Communication on Progress

Participant
Published
  • 07-Dec-2022
Time period
  • December 2021  –  December 2022
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • 7 de dezembro de 2022
    Para nossas partes interessadas:
    Tenho o prazer de confirmar que o Moinho Negócios de Transformação S/A reafirma seu apoio aos Dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
    Nessa Comunicação do progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar tais informações com nossas partes interessadas usando nossos principais canais de comunicação.
    Atenciosamente,
    Rita de Cássia Carvalho Rodrigues
    Diretora

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • O Moinho é um polo de empreendedorismo, inovação e criatividade constituído por quatro eixos temáticos: Saúde, Educação, Comércio e Moradia. Um ecossistema integrado que projeta a cidade e a região para um futuro melhor e mais sustentável. No Moinho Lab, hub de inovação do Moinho, nove startups recebem apoio para seu desenvolvimento. São elas Eclo, Para Elas Mobilidade, Oxe Online, Jum In Business, Financeiramente Pleno, Intelus, Recicla Mais, Holy e Pouper.
    Compõem o ecossistema do Moinho, os seguintes negócios residentes: Unimed Juiz de Fora, Laboratório de Análises Clínicas Cortes Villela, DPI Clínica de Imagem, Drogaria Araújo, Bufê Restaurante, Mr. Chopp, DeliGeli, Café Mulino, Siccob Credimata e Tamboré Urbanismo.

    O Moinho oferece aos seus colaboradores, negócios residentes e usuários instalações seguras, adequadas e higiênicas para que todos possam desempenhar suas atividades fazendo as melhores entregas para as suas partes interessadas.
    O Moinho protege seus colaboradores contra assédio no local de trabalho, incluindo assédio físico, verbal, sexual ou psicológico, abuso ou ameaças. O Código de Conduta do Moinho, que explicitará suas práticas e políticas, está em elaboração, por se tratar de um empreendimento ainda em fase de implantação.
    O Moinho possui um conjunto de quatro valores organizacionais discutidos e cocriados de maneira colaborativa e compartilhada em workshops dos quais participaram empreendedores, colaboradores e consultores. São eles: Transformação Sustentável – Eu sou um agente de transformação; Inspiração – Eu inspiro pelo exemplo. Inovação – Eu posso fazer melhor; Amor – Eu me importo com as pessoas.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • O Código de Conduta, em fase de elaboração, tratará esses temas e sua abordagem com todas as partes interessadas. Em julho de 2022, o Moinho, com apoio da Fundação Dom Cabral, criou o Fórum ESG Juiz de Fora, iniciativa pioneira para disseminar e fomentar adoção de práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas da cidade. A ideia surgiu após a solenidade de ativação do Moinho LAB, em maio, com a presença do secretario executivo do Pacto Global, Carlo Pereira. A iniciativa do Moinho visa estimular o compartilhamento de boas práticas e a elaboração conjunta de projetos que contribuam para a divulgação e o alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também visa dar visibilidade aos pilares do Capitalismo Consciente: Liderança consciente, Propósito maior, Orientação para stakeholders e Cultura organizacional consciente. O Fórum reúne atualmente 72 participantes de 58 empresas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • O Moinho não tem registro de casos de violação de Direitos Humanos. Os resultados e avanços nesta área são apresentados e discutidos em reuniões temáticas específicas e nas reuniões mensais do Comitê Executivo do Moinho, sempre que pertinentes.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • O Moinho não participa de forma alguma de trabalho forçado ou escravo
    O Moinho cumpre os padrões salariais de mercado e oferece aos seus colaboradores vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde Unimed. A cesta de Natal do Moinho é concedida também, pode liberalidade da empresa, aos prestadores de serviços de limpeza e segurança.
    As decisões relacionadas à contratação são baseadas em critérios relevantes e objetivos claros levando em consideração as características e competências técnicas desejadas para a vaga, buscando a diversidade na sua estrutura seja de gênero, raça, credo e orientação sexual. Para isso, o Moinho contratou consultoria especializada em RH a fim de acompanhar as atualizações e as boas referências praticadas pelo mercado em recrutamento e seleção.
    Atualmente, o Moinho tem nove colaboradores em seu quadro.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • O Código de Conduta, em fase de elaboração, tratará esse tema e sua abordagem com as partes interessadas. Atualmente, o Moinho esforça-se em manter o time bem informado em reuniões com as equipes, sob permanente orientação da consultoria de RH contratada. Além disso, o Moinho desenvolveu canais de comunicação com os seus diversos públicos de interesse. O Moinho tem destacada presença nas redes sociais, mantém site ativo na internet e dispõe de canais internos como TV, pipidors e grupos de whatsapp, além de reuniões e workshops com públicos específicos.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A equipe do Moinho é formada por nove colaboradores, dos quais 5 são mulheres e 4 homens. Deste total, 7 se autodeclaram brancos e 2 se autodeclaram pretos. A faixa etária está concentrada em "até 50 anos" - 8 colaboradores e 1 acima de 50 anos. Os resultados e avanços nesta área são apresentados e discutidos em reuniões temáticas específicas e nas reuniões mensais do Comitê Executivo do Moinho, sempre que pertinentes.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • O Moinho está estruturado nos princípios do desenvolvimento sustentável buscando, em todas as suas atividades, a harmonia entre o econômico, o social e o ambiental, para promover a felicidade, a prosperidade e criar significado para as pessoas. O empreendimento está revitalizando as antigas instalações do Moinho Vera Cruz destinado à transformação do trigo em seus derivados. Fundado em 1958 e desativado em 2005, o empreendimento estava causando impacto socioambiental negativo na comunidade, dada a sua estrutura e localização na principal via de acesso à zona norte da cidade, conhecida pelos distritos industriais que abriga empresas de diferentes portes e segmentos.O Moinho está localizado na área industrial e uma das mais populosas da cidade de Juiz de Fora (MG). O retrofit permitiu a preservação de mais de 80% da antiga estrutura e a ressignificação do empreendimento como lugar de convivência, compartilhamento de experiências, vivências e saberes.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • No tratamento da água, o Moinho preservou três silos do antigo empreendimento para armazenagem de água de reuso. São eles:
    Silo passagem no auditório: capacidade de 248 m³ de água das chuvas
    Silo próximo ao escritório: capacidade de 153 m³de água das chuvas
    Reservatório Subsolo: capacidade 50 m³ de água do lençol freático
    Água canalizada companhia de saneamento:
    Reservatório superior (principal): capacidade de 240 m³
    Reservatório inferior (cisterna): capacidade de 60 m³.
    Resíduos
    Os resíduos classificados como não- recicláveis são recolhidos pela empresa municipal de limpeza urbana (Demlurb), respeitando a legislação em vigor.
    Dos resíduos classificados como recicláveis são gerados, em média, 66 kg/semana. A destinação final é a reciclagem e/ou reaproveitamento.
    Dos resíduos classificados como orgânicos, são gerados, em média, 220 l, por semana. A destinação final é a compostagem. Para isso, o Moinho buscou como parceiro um negócio de impacto socioambiental especializado em compostagem urbana.
    O Moinho foi case no Fórum Mundial de Regeneração do Planeta – Ano Zero realizado em Ibitipoca (Lima Duarte/MG), entre 19 e 23 de junho. O evento foi uma iniciativa do projeto Ibiti e reuniu nomes nacionais e internacionais para conversas sobre premissas e atitudes práticas de transformação e visão de mundo, com foco na regeneração. Entre as presenças, destaque para a idealizadora do @menos1lixo, ativista ambiental e autora do livro “Homo Integralis, uma nova história possível para a humanidade”, Fê Cortez, e o sócio fundador e CTO da R & S BLUMOS, Fernando Santana.
    O Moinho recebeu o Selo Sustentabilidade da Eclo Compostagem Urbana por suas práticas assertivas de destinação do lixo orgânico em todo complexo, incluindo lojas, consultórios e clínicas de saúde, áreas de eventos e Moinho LAB.
    Em julho de 2022, o Moinho, com apoio da Fundação Dom Cabral, criou o Fórum ESG Juiz de Fora, iniciativa pioneira para disseminar e fomentar adoção de práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas da cidade. A ideia surgiu após a solenidade de ativação do Moinho LAB, em maio, com a presença do secretario executivo do Pacto Global, Carlo Pereira. A iniciativa do Moinho visa estimular o compartilhamento de boas práticas e a elaboração conjunta de projetos que contribuam para a divulgação e o alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também visa dar visibilidade aos pilares do Capitalismo Consciente: Liderança consciente, Propósito maior, Orientação para stakeholders e Cultura organizacional consciente. O Fórum reúne atualmente 72 participantes de 58 empresas.
    Até abril de 2023, o novo prédio construído em anexo ao da Moradia, no complexo do Moinho, será revestido com pele de vidro prata que, além da beleza estética, apresenta eficiência energética, reduzindo em 20% o uso de ar-condicionado nos andares, ao bloquear a entrada de luz e calor. Com 12 pavimentos, o prédio destinará nove deles para locações comerciais e três para ocupação residencial.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Desde o início do projeto, o Moinho contratou uma consultoria especializada em gestão ambiental buscando as melhores práticas socioambientais do setor, assim como garantir a conformidade legal de seus processos e o atendimento de todos os requisitos legais. A empresa também contratou consultoria ambiental especializada para desenvolver projetos de melhoria nas vias de acesso ao empreendimento (melhoria da mobilidade urbana), preservando as características culturais e ambientais relevantes para preservação e valorização da cultura e do ecossistema local, além de melhorar a qualidade de vida da comunidade do entorno. Os resultados dos avanços nesta área são apresentados e discutidos em reuniões específicas de acompanhamento de projetos e nas reuniões mensais do Comitê Executivo do Moinho, sempre que pertinentes.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • O Moinho avalia o risco de corrupção ao fazer negócios e criou mecanismos jurídicos, como a inclusão de cláusula de práticas “anticorrupção” e “comportamento ético” em contratos com seus parceiros de negócios.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • O Código de Conduta, em fase de elaboração, tratará esses temas e sua abordagem com todas as partes interessadas.
    Inclusão de cláusula nos contratos com terceiros.
    A LOCATÁRIA declara neste ato que está ciente, conhece e entende os termos das Leis Anticorrupção brasileiras ou de quaisquer outras aplicáveis sobre o objeto do presente Contrato, comprometendo-se a abster-se de qualquer atividade que constitua uma violação das disposições das Leis Anticorrupção.
    Parágrafo Único: A LOCATÁRIA entende que as práticas de negócios da LOCADORA proíbem o suborno e comportamento corrupto de qualquer forma. A LOCATÁRIA não deve oferecer, pagar, ou fornecer qualquer coisa de valor (incluindo dinheiro) na forma de um suborno, gorjetas ou outra vantagem, direta ou indiretamente, a qualquer funcionário do governo com a finalidade de influenciar ou tentar influenciar qualquer ato ou decisão. Essa atividade é proibida mesmo que a atividade pareça habitual ou consistente com as práticas comerciais em vigor.

    Em julho de 2022, o Moinho, com apoio da Fundação Dom Cabral, criou o Fórum ESG Juiz de Fora, iniciativa pioneira para disseminar e fomentar adoção de práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas da cidade. A ideia surgiu após a solenidade de ativação do Moinho LAB, em maio, com a presença do secretario executivo do Pacto Global, Carlo Pereira. A iniciativa do Moinho visa estimular o compartilhamento de boas práticas e a elaboração conjunta de projetos que contribuam para a divulgação e o alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também visa dar visibilidade aos pilares do Capitalismo Consciente: Liderança consciente, Propósito maior, Orientação para stakeholders e Cultura organizacional consciente. O Fórum reúne atualmente 72 participantes de 58 empresas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Os resultados e avanços nesta área são apresentados e discutidos em reuniões específicas de acompanhamento de projetos e nas reuniões mensais do Comitê Executivo do Moinho, sempre que pertinentes.