Communication on Progress

Participant
Published
  • 22-Nov-2022
Time period
  • November 2021  –  November 2022
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Novembro de 2022

    Aos nossos participantes:

    É com imenso prazer que reafirmo o apoio da Hilab aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

    Nesta comunicação anual sobre os progressos, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias.

    Também nos comprometemos a compartilhar essas informações com nossos participantes os quais utilizam os nossos principais canais de comunicação.

    Atenciosamente,

    Marcus Vinicius Mazega Figueredo
    Diretor Executivo (CEO)

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A Hi Technologies é comprometida com os princípios da Declaração Universal de Direitos Humanos e acredita que estes garantem dignidade e direitos para todos, não somente aos seus colaboradores, mas para todos os parceiros, fornecedores e pacientes. Demonstrando seu firme compromisso com a integridade e com os preceitos do ESG (Environmental, Social and Governance). Além disso, possui a visão de ser reconhecida como a empresa que criou tecnologias capazes de solucionar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU referente à saúde, buscando reduzir a mortalidade infantil e materna, sabendo gerenciar doenças crônicas e controlar doenças infecciosas ao redor do mundo, até 2030.
    A Hi Technologies possui um robusto Sistema de Integridade, que assegura aos seus funcionários um ambiente de trabalho humano, sadio e livre de abusos, prezando pela liberdade e bem-estar de acionistas, administradores e colaboradores.
    A empresa tem sete principais valores que norteiam a sua atuação: humanização, colaboração, sustentabilidade, resiliência, integridade, excelência e inovação. Através deles, busca ser referência em inovação, criando novas teses, equipamentos e métodos que priorizam a humanização da saúde, buscando a excelência em cada atividade desenvolvida, compartilhando os conhecimentos através da colaboração entre pares e colegas de trabalho, com um pensamento crítico e sustentável visando transformar o futuro do meio ambiente para as próximas gerações através de ações e decisões baseadas em princípios éticos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • A empresa tem como missão reinventar e principalmente humanizar a tecnologia médica, levando de forma democrática a toda a população o acesso à saúde de qualidade por um preço mais justo. Neste sentido, realiza periodicamente ações e campanhas de cunho social (ações em comunidades afastadas, com povos indígenas e comunidades carentes, campanhas do agasalho, natal solidário, campanhas para doação de exames, etc), buscando democratizar o acesso à saúde no Brasil.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Em 2016, a ONU, em conjunto com a DNV-GL, publicou um relatório chamado “Future of Spaceship Earth”. O objetivo era mostrar empresas que estavam criando tecnologias capazes de levar o planeta a cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Fomos a única empresa escolhida na América do Sul. Nossa tecnologia de testes laboratoriais remotos foi escolhida como case para o terceiro objetivo global: Saúde e Bem-Estar.
    Ainda em 2022, recebemos o Selo SESI ODS que demonstra o nosso compromisso dentre as empresas do Paraná em corroborar com o atingimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Visando o ambiente de trabalho aberto e inovador, o departamento de Gente e Gestão sempre seleciona profissionais que tenham esse perfil e que possuam excelência técnica, consequentemente aumentando o número de novos projetos.
    Todas as contratações são pautadas na legislação brasileira, garantindo aos funcionários todos os direitos previstos em lei. Ainda nesse quesito, a empresa afirma ser contra qualquer tipo de trabalho forçado e livre de qualquer discriminação. Proporcionamos um ambiente diverso em que todas as opiniões são válidas e todos podem ser ouvidos. O que é fortemente assegurado com o nosso canal de denúncias.
    As políticas de Recursos Humanos minimizam os riscos de demissão dos funcionários, uma vez que fornecem todos os direitos e benefícios previstos, garantindo um ambiente seguro e agradável para se trabalhar.
    A conduta do time de Gente e Gestão se baseia no propósito da empresa e seus valores: humanização, colaboração, inovação, integridade, resiliência e sustentabilidade. E apesar de nos orgulhamos de todo o trabalho que temos feito, queremos aumentar ainda mais nossos dados de diversidade para o próximo ano, além de investir mais na formação dos funcionários sobre o assunto.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Além de se basear na Consolidação das Leis do Trabalho, a Hi se baseia no seu robusto Código de Ética e Conduta, que garante políticas de Compliance Trabalhista e direciona toda a liderança e companhia no dia a dia.
    Sendo assim, nas dependências da Hilab ou atividades externas, é vedada a discriminação de qualquer indivíduo por questões raciais, étnicas, culturais, religiosas, ideológicas, etárias, capacitistas, políticas ou de gênero. Neste sentido, possuímos um Comitê da Diversidade que visa promover a diversidade e a inclusão na empresa. Além de criar um espaço de equilíbrio e respeito relacionados a diferentes gêneros, culturas, etnias, orientações sexuais, classes sociais entre outros.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A empresa possui um time diverso, que exemplifica na prática a política de inclusão, além disso, o sentimento geral é de criar tecnologias que salvam vidas. Isso acaba tendo um senso agregador e faz com que cada colaborador se sinta “dono” da empresa. De fato, a sensação de todos é que o desempenho da empresa depende do rendimento de cada um.
    Hoje, 68% do time é formado por mulheres, e mais da metade das posições de liderança são ocupadas por elas. 15% do time se declara LGBTQIA+ e 24% se declara como pessoa preta ou parda. Independente da cota prevista em lei, possuímos 3% do time com alguma deficiência e 2% tem mais de 50 anos (dados do último Censo realizado em novembro/22). Na empresa, 14% de seus colaboradores são Doutores ou Mestres, 77% Especialistas ou Graduados e 9% Técnicos.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Dentro do programa de Integridade da Hi Technologies, foi desenvolvida uma Política de Responsabilidade Ambiental, que visa estabelecer diretrizes e orientações relativas à responsabilidade ambiental no âmbito de desenvolvimento das atividades empresariais, de modo a minimizar os impactos das operações aos colaboradores, comunidade e ambiente.
    Neste sentido, adota condutas de responsabilidade ambiental, pautadas na legislação vigente, bem como na ISO 14001 e possui uma produção limpa e livre de resíduos industriais. Além disso, garante a correta destinação dos seus resíduos biológicos, através de parcerias com empresas especializadas no tratamento desse tipo de resíduo.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Condutas de responsabilidade ambiental realizadas pela Hi Technologies:
    Prevenção e da precaução ambiental, deixando de promover, sempre que possível, práticas que resultem em degradação da qualidade ou poluição do meio ambiente;
    Possui desde 2019 o selo Eu Reciclo que promove a reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental.
    Aquisição de matéria-prima de fornecedores que tenham responsabilidade ambiental, evitando comprar materiais que tenham em sua composição itens nocivos ao meio ambiente e à saúde humana e não biodegradáveis.
    Adoção de padrões ambientais estabelecidos em leis, normas e regulamentos, visando atuação sustentável;
    A empresa age de maneira diligente para superar rapidamente qualquer evento que cause degradação da qualidade ou poluição do meio ambiente em decorrência da sua atuação.
    Encoraja a adoção de práticas ambientalmente responsáveis por seus parceiros e fornecedores, especialmente no tocante ao uso eficiente dos recursos naturais, à destinação correta dos resíduos gerados por suas atividades, e ao manejo de produtos perigosos necessários às suas atuações;
    Busca garantir que seus parceiros e fornecedores obtenham todas as licenças, autorizações e registros ambientais necessários às suas atividades, mantendo-os atualizados e cumprindo com os requisitos obrigatórios à sua manutenção;
    Busca proceder de forma diligente, quando necessário, ao prévio licenciamento ambiental e estudos ambientais, nos termos da legislação vigente;
    Utiliza, apoia e difundir o uso de novas tecnologias de construção civil, de processos de engenharia e de matérias-primas não agressivas, ou que tenham reduzido impacto ambiental, bem como de práticas sustentáveis, inclusive no cotidiano da empresa;
    Proporciona aos seus funcionários, administradores, fornecedores e prestadores de serviços, capacitações e treinamentos sobre práticas e processos que tenham por objetivo atenuar situações de degradação da qualidade ou poluição do meio ambiente;
    Além disso, a empresa realiza o uso de água da chuva para manutenção de suas áreas de lazer (campo de futebol), uma vez que instalou em seu prédio uma cisterna, visando diminuição de gastos com água na manutenção e limpeza. A empresa possui também o hábito de compostagem, onde todo o lixo orgânico gerado em seus prédios vira adubo orgânico para a horta cultivada.
    Por fim, diante da cultura da companhia, os colaboradores montaram grupos de carona, buscando compartilhar o veículo, diminuindo assim o número total de veículos em circulação durante a semana, e também a emissão de gases poluentes na atmosfera.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A Hi Technologies preza pela excelência e qualidade, atendendo todos os requisitos de diferentes normas técnicas e de qualidade (ISO 9001, ISO 13485, FDA, entre outras). Periodicamente a empresa sofre o processo exigido pelos órgãos regulatórios para registro de correções e atualizações das operações da empresa, como: produção, estoque e transporte, a fim de garantir o cumprimento de todas as normas de segurança ambiental. A empresa também realiza periodicamente pesquisas com os fornecedores para verificar se os mesmos atendem aos requisitos de proteção ao meio ambiente. Além da preocupação externa, a empresa realiza projetos internos de conscientização sobre o uso de recursos naturais.
    O time de Gestão da Garantia de Qualidade da empresa está sempre atento aos processos de melhoria contínua, estimulando o restante dos colaboradores nessa prática. Em 2022, já foram elaborados 3 processos Kaizen garantindo economia financeira e de tempo nos processos críticos de produção.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A Hi Technologies possui uma Política Anticorrupção e Antissuborno, dispondo sobre as condutas estimuladas e proibidas no desenvolvimento da atividade empresarial, corroborando para a adoção do mais elevado padrão de integridade e transparência. Tal compromisso constitui um dos fundamentos das relações da empresa no mercado, mostrando-se um relevante preceito integrante do Programa de Compliance.
    As políticas prescrevem orientações aos colaboradores, administradores e fornecedores, descrevendo condutas vedadas e recomendadas pela Hi Technologies. Desta forma, quaisquer atos que possam configurar prática de suborno ou corrupção são repudiados e absolutamente desincentivados pela Companhia.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Entre as ações concretas praticadas pela Companhia, temos o desenvolvimento do Sistema de Integridade, com a elaboração do Código de Ética e Conduta e das Políticas internas, entre elas: Política de Responsabilidade Ambiental e Climática, Anticorrupção e Antissuborno, de privacidade, de doações, patrocínios e entretenimento e de retenção e descarte de dados pessoais. Com a finalidade de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, a companhia realiza periodicamente treinamentos com seus funcionários e parceiros estratégicos, visando garantir que as políticas sejam cumpridas corretamente.
    A empresa possui sete principais valores que norteiam a sua atuação: humanização, colaboração, sustentabilidade, resiliência, integridade, excelência e inovação. Através deles, busca ser referência em inovação, criando novas teses, equipamentos e métodos que priorizam a humanização da saúde, buscando a excelência em cada atividade desenvolvida, compartilhando os conhecimentos através da colaboração entre pares e colegas de trabalho, com um pensamento crítico e sustentável visando transformar o futuro do meio ambiente para as próximas gerações através de ações e decisões baseadas em princípios éticos.
    O canal de compliance da empresa, também dispõe de mecanismos de denúncia e de sanções para o cumprimento das Políticas internas, com a finalidade de evitar a práticas de suborno ou corrupção na condução dos negócios.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Através de Due Diligences e auditorias periódicas, a empresa identifica o comportamento interno e de seus stakeholders. Desde a implementação das políticas e código de ética e conduta, não foi identificado qualquer ato que fosse contra às práticas adotadas pela empresa.