Communication on Progress

Participant
Published
  • 15-Dec-2017
Time period
  • December 2016  –  December 2017
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Para os nossos stakeholders:

    Tenho o prazer de confirmar que Luiza Administradora de Consórcios Ltda reafirma o seu apoio aos dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

    Na presente comunicação anual sobre os progressos, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar essas informações com nossos stakeholders usando nossos principais canais de comunicação.

    Atenciosamente,
    Edna Maria Honorato
    Diretora

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A fim de implementar seus valores de ética, humanização, responsabilidade social e gerenciamento eficaz dos seus recursos, o Consórcio Luiza possui um Programa de Integridade, para todos aqueles que atuam em seu nome, seus colaboradores internos e externos.

    A empresa criou um programa de integridade. O Programa tem por objetivo dar conhecimento e garantir que todos do Consórcio Luiza atuem de maneira ética, transparente, cordial e conforme as leis. O Programa abrange, portanto, todos os empregados, diretores, gestores de negócios e demais colaboradores do Consórcio Luiza, como fornecedores ou consultores temporários. As regras e diretrizes do Programa de Integridade não substituem as regras de conduta profissional que funcionários e colaboradores do Consórcio Luiza devem obedecer, em especial as Circulares do Banco Central.

    Todos os funcionários e gestores de negócio receberam treinamento e estão comprometidos com os princípios do Programa de Integridade do Consórcio Luiza.

    O Programa de Integridade do Consórcio Luiza compreende:

    • O Código de Ética do Consórcio Luiza;
    • O Manual de Conduta do Consórcio Luiza, destinado a torná-lo mais acessível;
    • O Canal de Comunicação: Está à disposição de todos, um canal de comunicação para tratamento dos temas relacionados ao Programa de Integridade;
    • O Comitê de Ética e o Comitê de Compliance;
    • Políticas:
    a) Política Anticorrupção: Doações e Patrocínios Voluntários, Oferecimento de Presentes, Benefícios e Hospitalidades, Relacionamento com Agentes Públicos;
    b) Política de Monitoramento e Atualização do Programa de Integridade;
    c) Manual Duo Diligence para Terceiros;
    d) Regulamento Comitê Compliance;
    e) Regulamento Comitê de Ética;

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • O Consórcio Luiza possui um comitê de Ética, responsável pela apuração de qualquer denuncia formalizada. O Comitê de Ética é formado por um representante da alta direção e gerentes das áreas com maior relacionamento com os clientes e prestadores de serviços.

    2.1 Do recebimento e análise da denúncia
    2.1.1 Denúncia por meio do Canal Confidencial (web e voz)

    Passo 1: Denúncia e Análise Primária
    O Canal Confidencial pode ser acessado: pelo e-mail ética@consorcioluiza.com.br, ouvidoria@consorcioluiza.com.br ou pelo telefone 0800-34.1214 (opção 2).

    Passo 2: Recebimento e Averiguação

    Recebida a denúncia pelo Consórcio Luiza, o Presidente do Comitê de Ética encaminhará a mesma conforme preâmbulo deste procedimento.
    Caberá ao responsável a sua averiguação com o objetivo de:
    (i) verificar a procedência da denúncia;
    (ii) determinar sua materialidade;
    (iii) recomendar medidas saneadoras ao Gerente Sênior da sua área e;
    (iv) recomendar ao Diretor Executivo do Consórcio Luiza penalidades aplicáveis conforme Procedimento de Aplicação de Medidas Disciplinares e/ou direitos por lei ou contrato.

    ________________________________________
    1. O sistema adotado pelo Consócio Luiza para o gerenciamento da Ouvidoria segue a Circular 3501/2010, emitida pelo Banco Central e é auditado a cada seis meses pelo Banco Central.
    ________________________________________

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • O programa de Integridade é submetido a auditoria externa e a auditoria interna a cada 06 meses.

    1. MONITORAMENTO
    O Comitê de Ética e o Comitê de Compliance do Consórcio Luiza realizam monitoramento contínuo do Programa de Integridade da empresa, a fim de verificar sua efetiva implementação e identificar a necessidade de correção ou aprimoramento de suas regras e mecanismos.

    1.1 Comitê de Ética e Comitê de Compliance
    Os comitês são órgãos colegiados instiruídos pela diretoria do Consórcio Luiza para zelar pela efetiva aplicação do Código de Conduta e demais políticas e normas que integram o Programa de Integridade do Consórcio Luiza.
    O Comitê de Ética é composto por 08 membros e o Comitê de Compliance por 08 membros, com mandado de xx anos, nomeados pela Alta Diretoria do Consórcio Luiza

    1.2 Qual a função dos Comitês?
    Os comitês de ética e compliance tem como principal função fiscalizar todas as pessas abrangidas pelo Código de Ética, , com a missão de garantir o cumprimento deste e das demais políticas que integram o Programa de Integridade do Consórcio Luiza.
    No exercício desta função os comitês podem:
    • Resolver duvidas ou omissões na aplicação ou interpretação do Código de Ética do Consórcio Luiza;
    • Promover revisões periodicas no Código de Ética do Consórcio Luiza;

    • Emitir, por iniciativa própria ou mediante provocação, normas, pareceres, diretrizes e orientações para eficiente e fiel cumprimento deste Código de Ética;
    • Estruturar mecanismos e ferramentas de recebimento de denuncias;
    • Sugerir soluções e medidas preventivas;
    • Manifestar-se em relação a propostas de assinatura de contratos que envolvam pagamento, transferencia ou repasse de recursos públicos;
    • Fomentar o conhecimento e o treinamento das pessoas abrangidas pelo Programa de Integridade do Consórcio Luiza, para sua correta e fiel observancia;
    • Por iniciativa própria ou mediante provocação, processar e instruir os procedimentos de investigação de consutas contrárias ao disposto no Código de Ética e demais politicas e normas e procedimentos que compõe o Programa de Integridade do Consórcio Luiza;
    • Acolher e manter sob sigilo as suspeitas de desvios éticos encaminhados pelos colaboradores do Consórcio Luiza;
    • Uma vez finalizada uma investigação, aplicar as medidas correspondentes;
    • Nos casos que envolvam colaboradores de nível de gerencia ou siperior, encaminhar a Alta Direção um parecer com avaliação e recomendações, para aplicação das medidas correpondentes;
    • Manifestar-se previamente em casos de transferencia voluntárias de recursos do Consórcio Luiza, nos termos definidos na Política de Anticorrupção em relação a doações, patrocinios e repasses do Consórcio Luiza;

    1.3 Treinamentos
    Os comitês promoverão treinamentos periodicos dos seus colaboradores sobre as regras do Código de Ética e demais politicas, normas e procedimentos que integram o Programa de Integridade do Consórcio Luiza.

    1.4 Monitoramento Contínuo

    O comitê de ética se reune ordinariamente uma vez ao mês, com a finalidade de avaliar e decidir acerca das denuncias eventualmente realizadas, dos procedimentos de investiçação em andamento, bem como para atender a eventuais outras solicitações enderaçadas no periodo.
    O comitê de compliance se reune ordinariamente uma vez ao mês, com a finalidade de avaliar os riscos da empresa, tratando-os e acompanhando os processos para verificar a eficacia das medidas tomadas.
    Além disso, os comites realizam reuniões extraordinárias, conforme se faça necessário ao fiel cumprimento do desempenho de suas atividades no resguardo da integridade do Consórcio Luiza.
    Todos os colaboradores, diretores , prestadores de serviço e demais pessoas abrangidas pelo Código de ética devem empreender melhores esforços para colaborar com os trabalhos dos comitês.
    Espera-se que os colaboradores não apenas atendam as solicitações dos comitês nos prazos, dias, locais e horários determinados, mas que também os acionem em caso de duvidas, sugestões ou suspeita de violação relativas ao Programa de Integridade do Consórcio Luiza

    1.5 Canal de Comunicação
    Em caso de duvidas quanto ao conteudo ou aplicação desta politica ou de suspeita de violações as normas, politicas e procedimentos do Programa de Integridade do Consórcio Luiza, o comite de ética deverá ser consultado mediante o envio de mensagem ao seguinte endereço: etica@consorcioluiza.com.br.

    1.6 Procedimentos internos de integridade
    O conhecimento ou suspeita de qualquer ato praticado em desacordo com a legislação vigente, com Código de Condutas ou com as políticas de integridade do Consórcio Luiza deve ser imediatamente informado ao Comitê de Ética.

    Uma vez notificado, o Comitê investigará os fatos ocorridos,a dotando as medidas cabíveis para cada caso, em conformidade com a legislação e o Código de Ética do Consórcio Luiza.
    Ao denunciante de boa fé é assegurada a proteção contra qualquer tipo de sanção ou prejuizo em função de denuncia regularmente apresentada ou pela disponibilação de informações ao ao
    Comitê no ambito de investigação. Tal garantia não implica nenhum impacto na relação trabalhista ou contratual eventualmente mantida pelo denunciante perante o Consórcio Luiza.
    Uma vez recebida e processada a denuncia regularmente apresentada, caberá ao Comitê informar ao denunciante a respeito da continuidade ou interrupção das investigações.
    A apuração das denuncias não ultrapassará o prazo de 30 dias, ressalvadas as situações em que demande maior prazo de investigação, mediante apresentação de devidas justificativas pelo Comitê.

    1.7 Penalidades
    A comprovada prática de atos que violem o conteudo da presente politica estará sujeita as penalidades previstas no Código de Ética.
    A eventual aplicação de penalidades será realizada de acordo com a gravidade da conduta sancionada, podendo ser qualificada pelo Comitê como leve, média ou grave.
    O comite poderá sancionar os responsaveis por atos lesivos a Administração Pública ou que violem as regras do Código de Ética e demais politicias mediante a aplicação das seguintes penalidade:
    • Advertencia oral,
    • Advertencia escrita,
    • Suspensão;
    • Rompimento do vinculo existente entre o Consórcio Luiza e o infrator
    • Obrigação de indenização ao Consórcio por eventuais danos a ele causados.

    2. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE
    Com a finalidade de garantir a constante adequação e atualidades de seu programa de Integridade, numa periodicidade minima de 02 anos, o Comitê de Compliance realiza diagnóstico dos temas, áeras e funções eticamente mais vulneraveis no Consórcio Luiza, para mitigar riscos das suas atividades desempenhadas.
    Com base nos resultados obtidos nesta avaliação de riscos, o Comitê analisará as normas e procedimentos do Programa de Integridade com vistas a atualização do Código de e demais politicas e normas.
    Esse processo de atualização ocorrerá pelo menos a cada 02 anos, podendo o comite realizá-lo com maior peridicidade, sempre que considerar necessária uma reavaliação de atualidade e efetividade dos riscos, normas ou mecanismos do Programa de Integridade do Consórcio Luiza.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Todos os anos, ao fazer o Planejamento Estratégico, levantamos todos os riscos relacionados ao setor que atuamos e traçamos metas para o ano seguinte.

    Todos os contratos celebrados com fornecedores ou prestadores de serviço possui cláusula de vedação à contratação de trabalho escravo ou de menores de modo irregular. além de clausula com garantia anticorrupção, que prevê o compromisso do contratado quanto à Lei Anticorrupção Brasileira nº 12.846/2013.

    O código de conduta também possui vedação ao trabalho escravo e politica anticorrupção e o mesmo é assinado por todos os empregados e prestadores de serviço.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • A empresa possui acordo com o Sindicato da categoria para assegurar todos os direitos aos funcionários. Há 07 anos consecutivos foi eleita entre as três melhores empresas para se trabalhar no pais e a sexta da América Latina.
    Possui um canal anônimo onde os funcionários podem relatar o que tem que ser melhorado dentro da empresa ou algum problema específico que esteja ocorrendo dentro de sua área.
    Através do rito de comunhão e dos canais de comunicação com os funcionários, como TV Consorcio Luiza, Boletim do Gestor de Negócios a empresa realizou campanhas em 2017 contra a discriminação de todos os tipos.
    Além disso celebrou um termo de parceria com o Ministério do Trabalho para contratação de deficientes físicos como menores aprendizes, além da cota estabelecida em lei, para que os mesmos pudessem ter uma capacitação adequada dentro da empresa.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Todos os casos são tratados pelo comitê de ética, que tratam as denúncias. a Gerente de Gestão de Pessoas e um gerente sênior são integrantes do comitê e acompanham de perto todos os casos de discriminação ou que violem os princípios do Pacto Global.

    São realizadas dinâmicas e treinamentos com todos os funcionários durante todo o ano.

    Assim, como relatado anteriormente foi celebrado um termo de parceria com o Ministério do Trabalho para capacitação de deficientes físicos.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • O Consórcio Luiza preocupa-se na conscientização do meio ambiente para sua equipe e clientes. Por isso, eventualmente realiza ações que estimulam boas práticas ambientais que praticadas auxiliam em um pilar muito importante para a empresa; Qualidade de Vida.

    Acreditamos que é dever de todos trabalhar o máximo possível para o desenvolvimento sustentável, entendendo o papel de cada um nesse processo e as consequências de nossas ações, contribuindo para um futuro melhor para toda a sociedade, agindo individualmente ou coletivamente, em casa ou na empresa, de forma responsável, plenamente consciente do futuro que deixaremos para as próximas gerações. Em qualquer hora, a qualquer momento, pequenos gestos para proteger o meio em que vivemos pode fazer toda a diferença.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • No decorrer de sua existência o Consórcio Luiza já realizou várias ações relacionadas ao meu ambiente e a sustentabilidade. Estas ações envolviam diretamente nossos colaboradores internos e a comunidade como; Treinamento sobre a importância da economia da agua, projeto realizado pela nossa equipe para a Comunidade. Arrecadação de óleo sujo evitando que o mesmo fosse descartado de forma inadequada.

    Estimulamos que cada funcionário utilizando o seu próprio copo de vidro ou caneca, evitando o uso de copos descartáveis. Além de reduzir a quantidade de lixo presente no meio ambiente, a empresa também economiza com a compra de mais copos descartáveis.

    Sensibilizamos a utilização de papel, evitando A impressão em folhas de sulfite. Ao invés de imprimir, é recomendado o envio do conteúdo digitalmente. Caso seja inevitável imprimir, a dica é reaproveitar os papeis para rascunho e sempre reciclar o material que for para o lixo.

    Mobilizamos constantemente nossos colaboradores economizando energia, desligando seus micros na hora do almoço e ao ir embora, luzes e ar condicionado utilizado.

    Outra preocupação com o meio ambiente, foi termos passado recentemente por uma reforma e termos trocados as mesmas por lâmpadas LED, além de ser benéfico ao meio ambiente, também é um grande alívio na conta de luz da empresa.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A empresa cria campanhas que são monitoradas pela Gestão de Pessoas e pela alta direção.
    O departamento de TI emite relatórios mensalmente do uso de impressão pela empresa, para controlar a quantidade de impressão de cada área.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A empresa possui politicas anticorrupção, politicas para doações, oferecimento de brindes.

    Em todos os contratos possui clausulas exigindo que nossos prestadores aderem aos nossos princípios, inclusive é realizado treinamento durante o ano com nossos gestores de negócios.
    A empresa celebrou um pacto anticorrupção com Instituto Ethus e tem como objetivo para o próximo ano o lançamento de uma campanha contra a corrupção juntamente com o Ministério Público para atingir toda a população local.
    Todos os funcionários passam por treinamentos com orientações sobre como agir em situações onde eles são confrontados com extorsão e suborno.
    O Consórcio Luiza não participa de licitações.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • A sensibilização dos funcionários e prestadores de serviços ocorre através da TV Consórcio Luiza, Boletim do Gestor de Negócios, Portal Consórcio Luiza, e-mails, redes sociais e Ritos de Comunhão.

    O descumprimento de quaisquer diretrizes ou princípios estabelecidos nesta Política estará sujeito a rígidas sanções disciplinares, sem prejuízo da aplicação das leis vigentes.
    Destacamos que colaboradores próprios que violem ou tentem violar qualquer regra disciplinada nesta Política, serão punidos com medidas disciplinares, seguindo o regime disciplinar da Companhia e legislação aplicável. Podendo ser executadas por meio de advertência verbal, escrita, suspensão ou rescisão do contrato de trabalho, independentemente de eventual abertura de processo judicial.
    No caso de terceiros representantes (gestores de negócios) que venham a contrariar o disposto nesta Política, ações cabíveis serão tomadas, podendo, inclusive, acarretar aplicação de penalidades contratuais, o encerramento do contrato e acionamento legal de reparações por prejuízos sofridos pela contratante.
    Enaltecemos que as empresas que possuem colaboradores próprios ou terceiros representantes envolvidos em atos de corrupção podem ser impactadas, inclusive sendo penalizadas perante a Lei 12.846/2013 e pelo FCPA. Sendo fundamental para a saúde financeira e sustentabilidade dos negócios da nossa Companhia que todos, dentro de suas atribuições, observem os preceitos e regras estabelecidos nesta Política.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • A empresa possui dois comitês: um de ética e um de compliance que monitoram o Programa de Integridade.

    Além disso, o Programa é submetido a auditoria externa e interna duas vezes ao ano.