Comunicação de progresso - Covolan Indústria Têxtil

Participant
Published
  • 06-Apr-2022
Time period
  • April 2021  –  April 2022
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • 29 de março de 2022

    Para nossas partes interessadas:

    Tenho o prazer de confirmar que Covolan Indústria Têxtil reafirma seu apoio aos Dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Nosso objetivo é criar um ecossistema de Denim mais robusto, ético e responsável.

    Nosso sistema de gestão integrado mantém práticas de qualidade, responsabilidade ambiental, social, saúde e segurança do trabalho que nos permite lidar efetivamente com um mercado competitivo, modal e diminuindo impactos ambientais.

    Nessa Comunicação do progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar tais informações com nossas partes interessadas usando nossos principais canais de comunicação.

    Frederico Maziero
    Diretor Executivo

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Texto Inicial:

    Fundada em 1966, a Covolan Denim transformou-se de fiação e tecelagem, em uma referência nacional e internacional. Sendo uma Indústria Têxtil 100% brasileira a partir do ano 2000, dedicou-se à produção exclusiva de denim, prezando o valor da sustentabilidade, dos recursos humanos e das condições de trabalho.

    Em nossas práticas cuidar da vida humana é algo mais que essencial, respeitamos por completo as pautas sobre direitos humanos, pois entendemos que as mesmas não devem ser tratadas como uma ação voluntária de uma empresa, mas sim um direito e cumprimento de obrigações legais.

    Acreditamos que é necessário investir em uma gestão que leve em consideração o respeito aos direitos humanos, tornando uma empresa mais igualitária e equitativa.

    Apoio aos dez princípios do Pacto Global:

    Primeiramente temos o prazer em evidenciar que a Covolan Indústria Têxtil apoia os dez princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com este apoio, expressamos nossa intenção de implementar esses princípios. Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Respeito e proteção dos direitos humanos:

    Nós apoiamos e respeitamos a proteção dos direitos humanos proclamadas internacionalmente, garantindo o respeito para com as mulheres, a igualdade de gênero, raça, etnia, cor e religião.

    Com responsabilidade os cargos e salários são iguais para homens e mulheres que exercem as mesmas funções. Abolimos qualquer forma de desrespeito ou preconceito.

    Oportunidade de emprego para pessoas com deficiência:

    Respeitamos e garantimos oportunidades para pessoas com deficiências, a Covolan direciona aproximadamente 3% de suas vagas para PCD’s (Pessoas com deficiências).

    Esse processo de inclusão vai muito além de oferecer empregos e gerar economia: ele tem o poder de gerar um grande impacto social na vida do contratado, já que o fato de ser possível atuar em uma empresa sendo remunerado e desempenhando um papel importante, traz de volta a dignidade e a sensação de ser útil à sociedade.

    Certificações voltadas para os Direitos Humanos:

    A Covolan Industria possui certificações que comprovam que abominamos qualquer forma de trabalho forçado, infantil e tráfico humano, direta ou indiretamente, podemos citar entre elas a:
    Certificação OEKO-TEX STeP: Como já mencionado no módulo de meio ambiente a Covolan Têxtil é a única empresa no Brasil, fabricante de denim a possuir esta complexa certificação, que segue a MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma lista que apresenta os limites internacionais para os componentes químicos restritivos nos processos produtivos. Esta certificação refere-se a uma certificação em âmbito mundial, auferida pelo Instituto Hohenstein HTTI da Alemanha, o qual homologa que a Covolan Têxtil® atende os níveis internacionais de componentes químicos utilizados na fabricação de produtos têxteis, os requisitos relacionados aos módulos são: gerenciamento químico, gestão ambiental, performance ambiental, gestão da qualidade, gestão da responsabilidade social e gestão da segurança, para seus clientes, colaboradores e sua comunidade.

    Para esta certificação foram levantadas muitas provas comprobatórias sobre a nossa responsabilidade social corporativa, evidenciando que trabalhamos com ética e transparência, considerando estratégias criadas com total comprometimento na tomada de decisões.

    Nosso código de Conduta:

    Enfatizamos nosso respeito com todos os colaboradores através do nosso código de conduta que garante respeito aos direitos humanos, prevenção de possíveis abusos, assédio no local de trabalho, incluindo assédio físico, verbal, sexual ou psicológico, abuso ou ameaças.

    Podemos destacar alguns itens mencionados:
    O código de conduta ética é direcionado para todos os seus conselheiros, sócios, funcionários, prestadores de serviços, na relação direta com seus fornecedores, clientes e comunidade”. Nele estão contidas informações para utilização de canais de comunicação: ouvidoria e RH, para comunicar quaisquer informações que indiquem desvios de condutas de profissionais, na relação com funcionários, fornecedores, prestadores de serviços e clientes.

    Nosso código garante um ambiente de trabalho saudável, organizado, seguro, produtivo, sem discriminação e assédio, de qualquer natureza. A Covolan Indústria Têxtil direciona seus melhores esforços:
    • Na busca incansável por um padrão de excelência em todos os níveis de suas atividades;
    • Em ser a guardiã e fomentadora da conduta ética e responsável em todas as suas operações;
    • Na garantia do respeito aos direitos de todo indivíduo;
    • Na garantia do respeito ao meio ambiente.

    Mão de obra infantil e trabalho escravo:

    A Covolan Indústria Têxtil declara que não aceita nem estimula, tanto dentro de suas empresas quanto em seus parceiros de negócios, trabalho forçado, escravo ou em condição análoga, tampouco o uso de mão de obra infantil ou ainda qualquer forma de exploração sexual de crianças ou adolescentes. Se menores de idade entre 16 e 18 anos forem contratados na condição de aprendiz seguindo as leis vigentes no país, a Companhia assegura que o trabalho não impedirá os seus estudos

    Coerção e Assédio:
    A Covolan não admite, não aceita, não estimula e pune abusos de poder ou assédios, tais como sexual, econômico, moral ou de qualquer outra natureza, nem situações que configurem desrespeito, intimidação, violência física ou ameaça nos relacionamentos, internos ou externos, estabelecidos pela Companhia. Caracteriza-se assédio moral a prática de condutas abusivas cometidas por uma ou mais pessoas contra um indivíduo, geralmente de forma repetitiva e prolongada, de maneira a coagi-lo, humilhá-lo, desrespeitá-lo, depreciá-lo ou constrangê-lo durante a jornada de trabalho. Caracteriza-se assédio sexual quando alguém em posição privilegiada usa dessa condição para coagir ou ofertar benefícios a um empregado para obter vantagem ou favor sexual. Abuso de poder ou de autoridade é o ato ou efeito de impor a vontade do superior hierárquico sobre o subordinado tendo por base o exercício do poder que lhe é investido em função do cargo que exerça na Companhia.

    Uma vez comprovada a ação de assédio, por qualquer um de seus profissionais, a Companhia fará imediata demissão nos termos estabelecidos pela legislação vigente.

    Discriminação:

    A Covolan valoriza a diversidade em todas as suas relações. Portanto, a todos deve ser dado o tratamento respeitoso, cordial e justo por parte dos empregados, terceiros, administradores, sócios, conselheiros, fornecedores e prestadores de serviços da Covolan ou ainda por aqueles que a representam. A Companhia não admite discriminação ou preconceito de nenhuma natureza, seja de gênero, raça, religião, faixa etária, sexo, convicção política, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, condição física ou quaisquer outros em suas relações.

    Nos processos de recrutamento, seleção e promoção, os candidatos devem ser avaliados unicamente por suas competências e condições de atender e se adequar às expectativas do cargo, não sendo aceitas decisões baseadas em preconceitos, favoritismos ou mesmo em privilégios de quaisquer naturezas.

    Associação/Sindicato:

    A Covolan respeita os direitos dos funcionários de se associar, organizar e negociar coletivamente, de forma legal e pacífica, sem penalidade ou interferência.

    Programa Jovem Aprendiz:

    O Programa Jovem Aprendiz da Covolan Têxtil tem por objetivo a preparação e a inserção de jovens no mundo do trabalho, com foco na inclusão social, desenvolvimento de competências, redução da evasão escolar, do combate ao trabalho infantil, além de difundir valores e cultura organizacional.

    Os jovens contratados atuam em áreas diversas como administrativas, segurança do trabalho e logística. O Aprendiz Legal é um programa que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000).

    Esta é uma responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens, servindo como um instrumento capaz de transformar a realidade de milhares de jovens e impactar de forma positiva a sociedade.

    Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.

    Covolan Tour – Programa de Visitas:

    A Covolan Têxtil® mantém um programa de visitas monitoradas, através de agendamento prévio de escolas do ensino fundamental, médio, técnico, graduação e pós-graduação, com o objetivo de apresentar as melhores práticas ambientais e de sustentabilidade, modelos de produção, tecnologias próprias em seus processos têxteis, o que permite que esses alunos façam um paralelo de seus aprendizados teóricos com a prática, estimule-os em suas formações, impactando-os positivamente com o incentivo ao trabalho e à prática do empreendedorismo.

    Avaliação de desempenho:

    Anualmente realizamos o processo de Feedbacks aos colaboradores sobre o desenvolvimento profissional entre gestores e seus liderados
    A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, utilizando metodologias atuais e adaptadas aos nossos valores, dessa maneira é possível avaliar os colaboradores com equidade e focando no futuro, ou seja, na lapidação de seus talentos.

    Departamento de Recursos Humanos:

    O papel principal do departamento de Recursos Humanos é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Além disso, o RH se tornou peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa. Em nossa empresa o departamento de Recursos humanos é treinado e capacitado para lidar com pessoas e realizar todo e qualquer tipo de atendimento as legislações aplicáveis.

    Para os próximos anos um dos objetivos específicos nesta área é a realização de treinamentos que conscientize os funcionários sobre Direitos humanos e suas diretrizes. Dentre outras atividades do setor relacionamos:
    • A gestão da caixa de sugestões e reclamações, onde tudo pode ser feito anonimamente.
    • Manter e disseminar a integridade do Código de Conduta.
    • Realizar ações no Departamento de Recursos Humanos e atender as auditorias, prestando as informações de forma transparente.
    • Cuidar dos procedimentos, mapeamentos e planilhas de Aspectos e Impactos ambientais do setor de recursos Humanos
    • Cuidar das atribuições de responsabilidades pela proteção dos Direitos Humanos dentro da empresa
    • Cuidar das políticas e procedimentos que apoiam os Direitos Humanos.

    Benefícios que a empresa oferece aos colaboradores:

    Dentre alguns dos benefícios que a Covolan dispõe aos seus colaboradores podemos listar:
    • Restaurante próprio
    • Transporte – Ônibus fretado
    • Convênio médico e odontológico
    • Ambulatório médico próprio
    • Serviço de Help Móvel
    • Vale alimentação

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Indicadores do departamento de Recursos Humanos:
    • % de Turn over
    • % de absenteísmo

    Revisão periódica dos resultados pela alta administração:
    Na Covolan Indústria a revisão periódica dos resultados ocorrem nas reuniões de análise crítica, momento em que a alta direção e gestores avaliam criticamente o desempenho das ações promovidas em determinado período, seja de forma anual ou semestral.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Texto Inicial:

    Toda a nossa preocupação e empenho com a sustentabilidade também se estende para as condições de trabalho. Nos processos de auditorias em que somos avaliados frequentemente, este tópico é um assunto muito abordado e verificado dentro de nosso sistema de gestão.

    Prezamos o bem-estar, saúde física e mental, condições de higiene e liberdade de nossos colaboradores. Reconhecemos os esforços de nossos trabalhadores e remuneramos de maneira digna conforme rege as leis brasileiras.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Nosso código de Conduta:

    O código de conduta já foi mencionado no módulo de Recursos Humanos, mas novamente aqui, agora no módulo de trabalho, enfatizamos que nosso código de conduta garante um ambiente de trabalho saudável, organizado, seguro, produtivo, sem discriminação e assédio, de qualquer natureza.

    Associação/Sindicato:

    A Covolan respeita os direitos dos funcionários de se associar, organizar e negociar coletivamente, de forma legal e pacífica, sem penalidade ou interferência. Todos estes direitos estão garantidos em nosso código de conduta.

    Certificações que garantem nossas ações voltadas ao Trabalho:

    Certificação OEKO-TEX STeP: Como já mencionado nos módulos de meio ambiente e Recursos Humanos a Covolan Têxtil é a única empresa no Brasil, fabricante de denim a possuir esta complexa certificação. Esta certificação refere-se a uma certificação em âmbito mundial, auferida pelo Instituto Hohenstein HTTI da Alemanha. Um dos módulos auditados é o de gestão da responsabilidade social e gestão da segurança, para seus clientes, colaboradores e sua comunidade. Para esta certificação foram levantadas muitas provas comprobatórias sobre a nossa responsabilidade social corporativa, evidenciando que trabalhamos com ética e transparência, considerando estratégias criadas com total comprometimento na tomada de decisões.

    Um dos objetivos desta certificação é melhorar a saúde e a segurança no trabalho e promover condições de trabalho socialmente responsáveis nos locais de produção.

    O STeP by OEKO-TEX® difere de outros sistemas de certificação porque se baseia numa análise e avaliação abrangentes das condições de produção, em vez de considerar apenas aspetos individuais de sustentabilidade. O STeP analisa todas as áreas importantes de uma empresa.

    ISO9001 – Sistema de gestão de Qualidade:

    Desde a sua criação, a ISO 9001 sofreu quatro revisões, sendo a mais significativa a versão do ano de 2000, quando se estabeleceu uma única norma, com o objetivo de integrar um sistema gestão da qualidade (SGQ)), visando não só satisfazer o cliente ao atender a requisitos previamente especificados, mas em inserir elementos quanto à abordagem do processo, à melhoria contínua e o acompanhamento da satisfação do cliente.

    Na última versão de setembro de 2015, foram inseridos novos requisitos como a gestão de riscos, a análise do contexto da organização e considerações de partes interessadas (stakeholders)

    A norma tem como finalidade:
    • Assegurar que os produtos e serviços atendam aos clientes, satisfazendo-os plenamente;
    • Garantir que os produtos e serviços estejam em conformidade com o regulamento a eles aplicáveis;
    • Melhorar continuamente seu desempenho.

    Nossas Práticas padronizadas garantem o melhor uso dos recursos disponíveis, sejam eles produtivos, humanos ou naturais.

    ISO45001 – Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional:

    A ISO 45001, é uma norma internacional para o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), o qual tem como objetivo a prevenção da ocorrência de acidentes a partir da redução dos riscos operacionais, identificando oportunidades que proporcionem ambientes de trabalho seguros, cuidando da saúde e do bem-estar de todos nossos colaboradores.

    Uma das abordagens desta nora é a responsabilidade que deve existir por parte de toda a liderança, com relação à saúde e segurança dos trabalhadores, não configurando-se apenas uma responsabilidade dos profissionais da Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Pelo contrário, a liderança precisa se envolver e comprometer-se no desenvolvimento e promoção da cultura ocupacional.

    O atendimento à legislação pertinente se faz necessário, como o cumprimento do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil, mediante a Norma Regulamentadora 7, visando proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores, assim como tantas outras pertinentes, o que gera menor risco de sanções do Poder Público, mas garante, sobretudo, o bem maior de qualquer empresa e a integridade física de seus colaboradores.

    Nosso compromisso com a segurança de nossos colaboradores é mais que essencial!

    Nossas instalações:
    • Garantimos que nossos colaboradores trabalhem em instalações seguras adequadas e higiênicas.
    • Possuímos uma equipe de segurança do trabalho e brigadistas preparados.
    • Realizamos periodicamente Avaliação de riscos trabalhistas no setor industrial.
    • Possuímos uma equipe voltada para o SESMT.
    • A empresa dispõe de todo EPI – Equipamento de proteção individual, necessário para as mais variadas operações, bem como todo treinamento, capacitação e simulados.
    • Possuímos o programa 5S’s e realizamos as auditorias de melhoria contínua, com o objetivo de termos instalações mais padronizadas e seguras.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Indicadores:
    • Quantidade de acidentes de trabalho

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Texto inicial:

    A Covolan é considerada, em nível nacional, a indústria mais sustentável do segmento de jeans. Fundamentada nos pilares ambiental, econômico e social, a sustentabilidade está no DNA da empresa, que se destaca em seu ramo pelas parcerias sustentáveis, associações e certificações nacionais e internacionais, sendo a única fabricante de denim a ingressar no Programa ZDHC (Descarga Zero de Substâncias Químicas Perigosas) e certificada no STeP.

    Nossa Estação de Tratamento de Efluentes conta com a mais moderna tecnologia de processamento, devolvendo para a natureza águas cristalinas e livres de quaisquer substâncias tóxicas ao meio ambiente e ao ser humano.

    Outras certificações como a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, integrantes do Sistema de Gestão, associadas a OEKO-TEX Standard 100 e aos Programas como o BCI, garantem o fornecimento de produtos com altos níveis de qualidade, isentos de substâncias químicas nocivas, atendendo às necessidades e satisfação de nossos clientes, garantindo a saúde, segurança e a responsabilidade social para com nossos colaboradores, fornecedores e sociedade. Temos o Prazer em apresentar nossas ações que reforçam nosso compromisso com o meio ambiente.

    Política Integrada da Covolan – Ambiental, Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional:

    Através de nossa política integrada firmamos nosso compromisso com as questões ambientais, incluindo prevenção e gestão de riscos ambientais:

    A alta direção da Covolan divulga para todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e comunidade a sua política Integrada: “A Covolan Têxtil tem como meta e objetivo, contribuir para o desenvolvimento sustentável, promovendo a melhoria contínua na gestão e desempenho de seus processos, qualidade e produtividade, reduzindo o consumo de recursos naturais, minimizando a geração de resíduos, atuando na prevenção de lesões e doenças ocupacionais, sempre atendendo a legislação aplicável e as exigências dos clientes”. - Santa Bárbara d’ Oeste, 03 de agosto de 2015 – Assinada por Jair Covolan, Diretor Presidente.

    Missão, Visão e Valores de nossa Empresa:

    Nossa missão visão e valores instituídos garantem aos nossos colaboradores e as partes interessadas o nosso comprometimento com a sustentabilidade no mercado mundial de tecidos denim.

    Missão: Desenvolver ações e atitudes que conduzam ao aperfeiçoamento e à inovação constantes dos seus produtos, contribuindo para o desenvolvimento e o sucesso dos clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade, além de assumir o compromisso com a sustentabilidade no mercado mundial de tecidos denim.

    Visão: Traduzir sustentabilidade, qualidade, inovação, saúde e bem-estar em tecidos denim isentos de sustâncias tóxicas.

    Valores: Respeito ao meio ambiente; Respeito às pessoas; Sustentabilidade; Inovação; Foco no cliente; Ética; Efetividade empresarial.

    Apoio aos dez princípios do Pacto Global:

    A Covolan Indústria Têxtil, comunica por meio de declaração assinada pelo diretor executivo, o seu apoio e compromisso contínuos com o Pacto Global, reafirmando suas iniciativas e princípios na garantia dos direitos humanos através do trabalho digno e justo, na preservação do meio ambiente e no combate à corrupção, expressos inicialmente na carta de ingresso, como nesta renovação.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Conscientização e treinamento de funcionários sobre proteção ambiental:

    Para nós é de suma importância a conscientização contínua com nossos colaboradores e partes interessadas. Constantemente realizamos companhas, conscientizações e treinamentos voltados para a área de meio ambiente e sustentabilidade. Realizamos ação com colabores a respeito do dia da água, dia da terra, e outros, incentivando-os a conscientização e mudança de hábitos, externamos também nossas campanhas para os que nos acompanham em nossas redes sociais.

    Iniciativas e programas para reduzir resíduos:

    Coleta seletiva e reciclagem:
    A preocupação com o meio ambiente sempre esteve enraizada em nossa cultura. Para atingirmos grandes certificações voltadas ao meio ambiente iniciamos com pequenas ações que são indispensáveis e de grande relevância como a ação de coleta seletiva e reciclagem, em toda a nossa instalação possuímos pontos de coleta seletiva. Contamos também com uma área de resíduo onde todo material é separado, tratado e destinado corretamente, os colaboradores que atuam neste processo são treinados e capacitados.

    Constantemente realizamos auditorias internas e externas onde estes processos e áreas são auditados em exigência as normas que seguimos.

    Entendemos os benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos e podemos destacar que com estas ações estamos colaborando com a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

    Logística Reversa: Através da logística reversa a Covolan Têxtil viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos aos seus fornecedores para reaproveitamento em seu ciclo produtivo, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

    Entre outros princípios e instrumentos introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, destacam-se a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa.

    A Covolan pratica o uso reverso de embalagens como paletes e embalagens de produtos, em parceria com sua cadeia de fornecedores. Ao reutilizar e reciclar, evitamos a necessidade de produzir novos produtos e conservamos os recursos naturais. A Logística Reversa contribui assim para a preservação do meio ambiente.

    Biomassa: A Covolan Têxtil, utiliza o combustível de biomassa. A biomassa é uma fonte renovável de energia que utiliza a matéria orgânica como derivados de madeira, resíduos agroindustriais, cana-de-açúcar e etc.

    A biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema.

    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera. Mas como esse composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    Assim temos baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias, como aquelas obtidas a partir de combustíveis fósseis.

    Na Covolan Têxtil, utilizamos a caldeira aquatubular. A água percorrerá uma série de tubos, com a combustão enviada para dentro da caldeira, aquecendo a água e a transformando em vapor. A Caldeira aquatubular é essencial, quando há a necessidade de maior quantidade de vapor e de calor.

    Com essa ação minimizamos o impacto ambiental, pois as prefeituras precisariam fazer o descarte dos rejeitos e ao incinerarmos esse material, evitamos a utilização de óleos, gases, lenha ou carvão vegetal.

    Sistema de gestão ambiental para identificar, monitorar e controlar o desempenho ambiental da empresa:

    Possuímos em nossa organização o departamento de meio ambiente, que trabalha realizando a gestão ambiental e tem como objetivo promover uma maior compreensão, organização e planejamento da empresa sobre os impactos de suas atividades no meio ambiente.

    Os benefícios em investir no sistema de gestão ambiental são diversos e entre eles podemos ressaltar: evitar penalidades, infrações e paralização das atividades devido ao descumprimento de regras ambientais; valorização da empresa, proporcionam vantagens competitivas no mercado e redução de custos devido ao menor desperdício.

    Possuímos profissionais habilitados e capacitados para desenvolverem suas atividades.

    Controlamos os nossos aspectos e impactos ambientais, assim, podemos promover a redução dos impactos ao meio ambiente e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável. Dentre os benefícios, essas ações contribuem para a erradicação do uso excessivo de recursos naturais, prevenção da poluição do ar, água, solo e a diminuição na geração de resíduos.

    Alocação de responsabilidades pela proteção ambiental dentro da empresa:

    Dentro do nosso sistema de gestão contamos com a criação e participação do Comitê Ambiental, onde um grupo de colaboradores devem implementar meios para atingir os objetivos do sistema de gestão ambiental. Sempre visando à prevenção da poluição do meio ambiente. Este comitê é composto por colaboradores das mais diversas funções, garantindo um caráter heterogêneo e multidisciplinar.

    Desenvolvimento e tecnologias sustentáveis:

    Eco Circular: A Covolan Indústria tem como valor e cultura a produção sustentável de denim e está sempre investindo nos cuidados produtivos para um jeans ecologicamente correto. A sustentabilidade é o nosso caminho e alcançamos a economia circular com o lançamento de produtos como o Circular Denim. Com esse cuidado, e mantendo-se fiel à sua visão de têxtil sustentável, lançamos o “Denim is Revive in Covolan”, uma linha de produtos de reciclagem de jeans.

    O Denim Circular, é o mais novo tecido fabricado pela Covolan, resultante do reaproveitamento dos retalhos de jeans sem uso, das sobras de produção. Esses retalhos, que seriam descartados, são enviados para as usinas recicladoras, onde são triturados e convertidos em fibras, as quais são processadas e transformadas em fios.

    A Cocamar é a nossa parceira fabricante dos fios reciclados, com os quais produzimos o Denim Circular.
    Acreditamos que se todos os envolvidos na cadeia de suprimentos atendessem ao consumidor, a moda pode ter um impacto positivo na natureza e nas comunidades.

    Índigo Ban Premium zero anilina: O corante Índigo Bann Premium Zero Anilina, é o corante não-tóxico capaz de produzir o azul índigo, que possibilita tingimentos com tonalidades de azul intenso e proporciona economia adicional de cerca de 50% no uso de hidróxido de sódio, 60% de hidrossulfito de sódio e 10% de índigo Blue, e proporciona as mesmas propriedades de tingimento que o índigo convencional.

    Ao remover uma impureza perigosa da cadeia de suprimentos de jeans, temos como objetivo proteger os trabalhadores que criam jeans, os consumidores que usam jeans e o meio ambiente com cursos de água mais limpos.

    O tecido denim tingido com corante índigo Zero Anilina é completamente seguro e inofensivo, afluindo às exigências do consumidor por produtos têxteis sustentáveis. Testes científicos mostraram que as impurezas da anilina são tóxicas para os seres humanos, causando alergias na pele, danos aos principais órgãos e defeitos genéticos, além de estarem ligadas ao câncer. A anilina também é tóxica para a vida aquática, comprovadamente, toneladas de resíduos de anilina acabam no meio ambiente em descargas de águas residuais.

    Lycra EcoMade: A Covolan Têxtil tem uma linha de produtos com o fio LYCRA® em sua composição. Os tecidos oferecem maior conforto, mobilidade e liberdade de movimento ao consumidor.

    O fio LYCRA® é um diferencial em nossos artigos e, ao utilizar produtos Covolan Têxtil com fio LYCRA®, a confecção pode identificar suas peças com um tag especial, que além de indicar essa parceria de sucesso ainda conta com o selo da certificação OEKO-TEX® STANDARD 100, conferido às empresas cujos produtos são testados em todas as fases da produção e estão livres de substâncias nocivas e tóxicas ao seu consumidor.

    Exercer uma função chave no desenvolvimento de conceitos totalmente novos para roupas, novas modalidades com artigo que é inofensivo em termos ecológicos e humanos. O OEKO-TEX® STANDARD 100 é uma das certificações mais reconhecidas do mundo para tecidos testados quanto à utilização de substâncias nocivas.

    Máquina Genius Denim: A Genius Denim é uma máquina de tingimento de tecnologia italiana com diversas patentes exclusiva para a Covolan Têxtil® no Brasil.

    A tecnologia Índigo Genius transforma a maneira como o denim é feito. Esta tecnologia é três vezes mais eficiente e duas vezes mais limpa que uma máquina de tingimento índigo convencional, considerada como Green Dye (tingimento Eco Consciente).

    Denim produzido com 40% menos água e otimização de até 75% no processo de tingimento, uma iniciativa que contribui para o uso consciente da água e visa um futuro melhor para o nosso planeta. É considerado como um denim “VIP” (Very Intelligent Production) e como uma das mais modernas tecnologias de tingimento contínuo existente, através do Nitrogen Indigo Performance (NIP), sem reduzir o visual intenso das cores, recriando a forma de tingir o algodão. A atmosfera de nitrogênio, na qual o fio é submetido, proporciona efeitos e intensidades totalmente diferentes dos obtidos pelos métodos tradicionais de tingimento.

    Possuímos Alta eficiência de tingimento, economia de água e tecnologia de nitrogênio.

    Programas Sustentáveis:

    Programa BCI (Better Cotton Iniciative): A Covolan Industria está como membro da Better Cotton Iniciative desde 2017 e utiliza o algodão BCI, com garantida de que esse algodão é produzido de forma sustentável, abrangendo os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

    Os produtores BCI são auditados por 3º parte e seguem princípios de produção que extinguem ou minimizam impactos ambientais. Os princípios e critérios de produção estabelecem a definição global da Better Cotton. Os agricultores passam a produzir algodão de uma maneira mensurável e isto é fundamental para o meio ambiente e para as comunidades agrícolas:

    • Os agricultores da BCI minimizam o impacto prejudicial das práticas de proteção de culturas.
    • Promovem a administração da água.
    • Cuidam da saúde do solo.
    • Melhoram a biodiversidade e usam a terra com responsabilidade.
    • Cuidam e preservam a qualidade das fibras.
    • Promovem trabalho socialmente justo, decente e seguro.
    • Operam um sistema de gerenciamento eficaz.

    Programa Sou de Algodão: O Sou de Algodão é um movimento único no Brasil, que nasceu em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável e unir em uma só voz todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil dessa fibra: desde o homem do campo até o consumidor final, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes.

    Hoje, o Brasil é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo. E isso significa que nossa iniciativa colabora para uma jornada do produto ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável.

    A Covolan Denim apoia o movimento Sou de Algodão e acredita na sua força contribuindo para uma moda consciente. A fibra do algodão brasileira é cultivada de forma responsável (75% da produção possui certificação socioambiental), gera empregos e movimenta a economia.

    Algodão Responsável Brasileiro, também conhecido como “algodão sustentável”, é o ingrediente principal do movimento Sou de Algodão. O ABR é um programa implantado em 2012 pela Abrapa para garantir o comprometimento de sua produção com a sustentabilidade em seus três pilares. Cooperar, colaborar, contribuir com todos. A Covolan, valoriza o plantio, o cultivo e a colheita de algodão e reconhece sua importância socioeconômica ao nosso país e ao nosso denim.

    Programa ZDHC (Zero ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals): Em 2017, a Covolan Têxtil entrou para o ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), programa que tem por objetivo o Zero descarte de substâncias químicas nocivas ou perigosas na cadeia têxtil.

    O ZDHC é uma iniciativa criada, há quase uma década, por grandes marcas mundiais do segmento da moda, como a C&A, Adidas, H&M, Inditex (Zara), Levi Strauss & CO., Puma, entre outras, que assumiram o compromisso de até 2020 não consolidar parcerias com fornecedores que utilizam substâncias químicas restritivas em seus produtos; o que além de beneficiar diretamente o consumidor, elimina a necessidade de tratamentos mais intensivos na água residual.

    Nós somos a primeira e única empresa do segmento têxtil no Brasil e uma de três fabricantes mundiais de denim a participar como empresa Colaboradora do Programa ZDHC em nível mundial.

    O ZDHC segue os limites da MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma relação ou lista de abrangência internacional que contém todos os produtos e substâncias restritivas na manufatura têxtil, estabelecida com limites máximos toleráveis, os quais devem ser controlados periodicamente através de testes laboratoriais. Dentre as substâncias que devem ser banidas, encontram-se ftalatos, metais pesados, fenóis, entre outros, considerados tóxicos e prejudiciais ao meio-ambiente, capazes de oferecer riscos aos trabalhadores e aos consumidores finais.

    O Guia para Efluentes do ZDHC estabelece uma expectativa unificada nas indústrias têxtil e de calçados para avaliar a qualidade dos efluentes gerados e descartados. O ZDHC incentiva a adoção global das diretrizes apresentadas no guia, por qualquer organização interessada em um futuro mais sustentável.

    Certificações globais voltadas ao meio ambiente:

    Certificação ISO14001 – Sistema de Gestão Ambiental: A Covolan desde 2010 possui a certificação ISO14001, que garante que seus produtos são produzidos pensando na preservação do meio ambiente, buscando alternativas que visem não agredir o meio ambiente e a comunidade local, estando sempre em atualização com as melhores práticas visando a preservação dos recursos naturais.
    A certificação ISO14001 define critérios exigindo que a Covolan, produza de forma sustentável, preservando o meio ambiente, com foco na redução do impacto ambiental, monitorando os seus processos produtivos, atendendo a legislação pertinente em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.

    Um grande ganho para o meio ambiente pois ocorre o uso racional e a conservação dos recursos naturais, reduzindo os poluentes e harmonizando as atividades com o ecossistema.

    Certificação OEKO-TEX Standard 100: A Covolan possui desde 2010 o OEKO-TEX® STANDARD 100, umas das certificações mais importantes e reconhecida na área têxtil, é composto por um sistema de testes e certificação independente de nível mundial para produtos têxteis.
    Os tecidos da Covolan homologados com esta certificação garantem a inexistência de substâncias nocivas ao contato com a pele e ao meio ambiente, podemos assegurar, atestados pela OEKO-TEX, através de testes laboratoriais realizados com os tecidos.

    Com esta certificação protegemos o meio ambiente, evitando seu contágio com substâncias tóxicas, e protegemos o ser humano, da mesma forma, evitando que sejam contaminados com substâncias nocivas, esse é o nosso compromisso.

    Certificação OEKO-TEX STeP: A Covolan Têxtil é a única empresa no Brasil, fabricante de denim a possuir esta complexa certificação, que segue a MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma lista que apresenta os limites internacionais para os componentes químicos restritivos nos processos produtivos. Esta certificação refere-se a uma certificação em âmbito mundial, auferida pelo Instituto Hohenstein HTTI da Alemanha, o qual homologa que a Covolan Têxtil® atende os níveis internacionais de componentes químicos utilizados na fabricação de produtos têxteis, os requisitos relacionados aos módulos são: gerenciamento químico, gestão ambiental, performance ambiental, gestão da qualidade, gestão da responsabilidade social e gestão da segurança, para seus clientes, colaboradores e sua comunidade.

    O objetivo da certificação STeP é a implementação permanente de processos de produção que respeitem o meio ambiente, oferecendo condições de trabalho seguras, saudáveis e socialmente aceitáveis. Além disso, o desenvolvimento dinâmico da norma STeP e os seus benchmarks permitem que as empresas certificadas melhorem continuamente os seus resultados em termos de proteção ambiental e a sua responsabilidade social, bem como a sua eficiência.

    O processo de certificação STeP por ser tão abrangente, reuniu no caso da Covolan, centenas de documentações comprobatórias atendendo a uma estrutura modular de análise das áreas de todas as áreas fabris, prevenindo, informando e monitorando os resultados, de maneira que sejam atendidos os requisitos internacionais. Todos o processo é verificado por auditorias Anuais.

    OEKO-TEX Detox To zero: Detox To Zero By OEKO-TEX® é um sistema de verificação eficiente para a indústria têxtil e de couro que visa implementar os critérios da Campanha Greenpeace Detox nas instalações de produção. Neste caso, em vez de uma certificação, há uma ferramenta de análise para otimização e monitorização da gestão de produtos químicos e da qualidade das águas residuais.

    A Covolan, é a única empresa no Brasil, fabricante de denim a atender os requisitos do Detox to zero by OEKO-TEX®, que segue a MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma lista que apresenta os limites internacionais para os componentes químicos restritivos nos processos produtivos.

    Este sistema avalia, audita e elabora relatórios sobre as seguintes áreas:
    • A conformidade de efluentes e lodos de acordo com o Manufacturing Restricted Substance List (MRSL);
    • A conformidade dos produtos químicos utilizados nas empresas de acordo com a MRSL;
    • E uma gestão abrangente e focada no impacto de produtos químicos e no impacto ambiental.
    Ao usar a ferramenta de análise e avaliação, os produtores não podem "falhar" ou "passar", pois esse não é um sistema tradicional de certificação. Em vez disso, o foco está num processo de melhoria contínua.

    Muitos são os benefícios e vantagens de possuirmos o Detox To Zero, dentre eles podemos listar: disponibilidade de uma ferramenta eficiente para comunicar ao Greenpeace e outras ONGs a situação dos requisitos de desintoxicação já atendidos em nossa cadeia de suprimentos; a otimização e monitoramento contínuos do gerenciamento de produtos químicos para a nossa produção têxtil; a identificação de possíveis substâncias perigosas em nossas águas residuais, o que regularmente é evitado ao utilizar-se práticas que eliminam o uso de produtos químicos tóxicos e também no manuseio preventivo de substâncias perigosa.

    Sustentabilidade da água:

    Estação de tratamento de Efluentes Covolan - Membrane Bio Reactor: Com um investimento próprio na casa de 30 milhões de reais, iniciamos em 2019 nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Totalmente controlada e monitorada por sistemas computadorizados, a nova ETE tem capacidade de processamento de 150m3/hora e opera 24 horas por dia. Para compreendermos o que isto significa, esta instalação poderia tratar o esgoto de uma cidade com aproximadamente 10.000 habitantes. Em nossa ETE utilizamos em seu processamento o que existe de mais moderno no mundo, o sistema de tratamento por membranas com ultra filtração, o MBR –Membrane Bio Reactor, um processo feito por micro-organismos que degradam a matéria orgânica e inorgânica (efluente que sai da fábrica) e enviam para as membranas de ultra filtração.

    O sistema MBR consiste na filtração do lodo biológico proveniente dos tanques de aeração pelas membranas que ficam submersas no meio líquido dentro dos tanques de filtração. A filtração é realizada por meio de sucção, ocorrendo assim à separação dos sólidos presentes na mistura líquida. O efluente tratado, chamado de permeado, sai com reduzida carga orgânica e por ter passado por uma barreira física, o mesmo já deixa o tratamento com elevado potencial de reuso. Análises diárias e repetidas várias vezes ao dia são realizadas em seu laboratório interno, adequadamente estruturado com o que se tem de melhor em equipamentos laboratoriais, contando ainda com periódicas análises externas, a ETE da Covolan devolve para a natureza águas limpas, cristalinas e livres de substâncias tóxicas, melhores do que quando foram captadas, atendendo não somente a legislação nacional como a internacional.

    Uma estação de tratamento deste porte garante ainda para o setor público um importante ganho de eficiência nos resultados da conservação dos recursos hídricos. A água é um recurso precioso, escasso e finito. Sua conservação deve ser um compromisso de todos e para tanto é necessário tecnologia adequada, boas práticas e maturidade de gestão.

    Reuso da água: Desde 2006, a Covolan Têxtil® se preocupa com a conservação e o reuso da água utilizada no seu processo produtivo.

    O uso racional e eficiente da água compreende o controle de perdas e desperdícios, o qual reduz a produção de efluentes e o próprio consumo de água. Nós usufruímos de técnicas e tecnologias eficientes para o tratamento e armazenamento da água, para que a mesma possa ser reutilizada por diversas vezes.

    Com a reutilização de águas industriais, liberamos as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários. Evitando o descarte em esgotos, muito se contribui para a conservação dos recursos, acrescentando assim uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos. Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados quando se utilizam águas de reuso, para o atendimento de finalidades que podem prescindir desses padrões de potabilidade.

    Na Covolan Têxtil, reutilizamos a água em um dos processos que mais demandam o seu consumo, a Sanforizadeira, chegando a representar em torno de 30% de toda a água utilizada em nossos processos produtivos.

    A água possui um mecanismo natural de circulação que a torna reutilizável várias vezes e para diversos fins. Em nossa empresa, este percentual referenciado não é descartado e sim, tratado e reaproveitado.

    Nós compreendemos a importância da água para a nossa sobrevivência pois ela é um dos mais importantes recursos naturais essenciais à existência de vida.

    Manual de Operação e procedimentos da ETE:

    Todos os nossos processos são documentados para maior eficiência e controle, garantindo assim a qualidade dos produtos e nossa responsabilidade com o Meio ambiente. Abaixo descrevemos alguns de nossos documentos elaborados para operação da Estação de tratamento de efluentes:
    • M ETE 01 – Manual de Operações da ETE.
    • IT 11 ETE - Procedimento DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio
    • IT 12 ETE - Procedimento Amônia MR
    • IT 13 ETE - Procedimento DQO
    • IT 14 ETE - Procedimento Fósforo Total
    • IT 15 ETE - Procedimento Nitrogênio Total HR
    • IT 16 ETE - Procedimento Phgametro AJX 512
    • IT 17 ETE - Procedimento Sílica Faixa Alta
    • IT 18 ETE - Procedimento Sólidos Suspensos Totais
    • IT 19 ETE - Procedimento Turbidez
    • IT 20 ETE - Procedimento Dureza Total LR
    • IT 21 ETE - Procedimento Nitrogênio Total LR
    • IT 22 ETE – Procedimento Cor da água
    • IT 23 ETE – Procedimento Nitrato
    • IT 24 ETE – Procedimento de investigação de análises de efluentes fora do padrão

    Atividades destinadas a melhorar a eficiência energética de produtos, serviços e processos:

    No ano de 2021 iniciamos nossas atividades para implantação da norma ISO5001 – Sistema de Gestão Energética, reconhecida mundialmente, que estabelece um sistema para que seja implantada a Eficiência Energética dentro das indústrias, instalações comerciais e em empresas como um todo. Muitos levantamentos já foram realizados e estamos em andamento. Entendemos o quão importante para o meio ambiente é essa implantação.

    A norma ISO 50001 nos leva a monitorar toda nossa cadeia produtiva, e consequentemente poderemos visualizar ações para à redução dos impactos ambientais.

    Planilhas de aspectos e impactos ambientais:

    Em nossa estruturação do sistema de gestão ambiental realizamos o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais, trata-se de um diagnóstico da situação ambiental de nossa empresa e auxilia o processo de tomada de decisões.

    As planilhas criadas trazem planos de ações elaboradas juntamente aos gestores dos processos para a mitigação dos impactos ambientais. Todos os setores da organização possuem estes controles, tanto setores fabris e administrativos, todos os colaboradores também possuem conhecimento.

    Rotinas de Gestão Ambiental:

    Em nossa estruturação do sistema de gestão ambiental realizamos a elaboração de procedimentos que garantem nosso compromisso com o meio ambiente, dentre eles podemos listar:
    • RGA 01 – Fumaça preta
    • RGA 02 – Descarte de Lâmpadas, pilhas e baterias
    • RGA 03 – Descarte de embalagens e tambores
    • RGA 04 – Coleta de resíduos sólidos
    • RGA 05 – Coleta de resíduos líquidos
    • RGA 06 – Entrega de produtos químicos
    • RGA 07 – Estação de tratamento de efluentes
    • RGA 09 – Backup para tratamento de efluentes
    • PSST 08 - Procedimento Manuseio, Armazenamento e Vazamento de Produtos Químicos

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Indicadores de desempenho ambientais:
    Os indicadores de desempenho ambiental são ferramentas que auxiliam a gestão da empresa, subsidiando informações sobre os impactos ambientais, cenários para reduções e consumos de materiais como papel, plástico e entre outros. A baixo seguem alguns dos nossos indicadores de desempenho ambiental:
    • Consumo de energia elétrica
    • Geração de Vapor – Biomassa
    • Consumo de combustíveis
    • Consumos de Gases para ar condicionado
    • Consumo de Gases GLP
    • Resumo de vendas de sucatas
    • Controle de Resíduos Recicláveis

    Indicadores de desempenho Estação de tratamento de Efluentes:

    Os indicadores de desempenho contribuem para mensurar as ações de qualquer setor, definindo se estão ou não entregando bons resultados. Diariamente monitoramos tudo o que é necessário para compreender e avaliar o desempenho da estação de tratamento de efluentes. A baixo segue alguns de nossos indicadores criando para acompanhar o desempenho da Estação de tratamento:
    • Balanço hídrico
    • % de eficiência de remoção de DBO
    • % de reuso no processo da sanforizadeira
    • Turbidez da água tratada

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Texto Inicial:

    A Covolan preza por processos e ações justas, abertas e transparentes, conduzindo suas operações e atividades em conformidade com todas leis aplicáveis, combatendo a todas as formas de condutas corruptas, tais como suborno e desvios.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Política de Suprimentos Covolan- Manual:

    O Grupo Covolan reconhece a necessidade de ter a capacidade de promover processos de suprimentos e contratações que garantam a competitividade, a integridade e a transparência. Essa capacidade deve ser utilizada em todos os seus processos de suprimentos e contratações.

    Para tal, elaboramos um procedimento que é seguido pelos colaboradores envolvidos. A Política de Suprimentos, que tem como base: Descrever as diretrizes para as aquisições e contratação de serviços (Segue trecho):
    a) Buscar alcançar economias em qualquer atividade, sem perder qualidade e eficiência nas contratações e aquisições;
    b) Utilizar fornecedores que implementem boas práticas sociais e ambientais;
    c) Estimular os mercados locais é uma preocupação do Grupo Covolan e esta deverá se refletir nos processos de suprimentos e contratações, sempre que for possível;
    d) Prezar pela transparência e lisura dos processos, não compactuar com comportamentos antiéticos.
    e) Ser assertivo na execução dos processos de suprimentos e contratações;
    f) Promover a igualdade de condições entre os concorrentes, fornecendo sempre a mesma informação a todos os interessados;
    g) Selecionar as propostas mediante julgamento objetivo, com critérios estabelecidos em cada processo e de conhecimento de todos.

    Política de suprimentos – Cartão Corporativo:

    Dentre nossos procedimentos está também o de uso dos cartões corporativo que tem por objetivo estabelecer as diretrizes e responsabilidades a serem seguidas nos processos de aquisição de materiais, serviços e Subprocesso e aquisição com pagamento através de Cartão. Segue trecho da política:

    • Com o intuito de assegurar a transparência e eficácia do processo de aquisição de materiais e serviços, subprocesso, aquisição com pagamento através de cartão corporativo, todos os agentes envolvidos nos processos, seja interno ou externo, são passíveis de avaliação realizadas pela Auditoria Interna do Grupo Covolan.
    • O descumprimento das obrigações aqui previstas caracteriza falta grave do colaborador, nos termos do artigo 482 da CLT.
    • Esta Política não poderá ser alterada, sob nenhum pretexto, através de circulares, mensagens ou quaisquer tipos de notas, exceto para os casos de urgência autorizados pela diretoria do Grupo Covolan.
    • Esta Política está em conformidade com a legislação vigente no Brasil e reflete o exercício das melhores práticas de negociação para o Grupo Covolan.
    • Esta Política passa a vigorar a partir da data de sua publicação.

    Código de Conduta Ética Especifico da Equipe de Suprimentos e Contratações do Grupo Covolan:

    O Código de Conduta Ética da Equipe de Suprimentos e Contratações do Grupo Covolan tem por objetivo principal servir como orientação aos colaboradores no exercício de suas atribuições, de forma a garantir a lisura e a integridade nos processos de aquisição, contratações e no relacionamento com os fornecedores. Ele deve complementar a Política de Suprimentos e Código de Conduta Ética da Instituição, detalhando as questões que envolvem especificamente esta equipe.

    detalhando as questões que envolvem especificamente esta equipe.
    Todas as pessoas são fundamentalmente livres e tem direito a individualidade, a privacidade e a tratamento digno e justo, sem discriminação de qualquer natureza. O Grupo Covolan tem o compromisso de manter uma postura íntegra nos relacionamentos e de desenvolver a liderança ética em toda instituição, estabelecendo o equilíbrio entre interesses de todas as partes. O Grupo Covolan e seus colaboradores se relacionam com prestadores de serviços e fornecedores idôneos, adotam processos de contratação imparciais e transparentes, zelando pela qualidade e viabilidade econômica dos serviços contratados e dos produtos adquiridos. Os colaboradores devem pautar seus comportamentos pelos princípios deste Código, tem o dever de lealdade à Instituição e de comprometimento com a missão, visão, os objetivos, princípios e normas estabelecidas. Não é permitido aos colaboradores o exercício de atividades conflitantes com os interesses do Grupo Covolan.

    Informações técnicas, comerciais e financeiras de propriedade exclusiva do Grupo Covolan não poderão ser divulgadas externamente pelo colaborador, mesmo após o término do vínculo empregatício, a menos que expressamente autorizadas.

    Descobertas ou melhorias resultantes de contribuição específica do colaborador que, para tal, tenha utilizado recursos, dados, meios, materiais, instalações ou equipamentos do Grupo Covolan são de propriedade exclusiva da Instituição.

    No relacionamento com prestadores de serviço, são confidenciais todos os dados técnicos, informações e resultados que lhe foram disponibilizados pelo Grupo Covolan, não podendo o contratado utilizá-los em proveito próprio ou de terceiros, salvo com autorização institucional.

    Código de Conduta Covolan:

    O código de conduta ética é direcionado para todos os seus conselheiros, sócios, funcionários, prestadores de serviços, na relação direta com seus fornecedores, clientes e comunidade. Para atender os requisitos de anticorrupção podemos destacar os trechos abaixo:

    “11. Negociem de forma justa, clara e transparente com clientes e fornecedores, estabelecendo uma relação de respeito, isento de qualquer preconceito, nunca oferecendo presentes, de qualquer espécie, ou outros benefícios para pessoas, incluindo autoridades públicas, sindicatos ou partidos políticos, cujos valores possam influenciar ou serem considerados influentes em decisões empresariais;

    “12. Nunca aceitem, direta ou indiretamente, dinheiro, presentes ou objetos de qualquer valor, de pessoas, empresas ou entidades que estejam interessadas ou já possuam relação comerciais com a Covolan Indústria Têxtil. Balizadores de conduta Conhecidas e aplicadas as premissas, a Covolan Indústria Têxtil, estabelece os seguintes balizadores que norteiam este código de conduta. A Covolan Indústria Têxtil direciona seus melhores esforços:

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Revisão periódica dos resultados pela alta administração:
    Na Covolan Indústria a revisão periódica dos resultados ocorrem nas reuniões de análise crítica, momento em que a alta direção e gestores avaliam criticamente o desempenho das ações promovidas em determinado período, seja de forma anual ou semestral.