Communication on Progress

Participant
Published
  • 06-Jun-2022
Time period
  • June 2021  –  June 2022
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Mensagem do Presidente

    Somos uma empresa brasileira presente em mais de 18 países da América Latina. Com mais de 46 anos de atuação, a Steck é líder em soluções elétricas de uso residencial, comercial e industrial. Temos o propósito de conectar pessoas ao futuro de forma sustentável, por meio da energia e de tecnologia que promovam bem-estar e proximidade entre elas. Propósito que orienta e impulsiona nossa organização como negócio responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade.

    Em junho de 2021, como parte de nossa jornada de crescimento e transformação, tornamos a Steck signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo um compromisso relevante com os Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, o que reforça também nossa missão de desenvolver na Steck ações que contribuam para o enfrentamento de alguns dos principais desafios da sociedade, com uma operação consciente e uma estratégia conectada com a sustentabilidade.

    Por intermédio dessa Comunicação Anual de Progresso, estamos reforçando nosso compromisso continuado com essa iniciativa lançada em 2000, bem como com seus Dez Princípios universais. Afinal, estamos ligados em tudo que pode melhorar a vida das pessoas. Sempre trabalhamos para oferecer o nosso melhor para fazer do mundo um lugar mais simples e seguro de se viver. E fazemos isso atentos ao relacionamento com nossos públicos de interesse, ao mundo em que vivemos e operamos, e à perenidade do nosso negócio.

    O desenvolvimento sustentável sempre fez parte do nosso DNA, o que se fortaleceu em 2011, quando a Steck se tornou uma das empresas do Grupo Schneider Electric. Para nós, a Sustentabilidade está no cerne do nosso objetivo, da nossa cultura e do nosso negócio à medida em que aceleramos as nossas contribuições para um mundo mais sustentável e inclusivo. Para isso, a companhia assume seis compromissos globais que estão fortemente conectados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU.

    Com base nesses compromissos, a Steck também se conecta a objetivos relacionados a temas cruciais como: Mudanças Climáticas, Economia Circular, Saúde e Bem-Estar, Ética e Desenvolvimento. Desse modo, nos inspiramos no exemplo de uma das empresas mais sustentáveis do mundo (segundo o Corporate Knights 2021) e aceleramos nossa jornada para compartilhar valor por meio do progresso sustentável com nossos clientes, colaboradores, parceiros e comunidades no Brasil e na América Latina.

    Desde 2021, estamos trabalhando na Steck para endereçar nossos desafios para atender a cada um dos Dez Princípios universais do Pacto. Realizamos um diagnóstico em nossas fábricas localizadas nas cidades de Guararema (SP) e Manaus (AM) a fim de construir um plano de ação com foco na melhoria contínua dos nossos processos e na promoção da saúde, segurança e bem-estar dos nossos colaboradores e colaboradoras, sempre atentos também à redução e mitigação dos impactos relacionados ao meio ambiente e à gestão de mudanças climáticas.

    Estamos caminhando para, já a partir de 2022, termos uma operação industrial com utilização de 100% de energia elétrica renovável por meio da aquisição de IRECs (certificados internacionais de energia renovável) – iniciativa que já contribui para uma redução sensível das nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no escopo 2.

    Em nosso relacionamento com colaboradores, colaboradoras e outros públicos de interesse, ressaltamos nosso compromisso com a diversidade, que é parte integrante da nossa história, de nossa cultura e de nossa identidade. Atuamos para oferecer oportunidades iguais para todos, todas e em todos os nossos departamentos e unidades, assim como estimulamos uma atuação diversa e inclusiva em nossos parceiros e fornecedores.

    No primeiro semestre de 2022, estamos concluindo a construção de uma nova Estratégia de Sustentabilidade para a Steck, baseada na Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa). Essa estratégia busca entregar o nosso propósito por intermédio de três pilares:

    >> Ofertas: Conectamos nossas «OFERTAS» às demandas por mais sustentabilidade
    - Inovamos em produtos e soluções que integram os princípios do ecodesign e circularidade para promover mais sustentabilidade e bem-estar aos nossos clientes.
    >> Pessoas: Conectamos as «PESSOAS» para negócios mais responsáveis e inclusivos
    - Queremos promover condições de trabalho dignas e seguras nos nossos negócios e cadeias, fortalecendo a diversidade e a inclusão de nossas comunidades.
    >> Operações: Conectamos nossas «OPERAÇÕES» à proteção do clima e do meio ambiente
    - Nos alinhamos às melhores práticas ambientais, reduzimos nossa pegada e nos preparamos para operações neutras em carbono.

    Esses pilares estão conectados às nossas metas entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e são desdobrados em metas e indicadores segundo objetivos definidos para o segundo semestre de 2022, e para os anos de 2023 a 2025 – todos também em linha com nosso compromisso de atuar em um ambiente de confiança, ético e seguro para todo o nosso ecossistema, segundo os preceitos da ética e da transparência.

    A ética e a transparência são valores inegociáveis para a Steck e são faróis para o relacionamento com nossos fornecedores, com nossos parceiros comerciais, com o poder público, com nossos colaboradores e com as comunidades com quem nos relacionamos no Brasil e no exterior.

    Estamos consolidando essa jornada porque, no Brasil ou nos mais de 18 países em que atuamos na América Latina, estamos ligados por uma mesma energia que nos move, nos impulsiona, nos torna ágeis e inovadores. Energia que continuará transformando o modo como as pessoas se conectam ao seu futuro e com seu bem-estar.

    Conectar está em nosso DNA. Conectamos pessoas com pessoas, pessoas com tecnologia, e a tecnologia com a vida. E vamos continuar conectando nossos objetivos de negócio com nosso foco no desenvolvimento sustentável.

    Porque, na Steck, sempre fomos, somos e seremos uma empresa onde tudo se liga.

    Klecios Souza
    Presidente da Steck

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Como uma companhia líder em soluções elétricas para os segmentos residenciais, comerciais e industriais, temos consciência de nossa influência para a sociedade no Brasil e nos mais de 18 países em que atuamos na América Latina.

    Dessa forma, a Steck se compromete a trabalhar de forma responsável em todos os lugares em que atua, o que coloca nosso compromisso com o respeito e a proteção dos direitos humanos, conforme proclamados internacionalmente, no coração da nossa estratégia de negócios – e estamos convencidos de que o acesso à energia é um direito humano básico.

    Temos uma Política de Direitos Humanos estabelecida com o objetivo de concretizar esse compromisso de lutar pelo respeito de todos os Direitos Humanos, não apenas em nossas próprias operações, mas em toda a nossa cadeia de valor. Essa Política está alinhada aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011.

    O Vice-Presidente Executivo Global de Recursos Humanos do Grupo Schneider Electric é responsável pela operacionalização e implantação dessa política por todas as empresas do grupo, com o suporte ativo do departamento de Desenvolvimento Sustentável, da Cadeia Global de Suprimentos, dos territórios e das áreas responsáveis por Compliance. Na Steck, o departamento de Recursos Humanos é responsável pela divulgação do documento, bem como pelas ações para promover o seu atendimento nas mais diversas dimensões do negócio.

    Consideramos que a adesão e o respeito à nossa Política de Direitos Humanos são mandatórios para todos os nossos colaboradores e colaboradoras e para nossa cadeia de valor, estando em linha com os princípios previstos por nossa Carta de Confiança (código de conduta em que constam nossos princípios de responsabilidade).

    Caso identifiquem qualquer suspeita de violação à política, os colaboradores podem utilizar nosso Trust Line (linha de confiança) para realizar a comunicação. Trata-se de um sistema de alertas interno (canal de denúncias) disponível para os empregados na intranet da empresa. Os stakeholders externos da Steck podem reportar qualquer violação a esta política, independentemente se a violação envolve qualquer colaborador ou colaboradora da Steck ou um dos seus parceiros de negócios. Essa comunicação também é feita pelo mesmo canal.

    As denúncias trazidas ao conhecimento da empresa por meio da Trust Line são gerenciadas com os critérios mais elevados por uma governança de Compliance. Nas situações em que a Steck tenha causado ou tenha contribuído para impacto negativo de qualquer natureza, a empresa se compromete a providenciar ou a ajudar a conseguir uma ação de remediação para os prejudicados.

    Estamos comprometidos em apoiar na prevenção e erradicação da discriminação no trabalho e em outras etapas, como: processo seletivo, anúncio de emprego, compensação, demissão, atualização, promoção, e outras condições de emprego contra qualquer colaborador ou candidato a uma vaga de emprego com base em: raça, cor, etnia, nacionalidade, gênero, identidade de gênero e expressão, orientação sexual, idade, religião, crença, condição de saúde, incapacidade, gravidez, estado civil, associação sindical ou afiliação política. Estamos comprometidos em assegurar a não discriminação baseada nos mesmos critérios em seu relacionamento com as demais partes interessadas.

    Como estabelecido na Política de Diversidade & Inclusão, esses dois temas formam um ativo estratégico para a Steck, fundamentados no respeito e na dignidade. Esses princípios são aplicados em toda companhia e estão incluídos em todas as dimensões do conceito de diversidade. Programas específicos estão sendo implementados para promover diversidade e inclusão em gênero, identidade de gênero e expressão, deficiência, etnia ou nacionalidade e etarismo.

    A Steck atua para refletir a diversidade das comunidades em que opera, encorajando a colaboração entre as diferenças. Com isso, acreditamos que as diferenças nos fazem crescer como empresa e como indivíduos, abrindo as portas para uma cultura mais inclusiva e inovadora. Sabemos que a diversidade inspira a nossa criatividade e beneficia nosso desempenho. Abraçamos a diversidade ao máximo e a vemos como fundamental para o nosso sucesso e para nossa motivação no trabalho.

    Os princípios de diversidade e inclusão são aplicados por toda a empresa. Promovemos o respeito pelos valores únicos dos outros, proporcionando um ambiente apropriado e recursos, tais como comunidades de apoio e treinamento da sensibilidade à diversidade. A diversidade e a inclusão são a base para a equidade e a igualdade. A diversidade é um aspecto integral do nosso estilo de gestão, nossos objetivos e processos de Recursos Humanos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Com nosso foco em reestruturar nossa atuação em Sustentabilidade e estabelecer uma nova estratégia para a Gestão da Agenda ESG na Steck, estamos fortalecendo ainda mais nosso compromisso com os Direitos Humanos. Entendemos que esse compromisso está no cerne do nosso propósito de colocar as pessoas no centro de tudo o que fazemos e de tudo o que somos. Afinal, buscamos conectar pessoas ao futuro de forma sustentável, por meio da energia e de tecnologia que promovam bem-estar e proximidade entre elas.

    Não é à toa que Pessoas é um dos três pilares dessa nossa nova estratégia e que, com base em nossa Política de Direitos Humanos e em nossa Política de Diversidade e Inclusão, esse pilar reforça nossa busca por resultados que nos permitam contribuir para endereçar os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU: Educação de Qualidade (ODS 4); Igualdade de Gênero (ODS 5); Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS 8); Redução das Desigualdades (ODS 10); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

    Para alcance dos resultados relacionados a esses cinco objetivos, estamos definindo metas, indicadores e planos de ação em cinco frentes principais:

    - Diversidade e inclusão
    - Liderança inclusiva e comprometida
    - Qualidade e segurança do cliente
    - Saúde, segurança e bem-estar
    - Desenvolvimento local e comunitário

    No que diz respeito aos temas de diversidade e inclusão, já temos iniciativas com foco em gerar oportunidades iguais para todos e todas, independentemente das diferenças de cor, raça, gênero, orientação sexual, idade e condição de pessoa com deficiência. Sabemos dos desafios que grupos minorizados têm em nossa sociedade e temos a consciência do nosso papel em mitigar essas questões com uma atuação mais responsável e inclusiva.

    Lançamos em julho de 2018 um programa com foco na diversidade de gênero intitulado “Steck por Elas”. Sob supervisão do departamento de Recursos Humanos, o programa passa a reunir, a cada 2 meses, durante o expediente, um grupo de 15 mulheres para uma roda de discussão sobre temas que dizem respeito à realidade feminina, em especial no ambiente corporativo. A duração vinha sendo de duas horas, com apresentações, discussões e dinâmicas.

    O objetivo do “Steck por Elas” era discutir, em princípio, questões como equidade, combate ao assédio, relações no trabalho, espaço da mulher na alta gerência, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e como uma empresa diversa traz melhores resultados. As ações e propostas levantadas em reunião eram apresentadas à diretoria.

    Como as reuniões envolviam até então uma quantidade específica de participantes, os temas abordados eram compartilhados para toda a empresa por meio das ferramentas de comunicação interna.

    Atualmente, o programa é aberto a todos os colaboradores e colaboradoras, tanto homens como mulheres, no formato de live bimestral aberta para todas as unidades da Steck, em todos as regiões do Brasil e países em que atuamos na América Latina. Nessas lives, mulheres contam sua jornada profissional e os desafios na vida pessoal, de modo a inspirar todas as pessoas e dar voz a esses talentos diversos que escrevem a história da Steck.

    Outro tema importante para nós na Steck diz respeito ao valor que geramos e compartilhamos com a sociedade de um ponto de vista mais amplo. Nessa frente, estamos intensificando e abrindo novas oportunidades em relação a iniciativas de voluntariado empresarial, mais especialmente junto às comunidades em que atuamos.

    Em 2022, assumimos dentro do Grupo uma missão relevante em relação ao Schneider Sustainability Impact, também conhecido como SSI, o plano global de Sustentabilidade da Schneider Electric. Composto por 12 metas, o SSI contempla, em seu 12º target, iniciativas locais ou regionais que possam beneficiar as comunidades locais. Passamos a fazer dessa forma a gestão de metas, KPIs e planos de ação referentes ao SSI 12 no Brasil no que se refere à doação ou comercialização a preços sociais de soluções elétricas de uso residencial das marcas Steck e Schneider Electric. Com essa transição, queremos ser protagonistas não apenas no segmento residencial junto a nossos clientes e consumidores como em relação à promoção da segurança elétrica para comunidades em condição de vulnerabilidade; à formação, capacitação e geração de novas oportunidades para eletricistas e outros profissionais da elétrica, assim como a promover uma economia de baixo carbono junto a essas pessoas e a nossos colaboradores.

    Acreditamos que também é fundamental trabalhar iniciativas para a promoção dos Direitos Humanos junto a nossos fornecedores e outros parceiros de negócio. Por isso, estamos implementando e fortalecendo ações de due diligence nas empresas que integram nossa cadeia de suprimentos, seja por intermédio de self assessments para os casos mais relevantes em termos de spending e importância para o nosso negócio, como de riscos inerentes à natureza de suas atividades e que possam ser gerados tanto para seus colaboradores como para a comunidade. Estamos revendo os itens de nossas Condições Gerais de Contratação, bem como as cláusulas de nossas minutas contratuais a fim de inserir tópicos que assegurem um compromisso equivalente com a Sustentabilidade e com a promoção e a proteção dos Direitos Humanos.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Como estamos em um momento de transição rumo a uma nova estratégia de Sustentabilidade e gestão da Agenda ESG, temos a previsão de iniciar a medição e o acompanhamento dos resultados da nossa gestão de Direitos Humanos a partir do segundo semestre de 2022, com metas de curto prazo, mas também de médio prazo, com foco em 2023 e 2025 – sempre em linha com o Planejamento Estratégico da Steck – mas também mirando o longo prazo, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU.

    Até o fim do primeiro semestre de 2022, esperamos concluir o estabelecimento de metas e indicadores que, junto com um plano de ação em diversas frentes, nos permitirá atuar na melhoria contínua dos nossos processos, tornando nossa operação mais sustentável, o que inclui um olhar especial para a promoção e para a proteção dos Direitos Humanos.

    Em relação ao tema de Diversidade e Inclusão, hoje temos um quadro que corresponde a 60% de colaboradores homens e 40% de colaboradoras mulheres. Em nosso Comitê de Direção (CODIR) – mais alta instância de liderança de nossa organização – temos 30% de mulheres. Estamos trabalhando para promover um maior equilíbrio entre homens e mulheres, estabelecendo metas nessa direção. E, para que essas metas atendam de forma detalhada a esses desafios, estamos programando para 2022 a realização de um censo de diversidade, o que deverá resultar em um retrato mais atualizado e fidedigno em relação ao nosso cenário.

    Estamos estabelecendo compromissos com as seguintes metas de Diversidade e Inclusão para 2022, 2023, 2024 e 2025, bem como para nossa contribuição ao alcance de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030:

    - Aumentar a diversidade de gênero nas contratações: em 2021, reestruturamos nossa área de talent acquisition dentro do departamento de Recursos Humanos para atrair os melhores talentos para a Steck, bem como para oferecer oportunidades iguais para homens e mulheres. Como indústria de soluções elétricas, sabemos que temos um desafio relevante para atração e retenção de mulheres em áreas técnicas, porém estamos trabalhando para a adoção tanto de critérios igualitários que ofereçam novas oportunidades para as mulheres, como para que elas tenham as mesmas chances de desenvolver uma carreira nas mais diversas funções em todas as nossas unidades;
    - Aumentar a diversidade de gênero no “front-line management”: mais do que atrair mulheres para nossa organização, nosso objetivo é trabalhar para a retenção desses talentos e oferecer oportunidades de crescimento e carreira para que, assim como os homens, elas possam alcançar cargos de liderança na Steck. Essa meta visa orientar nossos planos de ação para que mais mulheres alcancem cargos de coordenação e gerência, em todas as nossas áreas, departamentos e unidades;
    - Aumentar a diversidade de gênero em cargos de liderança: sabemos que a Steck deve refletir a diversidade de gênero tal como ela existe em nossa sociedade. O Brasil e os países da América Latina em que atuamos têm desafios relevantes para assegurar a representatividade das mulheres na sociedade – temos consciência de que devemos fazer a nossa parte para promover a presença de mulheres em posições da alta liderança, principalmente no Comitê de Direção (CODIR) da companhia de maneira a contemplarmos a diversidade de gênero nas decisões e iniciativas estratégicas.

    Além da diversidade de gênero, as metas que estão sendo implementadas em 2022 visam também visam a inclusão de grupos considerados minorizados na Steck e em nossa sociedade. Com esse propósito, estamos alinhando as seguintes metas:

    - Aumentar o percentual de pessoas de grupos minorizados em cargos de gestão (de coordenação à diretoria);
    - Aumentar o percentual de pessoas de grupos minorizados no Comitê de Direção (CODIR).

    Também estamos estabelecendo metas relacionadas à promoção e à proteção dos Direitos Humanos em nossa Cadeia de Suprimentos e em relação aos nossos parceiros comerciais. Buscamos influenciar nossa cadeia de valor com os nossos valores para a construção e a consolidação de negócios responsáveis que possam gerar e compartilhar valor com as pessoas, sem comprometer seus direitos e a dignidade humana.

    - Aumentar o percentual de fornecedores em conformidade com nosso programa de due diligence de fornecedores: incluindo o self assessment para os fornecedores, utilização de assessments e certificação como critérios, além do estabelecimento de um programa de auditorias baseado em uma matriz de riscos que inclua os Direitos Humanos como prioridade;
    - Aumentar o percentual de fornecedores em conformidade com a Política de Compras: que inclui critérios socioambientais e Direitos Humanos.

    Para geração de impacto social positivo, nossa estratégia de Sustentabilidade e Gestão da Agenda ESG está incluindo metas relacionadas ao desenvolvimento local, bem como de investimento social privado – visando a promoção dos Direitos Humanos, o atendimento aos compromissos da Steck na região (Brasil e países da América Latina em que atuamos) e aos compromissos globais do Grupo Schneider Electric relacionados ao Schneider Sustainability Impact (SSI). Segue a meta que está sendo trabalhada nesse planejamento:

    - Crescimento do número de pessoas beneficiadas por programas sociais da Steck, sobretudo no que diz respeito à modernização e à segurança elétrica, bem como a treinamento e capacitação de eletricistas e profissionais em comunidades vulneráveis.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Em linha com a defesa e proteção dos Direitos Humanos, temos um forte compromisso com as melhores práticas relacionadas ao trabalho digno. Dessa forma, a Steck se compromete a não apoiar nem utilizar trabalho forçado de qualquer tipo, seja diretamente ou indiretamente. Nesse contexto, a Steck, em boa-fé e desde que seja do seu conhecimento, se abstém de trabalhar com parceiros e fornecedores que usem trabalho forçado ou obrigatório em suas operações.

    Entendemos, com base na definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que o termo trabalho forçado ou involuntário significa todo o trabalho ou prestação de serviço para os quais a pessoa não tenha se oferecido voluntariamente ou por vontade própria.

    A Steck também se compromete em respeitar os Direitos das Crianças, incluindo o direito à educação. Por resta razão, compromete-se também em contribuir para a eliminação do trabalho infantil. Nossa política prevê que Steck não se envolverá ou apoiará a contratação de crianças menores de 18 anos. Algumas exceções são aceitas para jovens entre 15 e 18 anos, quando há necessidade prevista de experiência profissional for parte do processo educação e desenvolvimento, como no caso de trainees e aprendizes.

    Do mesmo modo, a Steck, em boa-fé e desde que seja do seu conhecimento, não fará negócios com parceiros e fornecedores que se valham de trabalho infantil em suas operações. Estamos comprometidos em, de modo proativo, nos engajarmos em ações para eliminação do trabalho infantil por meio de iniciativas locais que promovam a educação.

    A Steck respeita o direito individual dos seus colaboradores para participarem livremente ou saírem de organizações trabalhistas (sindicatos) que afirmem ou defendam seus interesses. Consequentemente, garantimos que qualquer colaborador que deseje fazê-lo seja protegido contra qualquer medida interna que limite sua liberdade de associação, como discriminação de qualquer tipo, perda salarial ou demissão.

    Reconhecemos a importância do diálogo com representantes dos colaboradores nomeados livremente, seus órgãos de representação (como Associações de Funcionários, Grupos ou Fóruns de Colaboradores) ou organizações (como os sindicatos), e apoiamos a negociação coletiva.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Em nossa jornada como negócio responsável, estamos comprometidos com a melhoria contínua de nossos processos e adoção das melhores práticas para assegurar as condições de trabalho digno para todos e todas, seja em nossas próprias operações, seja também em nossa cadeia de valor, junto a fornecedores e parceiros comerciais.

    Em 2021, reestruturamos nosso departamento de Recursos Humanos com a finalidade de oferecer aos nossos colaboradores ainda mais transparência em nossos processos e assegurar a manutenção da segurança e do bem-estar dos nossos colaboradores e colaboradoras. Atuamos em linha com nossa Carta de Confiança (nosso código de conduta, em que constam nossos princípios de responsabilidade), nossa Política de Direitos Humanos e nossa Política de Diversidade e Inclusão. Também estamos implementando ações de acordo com os Princípios de Direitos Humanos e Empresas da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) da Agenda 2030.

    Também em 2021, com a finalidade de implementar um plano de ação de melhorias com foco no bem-estar e na segurança dos nossos trabalhadores e trabalhadoras, realizamos um cuidadoso diagnóstico de nossas fábricas localizadas na cidade de Guararema, no interior de São Paulo, e no polo industrial de Manaus, no estado do Amazonas. Esse trabalho, que avaliou sobretudo as condições de saúde, segurança e meio ambiente em ambas as plantas, mapeou pontos de melhoria a partir dos quais desenhamos um plano de ação endereçar desafios na operação.

    Lançamos, no primeiro semestre de 2022, um programa intitulado Ligados na Segurança, com objetivo de elevar os padrões de saúde e segurança em nossas operações, além de engajar os colaboradores e colaboradoras nas melhores práticas em relação a esses temas, de modo a reduzir e eliminar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

    Em outro diagnóstico, buscamos nos alinhar às melhores práticas de due diligence do Grupo Schneider Electric em relação à Cadeia de Suprimentos, o Vigilance Program, com a meta de avaliar fornecedores quanto a suas próprias práticas relacionadas à gestão de riscos ao meio ambiente, à proteção dos Direitos Humanos, e às garantias da manutenção das condições de trabalho digno, eliminando todas as formas de trabalho forçado e compulsório, abolindo todas as formas de trabalho infantil, e eliminando a discriminação em relação a emprego e profissão.

    A manutenção das condições de trabalho digno está no centro do pilar de Pessoas de nossa nova estratégia de Sustentabilidade e do nosso plano para a Gestão da Agenda ESG na Steck. Afinal, queremos promover condições de trabalho dignas e seguras nos nossos negócios e cadeias, fortalecendo a diversidade e a inclusão de nossas comunidades.

    Com esse propósito, no primeiro semestre de 2022, trabalhamos para definir metas e indicadores que nos permitirão dar a contribuição da Steck para endereçar os seguintes desafios entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: Igualdade de Gênero (ODS 5); Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS 8); Redução das Desigualdades (ODS 10); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

    Para alcance dos resultados relacionados a esses quatro objetivos, estamos definindo metas, indicadores e planos de ação em cinco frentes principais:

    - Diversidade e inclusão
    - Liderança inclusiva e comprometida
    - Saúde, segurança e bem-estar
    - Desenvolvimento local e comunitário

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Assim como no caso dos Princípios Universais relacionados a Direitos Humanos, estamos em um momento de transição rumo a uma nova estratégia de Sustentabilidade e Gestão da Agenda ESG. Nesse contexto, temos a previsão de iniciar nosso novo modelo de medição e acompanhamento dos resultados de nossa gestão de Direitos Humanos a partir do segundo semestre de 2022, com metas de curto prazo, mas também de médio prazo, com foco no período de 2023 a 2025 – sempre em linha com o Planejamento Estratégico da Steck, e também mirando o longo prazo, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU.

    Até o fim do primeiro semestre de 2022, esperamos concluir o estabelecimento de metas e indicadores que, junto com um plano de ação em diversas frentes, nos permitirá atuar na melhoria contínua dos nossos processos, tornando nossa operação mais sustentável, o que inclui um olhar especial para a manutenção das condições trabalho digno tanto em nossas próprias operações – no Brasil e nos países em que atuamos – como em nossa cadeia de valor, incluindo nossos fornecedores e parceiros comerciais.

    Um dos focos desse processo diz respeito ao estabelecimento de metas de saúde, segurança e bem-estar dos nossos colaboradores em nossas operações. Nossa estratégia de Sustentabilidade está definindo duas metas relevantes para essa gestão:

    - AMBIÇÃO - Acidente-zero nas operações da Steck;
    - Percentual da redução da incidência de acidentes.

    Ambas as metas estão entre os principais objetivos de nossa liderança em todas as frentes, incluindo sobretudo nossa Presidência, nossa Diretoria de Indústria e Qualidade, e nossa liderança do departamento de recursos humanos.

    Em relação ao programa Ligados na segurança, temos metas e indicadores mais detalhados na perspectiva da Gestão de Riscos, Impactos e Conformidade Legal. Dentre os temas e procedimentos da Steck em saúde, segurança e meio ambiente em nossas operações, estão:

    - Análise de ocorrências
    - Plano de Ação Emergencial (PAE)
    - Gestão de Terceiros
    - Permissão de trabalho
    - Trabalho em altura
    - Serviço a quente
    - Gestão de produtos químicos
    - Autorização e uso de veículos industriais
    - Programa de Controle de Energia Perigosa (PCEP)
    - Entrada e trabalho em espaço confinado
    - Monitoramento dos SOS
    - Monitoramento das ações de acidentes
    - Gestão de Saúde Ocupacional
    - Gestão de Requisitos Legais
    - Realização de Treinamentos Obrigatórios (NRs)
    - Treinamentos de SMS
    - Gestão de Equipamentos de Proteção Industrial

    Faz parte do nosso plano o estabelecimento de metas e indicadores para assegurar as condições de trabalho digno em nossa cadeia de valor, de maneira que as mesmas práticas adotadas pela Steck integrem a gestão de nossos fornecedores e parceiros comerciais. A atenção nesse caso está na adoção de melhores práticas de saúde e segurança do trabalhador, como o próprio atendimento à legislação trabalhista brasileira bem como dos demais países em que a Steck atua. A garantia do atendimento legal às normas é uma forma de trabalhar pela eliminação do trabalho análogo à escravidão em todas as suas formas, pela eliminação do trabalho infantil, pela eliminação da discriminação de cargo e profissão, e pela garantia da liberdade de associação e do reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

    Esses temas fazem parte do processo de due diligence que estamos implementando em nossa Cadeia de Suprimentos com base no Vigilance Program do Grupo Schneider Electric, o que inclui metas que também nos apoiam na promoção e proteção dos Direitos Humanos:

    - Aumentar o percentual de fornecedores em conformidade com nosso programa de due diligence de fornecedores: incluindo o self assessment para os fornecedores, utilização de assessments e certificação como critérios, além do estabelecimento de um programa de auditorias baseado em uma matriz de riscos que inclua os temas relacionados às condições de trabalho digno como prioridade;
    - Aumentar o percentual de fornecedores em conformidade com a Política de Compras: que inclui critérios socioambientais, de Direitos Humanos e de trabalho digno.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Levamos a sério os desafios globais relacionados aos impactos ao meio ambiente e aos efeitos das mudanças climáticas em todo o mundo. Na Steck, reconhecemos nosso papel como protagonistas na oferta de soluções elétricas para os segmentos residenciais, comerciais e industriais.

    Como signatários do Pacto Global desde 2021, fortalecemos nossa missão na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contribuímos para que os nossos clientes possam também evitar o crescimento e possam reduzir as suas próprias emissões. Uma estratégia carbono-neutro continua sendo nossa principal ambição e uma responsabilidade que sentimos em relação aos nossos colaboradores, clientes, partes interessadas e comunidades em geral.

    Nós:
    - Criamos produtos e soluções que aumentam a eficiência energética e a produtividade de nossos clientes;
    - Consideramos o impacto climático como parte de nossa estratégia corporativa e industrial, pois nossas decisões hoje afetarão nosso clima amanhã;
    - Trabalhamos com os fornecedores para reduzir as emissões em toda a nossa cadeia de suprimentos, da produção ao transporte e ao gerenciamento de resíduos;
    - Apresentamos voluntariamente informações detalhadas sobre os ciclos de vida de nossas ofertas;
    - Aplicamos nossas soluções às nossas próprias instalações, reduzindo ativamente nossa intensidade energética;
    - Usamos fontes de energia renováveis em nossa matriz energética;
    - Incentivamos nossos colaboradores, parceiros e clientes a adotar práticas diárias de baixa emissão de carbono.

    Nós NÃO:
    - Consideramos o meio ambiente como algo secundário às nossas prioridades de negócios;
    - Ficamos satisfeitos em apenas cumprir as leis e normas; nós nos esforçamos para estabelecer objetivos cada vez mais ambiciosos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Temos estabelecido na Steck processos e iniciativas com a finalidade de garantir o atendimento à legislação ambiental brasileira e dos demais países em que atuamos, sobretudo na América Latina. Essa é a pedra fundamental não apenas para assegurar o atendimento aos requisitos legais de países, estados e municípios, mas para que possamos reduzir e mitigar o impacto de nossa operação, bem como para a geração de valor para a sociedade nessa frente. Nossas ações já implementadas estão baseadas nos seguintes objetivos:

    - Conciliar o crescimento e a transformação do nosso negócio com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;
    - Definir áreas prioritárias da nossa empresa em relação à preservação do meio ambiente, principalmente relacionadas às nossas operações;
    - Estabelecer critérios e padrões sustentáveis para uso e manejo de recursos ambientais;
    - Desenvolver tecnologias para o uso racional de recursos ambientais em nossas operações;
    - Desenvolver novas tecnologias de produtos e soluções que reduzam os impactos ao meio ambiente;
    - Divulgar dados e informações relativos à nossa gestão de meio ambiente;
    - Desenvolver uma melhor consciência de nossos colaboradores e colaboradoras, de nossos fornecedores, nossos parceiros comerciais, nossos clientes e consumidores sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico;
    - Contribuir para a preservação e restauração dos recursos ambientais por intermédio da utilização racional dos recursos.

    Estamos implementando novos processos e iniciativas para redução de nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Como empresa de soluções elétricas para os segmentos residencial, industrial e comercial, os principais impactos ambientais do nosso negócio estão relacionados a processos industriais e logísticos, o que nos leva a ter especial atenção com nossas duas fábricas – em Guararema (SP) e Manaus (AM) – e nosso Centro de Distribuição – em Arujá (SP).

    No que se refere à parte de Logística e Distribuição, trabalhamos junto a uma transportadora terceirizada – contratada no final de 2021 – para estabelecer as melhores práticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da queima de combustíveis fósseis e pela utilização de combustíveis alternativos e adoção de soluções de mobilidade elétrica. Temos também atenção na eficiência de transporte, visando garantir a ocupação máxima e eficiente de nossos clientes, bem como a definição de rotas mais inteligentes, que otimizem o consumo de combustível e as entregas de nossos produtos e soluções.

    Estimulamos em nossa frota comercial o uso de etanol para contribuir com a redução da poluição do ar e da contaminação atmosférica causados pela queima de combustíveis fósseis. Já adotávamos esse procedimento em relação à frota dos integrantes do nosso Comitê de Direção (CODIR) e estamos iniciando um projeto de transição para adoção de uma frota de veículos elétricos para a alta liderança de nossa companhia.

    Em relação às emissões de gases de efeito estufa (GEE) de escopo 2, assinamos recentemente um contrato de cinco anos para a compra de energia renovável certificada (IRECs), contemplando nossas fábricas de Guararema (SP) e Manaus (AM). Com essa iniciativa, contribuímos para estabelecer uma operação cada vez mais sustentável, reduzindo em cerca de 85% nossas emissões de escopo 2. Estamos conduzindo estudos com o propósito de buscar soluções semelhantes para nossas unidades que estão hoje em espaços compartilhados, como nossa sede em São Paulo (SP) – em um Centro Empresarial localizado na zona norte da capital paulista – e como nosso Centro de Distribuição – que se localiza em um condomínio logístico em Arujá (SP).

    Em julho de 2020, passamos a integrar formalmente o sistema nacional de logística reversa de produtos eletroeletrônicos. Em abril daquele mesmo ano, ampliamos o escopo de nossa associação ao programa da Green Eletron, entidade gestora responsável por estruturar, implementar e operacionalizar a logística destes produtos.

    O sistema foi regulamentado pelo decreto número 12.240 e assinado em fevereiro de 2020 pelo Governo Federal. Trata-se de uma complementação jurídica à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e uma oficialização dos termos celebrados no Acordo Setorial de Eletrônicos em outubro de 2019.

    O documento estabelece as condições, as obrigações de cada elo da cadeia e as metas para dar aos eletrônicos de uso residencial uma destinação final ambientalmente adequada no pós-uso, preferencialmente à reciclagem desses resíduos. Isso significa que os fabricantes e importadores estão obrigados a destinar adequadamente 100% do que for voluntariamente descartado pelos consumidores entre 215 tipos de produtos, como por exemplo celulares e notebooks.

    O descarte e a devolução dos itens para os fabricantes e importadores serão obrigatoriamente operacionalizados pelos comerciantes e distribuidores por meio de pontos de recebimento e de consolidação, respectivamente.

    No que se refere à nossa empresa, a Steck se compromete por meio da associação com a Green Eletron a destinar adequadamente 100% dos resíduos sólidos da marca captados por meio dos revendedores em todo o País.

    Dentre os produtos contemplados pelo programa, seguindo os tipos de eletrônicos relacionados pelo decreto, estão as campainhas (2 modelos) e minuterias (2) para trilho DIN da linha de comando e proteção, além dos módulos de cigarra eletrônica (5), carregador USB (6), variadores de iluminação e ventilação (2) das linhas de tomadas residenciais Stella e Sophie.

    Paralelamente, estamos planejando a ampliação em relação aos tipos de resíduos e materiais pós-uso coletados, buscando dar destinação adequada, principalmente, aos insumos plásticos descartados por clientes e consumidores. O objetivo é introduzir novos pontos de coleta em grandes varejistas – como lojas e home centers – além de pontos-de-venda de distribuidores de materiais elétricos. No segundo semestre de 2022, por exemplo, teremos a implementação de duas estações de coleta em duas lojas de uma grande rede de home centers em São Paulo (SP).

    Além dos resíduos pós-consumo, fazemos a gestão adequada dos resíduos e aparas geradas pelo nosso processo produtivo nas fábricas de Guararema (SP) e Manaus (AM), fortalecendo nossa meta de eliminar o descarte em aterros sanitários. O mesmo ocorre em relação aos resíduos de embalagem em nosso Centro de Distribuição no município de Arujá (SP).

    Nosso compromisso com os Princípios Ambientais passa também por oferecer a nossos clientes e consumidores soluções elétricas e de tecnologia que reduzam os impactos ao meio ambiente. Atuamos constantemente para mapear as necessidades de nossos públicos para que possamos ter em nosso portfólio produtos que gerem valor socioambiental.

    Um dos exemplos foi o lançamento, em 2021, do carregador veicular elétrico portátil, oferta que visa integrar a Steck ao segmento de mobilidade elétrica. Nossa solução tem o diferencial de ser mais prática e acessível para os motoristas, sendo menos custosa que outras soluções. Estamos apresentando esse produto para eventuais parceiros a fim de homologá-lo para que seja ofertado como acessório de veículos elétricos, assim como para que varejistas, condomínios, e outros pontos comerciais com estacionamento possam implementar estações de recarga com menor custo e menor investimento com a infraestrutura necessária.

    Nossa linha Smarteck, com soluções para automação residencial, também visa a eficiência e a comodidade por meio de soluções conectadas na casa de nossos consumidores. Lançada em 2021, essa linha proporciona aos nossos consumidores a possibilidade de redução do consumo de energia elétrica por lâmpadas e tomadas inteligentes.

    A linha Smarteck será utilizada – no segundo semestre de 2022 – como parte de um projeto-piloto junto a uma distribuidora de energia elétrica no estado de São Paulo para atendimento ao programa de eficiência energética em comunidades em condição de vulnerabilidade. Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria também com uma organização não-governamental (ONG) chamada Litro de Luz. Com os dados gerados sobre a economia de energia, queremos expandir esse projeto para parcerias com novas distribuidoras de energia no Brasil.

    Entre o fim de 2022 e o início de 2023, está prevista uma atualização do aplicativo Smarteck, que ganhará uma nova funcionalidade a fim de contribuir com uma melhor gestão de energia nas residências de nossos consumidores. Nosso objetivo é que, por meio do aplicativo, o usuário possa analisar seu consumo de energia residencial em tempo real, identificando os aparelhos e cômodos com o maior consumo, assim como antecipando o valor da conta baseado na tarifa de energia da região em que este consumidor residente. Além de sermos pioneiros nesse tipo de solução, desejamos estimular o uso consciente da energia elétrica no segmento residencial.

    Em janeiro de 2022, com a migração dos produtos do segmento de home distribution da marca Schneider Electric para o portfólio da Steck, agregamos os produtos da linha global Green Premium, com soluções que trazem atributos de sustentabilidade. Esses produtos têm um potencial de 52% de reciclagem, número 10% maior que o potencial de reciclagem da concorrência. Além disso, gera um volume 9,2% menor de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todo o seu processo de produção e uso do que a média de seus concorrentes.

    As soluções que integram a oferta Green Premium contam com a certificação RoHS (Restrição de Substâncias Perigosas ou Nocivas) tanto na Europa como na China. Além disso, trazem a certificação REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos) na Europa. Cada uma dessas ofertas conta ainda com um perfil de impacto ambiental disponível para clientes e consumidores, com informações importantes sobre aspectos como: utilização de matérias-primas, uso de energia, impacto no aquecimento global, ozônio, poluição do ar, acidificação do ar, contaminação da água, geração de resíduos.

    Nossa meta em 2022 é expandir nosso portfólio de soluções com atributos de sustentabilidade, seja identificando outros produtos da marca Steck com essas características em nossa oferta, seja incluindo outros produtos com esse guidance em relação às nossas novas ofertas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Assim como no caso dos Princípios Universais relacionados a Direitos Humanos e Trabalho, estamos em um momento de transição rumo a uma nova estratégia de Sustentabilidade e Gestão da Agenda ESG. Nesse contexto, temos a previsão de iniciar a medição e o acompanhamento dos resultados da nossa gestão de Direitos Humanos a partir do segundo semestre de 2022, com metas de curto prazo, mas também de médio prazo, com foco de 2023 a 2025 – sempre em linha com o Planejamento Estratégico da Steck. Nossos objetivos em gestão ambiental também têm foco no longo prazo, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU.

    Até o fim do primeiro semestre de 2022, esperamos concluir o estabelecimento de metas e indicadores que, junto com um plano de ação em diversas frentes, nos permitirá atuar na melhoria contínua dos nossos processos, tornando nossa operação mais sustentável, o que inclui um olhar especial para a redução e mitigação dos nossos impactos ambientais tanto em nossas próprias operações – no Brasil e nos países em que atuamos – como em nossa cadeia de valor, incluindo nossos fornecedores e parceiros comerciais.

    Estamos definindo metas ambientais atreladas a um dos nossos três pilares da nova Estratégia de Sustentabilidade, o pilar de Operações. Esses objetivos se alinham às melhores práticas ambientais para reduzirmos nossa pegada e nos preparamos para operações neutras em carbono. Queremos trazer nossa contribuição para endereçar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030: Água Potável e Saneamento (ODS 6), Energia Acessível e Limpa (ODS 7), Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), Consumo e Produção Responsável (ODS 12), e Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13). Queremos:

    - Ter uma operação neutra em carbono até 2050;
    - Aumentar a porcentagem de uso de energias renováveis;
    - Reduzir o consumo de água nas plantas e unidades corporativas;
    - Reduzir o consumo de energia nas plantas e unidades corporativas;
    - Eliminar o descarte de resíduos em aterros sanitários.

    Em outra frente, conectamos nossos produtos e soluções às demandas por mais sustentabilidade, gerando valor do ponto de vista socioambiental. Por isso, também estamos construímos metas que assegurem a inovação em produtos e soluções que integram os princípios do ecodesign e circularidade para promover mais sustentabilidade ambiental e bem-estar aos nossos clientes. Essas metas visam estabelecer uma maior contribuição da Steck para endereçar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Energia Acessível e Limpa (ODS 7), Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), Consumo e Produção Responsável (ODS 12), Proteção à Vida Marinha (ODS 14), e Proteção da Vida Terrestre (ODS 15).

    - Aumentar o percentual do faturamento em ofertas com atributos de sustentabilidade;
    - Aumentar o percentual de lançamentos com atributos de sustentabilidade;
    - Aumentar o percentual de produtos recolhidos versus produtos ofertados para reaproveitamento e reciclagem;
    - Aumentar o percentual de lojas (home centers) participantes do programa de Logística Reversa de produtos pós-uso.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A corrupção e o suborno são proibidos por lei e inaceitáveis na Steck. Devemos garantir que nossas atividades sejam sempre claras, honestas e transparentes. Nossa política é de tolerância zero à corrupção. Isso significa que, em hipótese alguma, pode haver pagamentos não autorizados ou ocultos, propinas ou pagamentos de facilitação (como aqueles feitos sob o pretexto de garantir ou acelerar ações legais ou regulares do governo). A adesão ao nosso Código de Conduta Anticorrupção não é negociável. Além disso, não toleramos quaisquer ações que possam ser vistas ou interpretadas como lavagem de dinheiro ou desvio, fuga ou impedimento dos fluxos transparentes de pagamento.

    Somos disciplinados em relação a presentes e hospitalidade. Reconhecemos que presentes e convites podem ajudar no entendimento, construção de relacionamentos e nas relações comerciais; entretanto, eles nunca devem ter como objetivo conceder ou obter uma vantagem indevida ou influenciar uma decisão. A hospitalidade e os presentes devem sempre cumprir com os critérios necessários de clareza e objetivos do negócio, transparência, reportes e razoabilidade de valor. Esses critérios estão detalhados em nossa Política de Presentes e Hospitalidade.

    Nós:
    - Destacamos nossa tolerância zero à corrupção e à lavagem de dinheiro, tanto internamente quanto ao lidar com terceiros;
    - Cumprimos nosso Código de Conduta Anticorrupção e nossa Política de Presentes e Hospitalidade. E comunicamos qualquer comportamento que possa violá-los;
    - Nós nos certificamos de que todos os presentes, convites, patrocínios e pacotes de hospitalidade oferecidos ou recebidos são adequados, lícitos e alinhados às nossas políticas;
    - Seguimos e cumprimos rigorosamente todas as exigências de contabilidade, manutenção de registros e relatórios financeiros aplicáveis aos pagamentos, incluindo reembolso de despesas.

    Nós NÃO:
    - Concedemos benefícios ilegítimos ou inadequados a terceiros para acelerar processos ou receber favores;
    - Solicitamos nem recebemos benefícios ilegítimos ou inadequados de terceiros;
    - Pagamos as viagens de nossos clientes ou parceiros sem que haja análise prévia e completa por nossos Compliance Officers;
    - Aceitamos nem damos presentes em dinheiro ou equivalente.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Nossos processos de Ética, Compliance e Transparência visam criar um ambiente de confiança para todas as interações com nossas partes interessadas, nas relações com clientes, consumidores, parceiros de negócio, fornecedores e comunidades em que atuamos no Brasil e em mais de 18 países da América Latina. Os quatro pilares desse processo são:

    - Equipes Confiáveis;
    - Confiança com Clientes e Parceiros;
    - Confiança com Investidores;
    - Confiança com as Comunidades.

    As políticas implementadas pelo Grupo Schneider Electric, do qual a Steck faz parte, criam a espinha dorsal do programa de ética e conformidade da nossa organização. Garantem que todos os colaboradores e colaboradoras compreendam como atuar em casos sensíveis e como satisfazer as expetativas de comportamento previstas na Carta de Confiança (nosso Código de Conduta com os princípios de responsabilidade). São elas:

    - Anticorrupção
    - Antiassédio
    - Presente e hospitalidade
    - Diversidade e inclusão
    - Energia
    - Ambiente
    - Direitos humanos
    - Qualidade

    Confiança é a base de tudo o que fazemos na Steck. Como parte do Grupo Schneider Electric, atuamos para consolidar a Cultura de Speak Up (Fale!). Como parte dessa cultura, temos um canal para receber as comunicações acerca de desvios chamado Trust Line (Linha de Confiança).

    Esse canal foi criado para que sejam reportadas quaisquer violações de conduta relacionadas às seguintes questões:

    - Agressões morais ou sexuais
    - Ambiente de trabalho respeitoso
    - Suborno e corrupção
    - Lavagem de dinheiro
    - Fraude ou furto/roubo
    - Conflito de interesses
    - Relatórios financeiros, contábeis e de auditoria
    - Qualquer violação de políticas e das legislações vigentes

    Todos os alertas recebidos são registrados de forma centralizada – ou seja, em uma base única de dados. Os reportes são comunicados de forma independente, de acordo com a Política Global de Investigação do Grupo Schneider Electric. Depois das investigações, caso se apliquem, são definidas as sanções.

    Essa jornada de confiança é composta por nossos canais de apoio, pelo Trust Line (Linha de Confiança, nosso canal de denúncias), pelas ações cabíveis e retorno aos denunciantes, pelo entendimento do caso reportado, pela análise da equipe de investigação e pela investigação propriamente dita. A fase de investigação engloba três etapas principais:

    1. Pré-investigação
    a. Triagem: entendimento, validação da alegação e análise da severidade;
    b. Avaliação: identificação da natureza da alegação, riscos, definição da equipe de investigação;

    2. Investigação
    a. Planejamento e condução da investigação;
    b. Análise da causa raiz;
    c. Discussão do caso e da tomada de decisão de acordo com a política e a governança

    3. Pós-investigação
    a. Aplicação das sanções (se aplicáveis);
    b. Definição do responsável pela ação de remediação;
    c. Monitoramento das ações.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Assim como no caso dos demais Princípios Universais do Pacto Global, estamos em um momento de transição rumo a uma nova estratégia de Sustentabilidade e Gestão da Agenda ESG. Nesse contexto, vamos fortalecer o acompanhamento dos resultados da gestão de Compliance no nível do nosso Comitê de Direção (CODIR) com foco em 2022, 2023, 2024 e 2025 – sempre em linha com o Planejamento Estratégico da Steck. Nossos objetivos relacionados à Ética e Transparência também têm foco no longo prazo, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU.

    Até o fim do primeiro semestre de 2022, esperamos concluir o estabelecimento de metas e indicadores ESG que, junto com um plano de ação em diversas frentes, nos permitirá atuar na melhoria contínua dos nossos processos, tornando nossa operação mais sustentável, o que inclui um olhar especial para o atendimento às normas de Compliance tanto em nossas próprias operações – no Brasil e nos países em que atuamos – como em nossa cadeia de valor, incluindo nossos fornecedores e parceiros comerciais.

    Estamos definindo metas ESG atreladas aos três pilares da nova Estratégia de Sustentabilidade: Pessoas, Ofertas e Operações. E os valores de Ética e Transparência são transversais a cada um deles. Com nossa Gestão de Compliance, queremos trazer nossa contribuição para endereçar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030: Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), Paz Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16), e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

    Construímos um ambiente de confiança que abrange colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e comunidades. E, para isso, vamos seguir acompanhando a melhoria contínua desse nível de confiança por intermédio do monitoramento da seguinte meta junto ao Compliance Officer da Schneider Electric na região:

    - Porcentagem de colaboradores treinados anualmente na cultura da Carta de Confiança e na cultura do Speak Up! (Fale!).

    Nossa ambição é que 100% dos colaboradores e das colaboradoras sejam treinados em relação à Carta de Confiança e na Cultura do Speak Up! (Fale!) em 2023, 2024 e 2025.