Nova Piramidal - Comunicação de Progresso

Participant
Published
  • 04-Jan-2022
Time period
  • January 2019  –  December 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Temos o prazer de comunicar que a Nova Piramidal Thermoplastics S/A reafirma seu compromisso com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, onde apresentaremos a seguir nosso desempenho nos temas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção referente ao ano de 2020/2021.
    Nossa preocupação é contínua no sentido de ampliarmos nossas ações. Por isso, nossas estratégias estão pautadas no desenvolvimento de projetos e produtos voltados a sustentabilidade.

    Amauri do Santos e Wilson Cataldi
    Sócios - diretores

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A Piramidal estruturou um programa de conscientização sobre questões de saúde, bem estar e qualidade de vida para seus colaboradores. As palestras abordaram temas como: Bioergonomia home office, saúde emocional, controle e prevenção do estresse, “como lidar com as emoções”, entre outros. Também aplicou junto à área comercial a apresentação de vídeos voltados a educação financeira.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • 1. A Piramidal estruturou-se prontamente para proteger e resguardar seus colaboradores dos perigos e impactos decorrentes da Pandemia de Covid-19. Todos os colaboradores que trabalham no setor administrativo foram colocados em formato de trabalho remoto. A busca por garantir saúde e bem estar aos colaboradores contou com palestras sobre saúde emocional, bioergonomia no home office, pesquisa de clima organizacional com abordagem específica para colaboradores em trabalho remoto, entre outros. A pesquisa de clima organizacional apontou significativa satisfação pelo formato remoto de trabalho, mantido entre abril de 2020 e dezembro de 2021.

    2. Para os colaboradores que permaneceram em trabalho presencial, garantindo o pleno funcionamento da empresa, foram estruturadas orientações e fornecidos materiais e equipamentos de segurança. O empenho e comprometimento dos colaboradores que trabalharam de forma presencial ao longo do período da Pandemia foi reconhecido com uma homenagem publicada e divulgada pela empresa.

    3. A Piramidal estruturou um programa de incentivo a projetos sociais no entorno dos locais onde atua, com o objetivo de criar valor compartilhado nas comunidades em que a empresa possui suas instalações. A primeira fase do programa, implementada ao longo do ano de 2021 prevê o apoio a Instituições localizadas na cidade de Santana de Parnaíba, São Paulo e em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Em Santana de Parnaíba, a parceria foi estabelecida com o Projeto Movidos (doação) e com a Fundação Eprocad (lei de incentivo). Em Caxias do Sul, a parceria foi estabelecida com o Projeto Pescar. A Piramidal promoveu também iniciativas do apoio aos projetos parceiros, como a campanha de doação de brinquedos em Santana de Parnaíba, com o Projeto Movidos em outubro/21.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • No answer provided.
Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A Piramidal, preocupada em proteger a integridade física de seus colaboradores, segue com todas as regras e regulamentações perante a segurança do trabalho. Anualmente são efetuadas inspeções através dos laudos do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos ambientais) e do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), em atendimento a legislação vigente. Há controle de entregas de EPI de acordo com cada função, sendo renovado de acordo com a demanda, não ultrapassando um ano. Devido a pandemia da COVID-19, o uso da máscara se tornou obrigatório e a mesma é disponibilizada a todos os colaboradores, bem como álcool em gel.

    Na filial de Santana de Parnaíba foi instituída uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), onde os colaboradores podem agir de forma efetiva à promover a saúde e redução de acidentes de trabalho. Um exemplo é a aplicação de treinamentos de movimentação de carga, para mitigar riscos operacionais aos colaboradores. Além disso, são promovidas campanhas de vacinação de gripe a todos os colaboradores.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • 1. A Piramidal promove a igualdade e a diversidade no ambiente de trabalho. Em novembro de 2021, realizou um encontro entre o especialista Reinaldo Bulgarelli e a liderança da empresa, buscando identificar oportunidades de aumentar e potencializar a diversidade na empresa.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • 1. A empresa realiza pesquisas de clima organizacional periodicamente. Durante a Pandemia, foram realizadas pesquisas para colaboradores em regime de trabalho presencial, considerando todos os Centros de Distribuição, e em regime de trabalho remoto. A empresa é bem avaliada por seus colaboradores.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • 1. A Piramidal segrega e descarta corretamente os resíduos gerados. Além dos certificados comprobatórios de atendimento à legislação vigente, a empresa faz parte do Programa Internacional OPERATION CLEAN SWEEP, que segue os princípios do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, participando do Programa Pellet Zero. O Pellet Zero é um programa que fomenta a segregação e destinação correta de pellets, flakes e pós para o ambiente, reduzindo a geração de resíduos provenientes das operações da empresa.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • 1. Foram neutralizadas 940 toneladas de Carbono, tornando a Piramidal uma empresa Carbono Neutro, de acordo com as emissões que constam no Inventário de Gases de Efeito Estufa da empresa. Projeto escolhido: Aterro Bandeirantes.

    2. A Piramidal apoia o Programa Tampinha Legal, que possui caráter educativo na temática de economia circular. É uma iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, que busca aumentar o nível de esclarecimento em relação à destinação correta dos resíduos plásticos. A empresa também participa da Rede Empresarial de Cooperação para o Plástico, iniciativa promovida pela ABIPLAST, buscando unir diversos grupos envolvidos na cadeia do plástico para discussões sobre um “futuro mais sustentável” para este material. Apoia a iniciativa PIC PLAST – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, que prevê o desenvolvimento de programas estruturantes que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica.

    3. A Piramidal implementou uma unidade de SOLUÇÕES CIRCULARES, buscando oferecer produtos e serviços com menor impacto ambiental, integrando a preservação do meio ambiente com crescimento econômico, e auxiliando os clientes e parceiros no desenvolvimento de soluções integradas com o conceito de economia circular. Além dos produtos e serviços da Unidade de Soluções Circulares, a Piramidal desenvolveu a linha ECCOAR, que é composta por produtos reciclados pós consumo de alta qualidade para as mais diversas aplicações.

    4. A Piramidal realiza investimentos socioambientais por meio de leis de incentivo, como os projetos de incentivo ao esporte patrocinando Cai Collet e Sérgio Jimenez e apoiando a revitalização da praça 14 Bis.

    5. O PPR foi criado em 2003 com o objetivo de distinguir a excelência e as contribuições dadas ao setor por transformadores, distribuidores de matérias-primas, componedores, recicladores e fabricantes de máquinas, além dos profissionais que mais se destacaram nas áreas de petroquímica e distribuição. Para identificar as empresas que se destacam como modelos de excelência e elaborar o ranking Brasileiro da indústria de plásticos, uma pesquisa é realizada pela Plásticos em Revista e CHMcorpp por meios digitais e/ou via telefonemas. O principal respaldo do prêmio é o lastro de mais de 59 anos de Plásticos em Revista, veículo independente, integrante da Editora Definição, e que lidera a cobertura especializada no setor plástico nacional. E em 2021  mantendo a posição de excelência operacional entre os distribuidores do mercado, assim como tem feito todos os anos desde 2003 a Piramidal foi premiada em todas a categorias de Top Distribuidor. Se destacando com o Melhor Portfólio de Produtos, Melhor Atendimento Interno, Melhor Atendimento Externo, Melhor Logística, Melhores Ações de Sustentabilidade e Destaque para a Vendedora Interna Viviane Andrade reconhecida como Top Profissional  em Plástico de Engenharia.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • 1. A Piramidal faz a gestão das emissões de gases que provocam o efeito estufa e em 2021 fez sua adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol, tendo recebido o Selo Prata no ciclo 2021, ao reportar as emissões relativas ao ano de 2020. O volume de emissões de GEE contabilizadas, de escopos 1 e 2, foi neutralizado por meio da compra de créditos de carbono, tornando a Piramidal uma empresa “Carbono Neutro”.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A Piramidal busca combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. Todas as formas de suborno e fraude, como o uso de rotas alternativas para garantir benefícios privados ou relacionados ao trabalho ilegal, são inaceitáveis. Benefícios indevidos ou benefícios concedidos a um funcionário público ou outro terceiro não são permitidos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • 1. A empresa possui um Código de Ética e Conduta que formaliza seu posicionamento como uma empresa ética e transparente. O documento é conhecido pelos colaboradores e stakeholders externos, como fornecedores e clientes, e salienta a tolerância zero à corrupção, ao suborno e à extorsão. Salienta os valores da Piramidal, identifica as responsabilidades para a execução das práticas éticas e orienta seu cumprimento.

    2. A Piramidal implementou um canal de denúncias, gerenciado por terceira parte, para receber e encaminhar as denúncias de forma anônima. Foi implementado um Comitê de Ética, formado por membros da média liderança, para analise criteriosa em caso de denúncia, bem como, riscos em relação ao nosso código de ética.

    3. A Piramidal implementou iniciativas para adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, como o Relatório de Impacto à Proteção de Dados. Possui uma Política de Segurança da Informação adequada a legislação, além de treinar seus colaboradores sobre o tema. Foi implantado o Termo de Ciência de Compartilhamento de dados para seus colaboradores, e foram adequados os contratos junto aos fornecedores/operadores, seguindo a nova legislação. O site da empresa e o atendimento ao cliente foi readequado para seguir todas as determinações da nova lei. Sempre atenta as questão de controle, a Piramidal possui procedimentos para avaliar e mitigar os riscos em relação ao vazamento de dados.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • No answer provided.