas. Tratam-se de materiais de PDV utilizados em lojas da rede e que foram recolhidas e transformadas em bolsas, por meio de uma parceria com a organização Onda Carioca, que desenvolve projetos de capacitação e mulheres na área de costura, utilizando sempre materiais recicláveis e reaproveitados.. No total, foram 107 Kg em lonas coletadas em todas as lojas da rede e que, por conta do reaproveitamento, deixaram de se transformar em resíduo lançado no meio ambiente.
    - Cage-Free Chicken: a Megamatte assumiu um importante compromisso público em 2017: o de aumentar gradualmente a utilização de ovos de galinhas não submetidas a confinamento em gaiolas em toda sua cadeia de suprimentos, chegando ao total de 100% em 2025. A decisão acontece em um momento em que o mundo dos negócios caminha cada vez mais para práticas mais sustentáveis e que rejeitam a crueldade animal. Antes de assumir o compromisso, a Megamatte entrou em contato com a ONG Mercy For Animals, uma organização internacional que se dedica a combater a crueldade contra animais de consumo, em especial àquela que envolve a produção de ovos, que orientou a empresa neste processo. Esta é uma iniciativa que ilustra a preocupação da empresa em adotar cada vez mais processos e práticas sustentáveis na cadeia de negócios, algo que sempre fez parte do DNA da marca, mas que ganhou forças e estratégia definida a partir da assinatura do Pacto Global da ONU. Como não se trata de um procedimento simples, a adequação se dará em etapas:
    • Para todos os novos contratos de fornecedores que tenham na composição do seu produto o ovo como insumo, haverá uma cláusula informando que será necessária a adequação a este compromisso;
    • Atuais fornecedores já foram informados sobre o posicionamento da Megamatte e estudam, junto com a empresa, a melhor forma de se adequar;
    • A adequação será gradual e deverá obedecer às seguintes metas: 15% de ovos cage free a cada ano, chegando a 100% em 2025.
    Além das ações e projetos acima mencionados, a Megamatte está planejando algumas metas importantes para 2018 como:
    • Treinamento de funcionários acerca da proteção do meio ambiente;
    • Iniciativas e programas para reduzir o gasto de materiais de escritório;
    • Atribuição de responsabilidades para proteção ambiental na empresa.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Todos os projetos e ações são acompanhados e monitorados pela Lamparina, consultoria de sustentabilidade e responsabilidade social, parceira da Megamatte em processos relacionados a essas temáticas.
    No que se refere a possíveis incidentes de cunho ambiental, o departamento de Recursos Humanos da Empresa é o responsável por encaminhar as medidas necessárias.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Conforme descrito acima, apesar de a Megamatte se preocupar com a questão da corrupção, tão presente no Brasil, a temática, a ser abordada de forma corporativa, ainda é bastante nova para a empresa. Por isso, em 2017, a Megamatte iniciou o processo de elaboração da sua Política Anticorrupção, que deve estar concluído até o final do primeiro semestre de 2018.
    A empresa dispõe de um Código de Conduta que se aplica tanto para profissionais internos, quanto para profissionais terceirizados, mas admite que o instrumento ainda é fraco diante do desafio que se impõe não só a si, mas a todas as instituições que hoje lutam para que o país possa vencer este enorme desafio que se contrapõe ao desenvolvimento pleno da sociedade.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Atualmente, a empresa dispõe de uma caixa de sugestões/reclamações que podem receber denúncias relacionadas à corrupção e que são encaminhadas para o departamento de Recursos Humanos. No entanto, a partir do lançamento e da implementação da nova Política, novas e mais eficientes práticas serão adotadas para prevenir e combater casos de abuso neste sentido.
    Da mesma forma, serão conduzidos treinamentos e palestras de conscientização sobre o tema para profissionais, parceiros e fornecedores de forma periódica e sistemática.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Uma vez implementada, a Política, a Megamatte irá avaliar a possibilidade de realizar auditorias internas periódicas para assegurar a consistência com compromisso anticorrupção.