Communication on Progress . Piramidal

Participant
Published
  • 29-Dec-2022
Time period
  • January 2022  –  December 2022
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • São Paulo, December, 21st 2022.

    I am pleased to confirm that Piramidal reaffirms its support of the Ten Principles of the United Nations Global Compact in the areas os Human Rights, Labour, Environment and Anti-Corruption.
    In this annual Communication on Progress, we describe our actions to continually improve the integration of the Global Compact and its principles into our business strategy, culture and daily operations. We also commit to share this information with our stakeholders using our primary channels of communication.

    Sincerely Yours,

    Wilson Donizetti Cataldi

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A Piramidal realizou um programa de conscientização sobre questões de saúde, bem estar e qualidade de vida para seus colaboradores. O ciclo de palestras abordou temas de desenvolvimento pessoal que contribuem com o desenvolvimento profissional, como: Saúde e organização financeira, cuidados com a coluna e postura, autoconhecimento e inteligência emocional, assertividade e proatividade, automotivação, trabalho em equipe, entre outros.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • A Piramidal realiza investimentos socioambientais por meio de leis de incentivo e de investimento social privado. Os investimentos feitos ao longo de 2022 apoiaram 5 iniciativas:
    - Eprocad, Caio Collet e Sérgio Gimenez , por meio das leis de incentivo ao esporte.
    - Projeto Movidos e Projeto Pescar, por meio de investimento social privado.

    Os programas de investimento social privado apoiados pela Piramidal encontram-se no entorno dos locais onde atua, com o objetivo de criar valor compartilhado nas comunidades em que a empresa possui suas instalações.
    A primeira fase do programa, iniciada em 2021, estruturou o apoio a Instituições localizadas na cidade de Santana de Parnaíba, São Paulo e em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Em 2022, a Piramidal manteve a parceria com as mesmas instituições e projetos: Projeto Movidos (doação), Projeto Pescar (doação) e Fundação Eprocad (lei de incentivo). Além do apoio financeiro, a Piramidal realizou também ações de mobilização dos colaboradores em prol destes projetos, como a campanha de apadrinhamento no natal, que aconteceu no dia 17 de dezembro.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A Piramidal aderiu à pesquisa Great Place to Work, sistematizando a consulta a seus colaboradores e permitindo a comparabilidade entre empresas.
    A primeira pesquisa foi realizada em 2022 e atingiu o nível 4 – o bom líder, visto que mais de 80% dos colaboradores afirmaram ter uma experiência consistentemente positiva. A pesquisa de clima organizacional anterior apontou significativa satisfação pelo formato remoto de trabalho, conduzindo a empresa a estruturar um formato híbrido de trabalho ao longo de 2022 e que será estendido para 2023, aumentando o bem estar de seus colaboradores.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A Piramidal, preocupada em proteger a integridade física de seus colaboradores, segue com todas as regras e regulamentações perante a segurança do trabalho. Em 2022, a empresa avançou em relação ao planejamento e execução de palestras e treinamentos, implementando um programa de treinamento dos colaboradores para riscos de saúde e segurança do trabalho, como de EPI e EPC NR 062 – Riscos Ambientais de Trabalho.
    Anualmente são efetuadas inspeções através dos laudos do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos ambientais) e do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), em atendimento a legislação vigente. Há controle de entregas de EPI de acordo com cada função, sendo renovado de acordo com a demanda, não ultrapassando um ano. Além disso, são promovidas campanhas de vacinação de gripe a todos os colaboradores.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Em 2022, a Piramidal realizou iniciativa de reconhecimento de seus colaboradores por tempo de trabalho. Foram contemplados os colaboradores com mais de 20 anos de empresa.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A Piramidal realizou pesquisa de satisfação entre seus clientes, reforçando a intenção de escutar ativamente seus stakeholders. Em um universo de 7.808 respostas, 86% dos clientes se mostraram satisfeitos, avaliando a empresa como ótima e excelente.
    Os principais pontos fortes salientados pelos clientes foram: Compromisso com a transparência em cada processo, atuação ética, compromisso para o desenvolvimento sustentável e engajamento com iniciativas ligadas à economia circular. Consolidando a satisfação, respeito e admiração que os clientes relataram na pesquisa.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A Piramidal implementou em 2021 uma unidade de SOLUÇÕES CIRCULARES, buscando oferecer produtos e serviços com menor impacto ambiental, integrando a preservação do meio ambiente com crescimento econômico, e auxiliando os clientes e parceiros no desenvolvimento de soluções integradas com o conceito de economia circular. Além dos produtos e serviços da Unidade de Soluções Circulares, a Piramidal desenvolveu a linha ECCOAR, que é composta por produtos reciclados pós consumo de alta qualidade para as mais diversas aplicações. Em 2022 foram realizados treinamentos para a equipe interna sobre soluções circulares e webinar voltado ao público externo, além da parceria com a Biofed.
    A Biofed é uma empresa alemã especialista no desenvolvimento e produção dos compostos plásticos biodegradáveis e/ou de fonte renovável, através da marca M·VERA®. A Piramidal distribuirá a linha completa de produtos M·VERA® para aplicações de extrusão de filmes tubulares, moldagem por injeção, extrusão e termoformagem no Brasil.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • A Piramidal faz a gestão das emissões de gases que provocam o efeito estufa e desde 2021 é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol. Recebeu o Selo Prata no ciclo 2021, ao reportar as emissões relativas ao ano de 2020, e o selo ouro no ciclo 2022, por ter seu inventário verificado por terceira parte.
    O volume de emissões de GEE contabilizadas, de escopos 1 e 2, foi neutralizado por meio da compra de créditos de carbono, tornando a Piramidal uma empresa “Carbono Neutro”.

    Foram neutralizadas 783 toneladas de Carbono, referente às emissões dos escopos 1 e 2.

    A Piramidal segrega e descarta corretamente os resíduos gerados. Além dos certificados comprobatórios de atendimento à legislação vigente, a empresa faz parte do Programa Internacional OPERATION CLEAN SWEEP, que segue os princípios do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, participando do Programa Pellet Zero.
    O Pellet Zero é um programa que fomenta a segregação e destinação correta de pellets, flakes e pós para o ambiente, reduzindo a geração de resíduos provenientes das operações da empresa.
    A Piramidal implementou planos de ação, buscando a melhoria contínua dos processos de gerenciamento dos resíduos. Em 2022 apresentou resultados em relação às ações implementadas, recebendo 4 estrelas como reconhecimento de suas práticas.

    A Piramidal apoia o Programa Tampinha Legal, que possui caráter educativo na temática de economia circular. É uma iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, que busca aumentar o nível de esclarecimento em relação à destinação correta dos resíduos plásticos.
    A empresa também participa da Rede Empresarial de Cooperação para o Plástico, iniciativa promovida pela ABIPLAST, buscando unir diversos grupos envolvidos na cadeia do plástico para discussões sobre um “futuro mais sustentável” para este material. Apoia a iniciativa PIC PLAST – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, que prevê o desenvolvimento de programas estruturantes que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica.
    A Piramidal foi
    Tampinha Legal por ter contribuído com mais de 890ton (74 carretas) de matéria prima secundária oriunda de plástico pós consumo, que foram coletadas, limpas e segregadas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Em 2022 a Piramidal, foi uma das vencedoras do Prêmio Plástico Sul, ficando em 1o lugar na categoria Gestão Sustentável com o case “Piramidal: atuação de uma distribuidora de resinas no fortalecimento da Economia Circular”, que contempla o sucesso na implantação das Soluções Circulares e no fornecimento de resinas sustentáveis, entre elas a linha própria Eccoar.
    O Prêmio foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Piramidal pela Revista Plástico Sul, veículo de comunicação destinado às indústrias produtoras de material plástico.

    O PPR foi criado em 2003 com o objetivo de distinguir a excelência e as contribuições dadas ao setor por transformadores, distribuidores de matérias-primas, componedores, recicladores e fabricantes de máquinas, além dos profissionais que mais se destacaram nas áreas de petroquímica e distribuição. Para identificar as empresas que se destacam como modelos de excelência e elaborar o ranking Brasileiro da indústria de plásticos, uma pesquisa é realizada pela Plásticos em Revista e CHMcorpp por meios digitais e/ou via telefonemas.
    O principal respaldo do prêmio é o lastro de mais de 59 anos de Plásticos em Revista, veículo independente, integrante da Editora Definição, e que lidera a cobertura especializada no setor plástico nacional.
    E em 2022 mantendo a posição de excelência operacional entre os distribuidores do mercado, assim como tem feito todos os anos desde 2003 a Piramidal foi premiada em todas as categorias de Top Distribuidor. Se destacando com o Melhor Portfólio de Produtos, Melhor Atendimento Interno, Melhor Atendimento Externo, Melhor Logística, Melhores Ações de Sustentabilidade e Melhor Portfolio de Resinas Recicladas.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A Piramidal busca combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. Todas as formas de suborno e fraude, como o uso de rotas alternativas para garantir benefícios privados ou relacionados ao trabalho ilegal, são inaceitáveis. Benefícios indevidos ou benefícios concedidos a um funcionário público ou outro terceiro não são permitidos.
    Em 2022, o Código de Ética e Conduta, que formaliza seu posicionamento como uma empresa ética e transparente, foi revisado e amplamente divulgado. Os stakeholders externos, como fornecedores e clientes, assinaram a concordância com o documento, que salienta a tolerância zero a corrupção, suborno e extorsão.

    A Piramidal implementou iniciativas para adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, como o Relatório de Impacto à Proteção de Dados. Possui uma Política de Segurança da Informação adequada a legislação, além de treinar seus colaboradores sobre o tema. Foi implantado o Termo de Ciência de Compartilhamento de dados para seus colaboradores, e foram adequados os contratos junto aos fornecedores/operadores, seguindo a nova legislação.
    O site da empresa e o atendimento ao cliente foi readequado para seguir todas as determinações da nova lei. Sempre atenta as questão de controle, a Piramidal possui procedimentos para avaliar e mitigar os riscos em relação ao vazamento de dados.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Em 2022, a Piramidal relançou interna e externamente seu canal de denúncias, reforçando sua importância e ampliando a divulgação desta iniciativa. Também divulgou ativamente a existência da caixa de sugestões. O canal de denúncias permanece gerenciado por terceira parte, para receber e encaminhar as denúncias de forma anônima ao Comitê de Ética, formado por membros da média e alta liderança.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • No answer provided.