Comunicado de progresso 5SS

Participant
Published
  • 27-Dec-2021
Time period
  • February 2021  –  December 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Aparecida de Goiânia, 23/11/2021

    Para nossos stakeholders:

    Tenho o prazer de confirmar que a 5 Estrelas Special Service reafirma seu apoio aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

    Nesta Comunicação de Progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar essas informações com nossos públicos de relacionamento, utilizando nossos principais canais de comunicação.

    Atenciosamente,

    Edson Wanderley Tucci de Carvalho
    Diretor Presidente Grupo 5SS

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • POLITICA DE SUSTENTABILIDADE – GRUPO 5SS

    Objetivo

    • Estabelecer as diretrizes para a inserção dos Aspectos Sociais, Ambientais e de Governança aos seus negócios, reafirmando o compromisso da empresa com a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas, fazendo com que um recurso natural explorado de modo sustentável possa também ser explorado por gerações futuras.

    II. Abrangência

    • Todos os Gestores (Gerentes, Diretores) devem definir seus direcionamentos a partir das orientações previstas na presente Política, considerando as necessidades específicas e os aspectos legais e regulamentares a que estão sujeitas.

    III. Diretrizes

    Ética em todas as relações

    1.1. A Ética é um valor da 5SS e deve ser premissa para o relacionamento com todas as partes interessadas e os preceitos da conduta ética estão estabelecidos no Código de Conduta Ética e definem os comportamentos desejados dos colaboradores.

    3. Responsabilidade Social e Respeito aos Direitos Humanos

    3.1. A 5SS está comprometida com a promoção e proteção dos direitos humanos e a liberdade fundamental em todas as suas relações de negócio;

    3.2. As relações da companhia com as partes interessadas, são baseadas em seus valores, atuando de forma ética, transparente e responsável, promovendo a valorização da diversidade, visando combater a discriminação em qualquer de suas formas – por sexo, cor, raça, idioma, etnia, deficiência, orientação sexual, condição financeira, religião, origem nacional ou social, estado civil, opinião política, idade ou qualquer outra característica pessoal;

    3.3. A 5SS defende os direitos fundamentais nas relações de trabalho e repudia a exploração das pessoas, em especial crianças e adolescentes, respeitando a legislação brasileira e normas internacionais, tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos;

    3.4. A 5SS não compactua com a exploração sexual de menores em sua cadeia de valor, assim como não aceita a utilização de seus produtos/serviços por clientes que possam explorar esta atividade;

    3.5. A 5SS respeita a privacidade e assegura a liberdade de opinião e expressão dos seus colaboradores, clientes, fornecedores e de todos os demais envolvidos nas suas relações de negócio, estabelecendo estruturas internas e procedimentos visando à proteção desses direitos.

    4. Responsabilidade na cadeia de valor

    4.1. A 5SS estimula a transparência e o diálogo ao longo da sua cadeia de valor, que é incentivada a promover boas práticas socioambientais e de governança, especialmente nas relações estabelecidas com a 5SS;

    4.3. A proteção e promoção dos direitos humanos e às liberdades fundamentais devem ser respeitadas e implementadas na cadeia de valor e a 5SS priorizará os fornecedores que estejam engajados e pratiquem a responsabilidade socioambiental, estando assim em conformidade com os princípios definidos neste documento;

    4.4. Parcerias, apoios e cooperação com entidades governamentais, ONGs e atores sociais são realizados para o desenvolvimento e promoção de ações de responsabilidade socioambiental em diversos segmentos da sociedade civil.

    9. Riscos Socioambientais

    9.1. A 5SS possui um método que fornece subsídios para identificar, avaliar, responder, monitorar e reportar o risco socioambiental ao Comitê de Riscos e aos órgãos reguladores, conforme o caso.

    9.2. A 5SS identifica e avalia os riscos socioambientais com colaboradores, fornecedores, clientes, produtos, serviços, sistemas e processos.

    Metas para 2022

    - Treinamentos voltados para a área de direitos humanos
    - 100% colaboradores treinados com código de conduta ética
    -Mais parcerias de projetos sociais voltados para os direitos humanos

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • - Criação do manual de conduta ética
    - 100% dos funcionários treinados
    - Central de comunicação direta dos colaboradores para reclamações, sugestões...
    - Criação do departamento de desenvolvimento sustentável
    - Ações de cidadania
    - Parcerias com ONGS e projetos locais

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Em 2021 atendemos mais de 200 famílias no projeto Colo da Vó Nadir, que realizou mais de 2000 refeições para as familias carentes da comunidade Quilombola de Aparecida de Goiânia. Em 2022 queremos ampliar o projeto e desenvolver juntos ações de cidadania, com consultas médicas e odontológicos, ações de conscientização dos recursos naturais.
    Em seu código de condutas éticas a empresa se compromete a rechaçar as violações dos direitos humanos em qualquer situação. Nossos colaboradores são constantemente treinados para que essa prática seja sempre observada.
    Não tivemos nenhum processo, sentença ou outros eventos relacionados aos direitos humanos em 2021
    Os gestores de cada estado, juntamente com o Head Office da empresa devem manter atualizados mensalmente todo tipo de procedimento, inclusive aqueles que se relacionam com os direitos humanos.
    Não foi observado nada fora da normalidade em 2021 em auditorias internas realizadas pela empresa

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • - Em sua carta de comprometimento com o pacto global e em seu caderno de filosofia a 5SS faz referência a carta de direitos humanos da ONU
    - Caderno de filosofia com todas as políticas e visão da empresa
    - Transparência no relacionamentos internos: Acreditamos que um bom ambiente de trabalho, seguro e saudável, com pessoas competentes, valorizadas e engajadas, potencializa nossos resultados. Buscamos um espaço diversificado e de inclusão, que valoriza a inovação e o respeito, repudiamos o trabalho escravo e infantil e não toleramos qualquer tipo de discriminação.
    - Nos Relacionamentos Externos: A ética e a integridade norteiam as nossas ações e atividades
    nas relações com os nossos Clientes, Fornecedores, Sindicatos, Governos, Concorrentes e Comunidades. Estamos totalmente comprometidos com o cumprimento das Leis e com a Prevenção à Fraudes e à Corrupção. Respeitamos o meio ambiente no desenvolvimento de nossas atividades, bem como os
    costumes das comunidades que nos acolhem.
    - Código de conduta ética da empresa descreve todas as ações pautadas nos direitos trabalhistas que a empresa e seus colaboradores devem exercer:
    - Preservar a segurança do trabalho
    - Garantir aos empregados a livre associação sindical e o direito à negociação coletiva. Reconhecendo os sindicatos e associações de classe como seus legítimos representantes, com os quais mantem diálogo respeitoso e construtivo e negociações transparentes, cumprindo os acordos estabelecidos.
    Política da Segurança e Saúde Ocupacional
    O GRUPO 5SS tem como política preservar a saúde e a integridade física de seus
    Colaboradores; Clientes e Terceiros através da adoção de práticas seguras de trabalho no
    desenvolvimento de suas atividades e serviços.
    Para que esta política torne-se realidade, estabelecemos como compromissos permanentes:
    1. Garantir o cumprimento da lei, regulamentações gerais e padrões relevantes. Na ausência
    de regulamentação apropriada, os padrões que refletirem as melhores práticas serão
    adotados;
    2. Atuar preventivamente quanto aos riscos de cada operação e a exposição de nossos
    colaboradores e comunidade aos mesmos;
    3. Manter a equipe conscientizada, treinada e qualificada para cumprir seus deveres e
    responsabilidades;
    4. Promover iniciativas inclusive com a participação de nosso Cliente para, continuamente
    reduzir os riscos de segurança e saúde ocupacionais associados às nossas atividades
    operacionais;
    5. Alocar recursos adequados, apropriados e otimizados para promover a melhoria contínua;
    6. Prover um ambiente de trabalho condizente com a segurança e a saúde;
    7. Estabelecer que o gerenciamento da segurança e saúde ocupacional seja responsabilidade
    primordial, além do SESMT; de todos os gerentes, supervisores, encarregados e líderes.
    8. Obter o envolvimento dos colaboradores e consultá-los, para conquistar o comprometimento
    deles com esta Política;
    9. Na abordagem da implementação de padrões e procedimentos, deve ser adotado um
    regime de tolerância zero.
    10. Determinar objetivos de segurança e saúde baseados num plano estratégico abrangente e
    medir o desempenho em conformidade com este plano;
    11. Conduzir as avaliações de risco necessárias a fim de minimizar e controlar os fatores de
    riscos ocupacionais;
    12. Monitorar constantemente os efeitos das atividades operacionais da Empresa quanto à
    segurança e saúde dos colaboradores.
    13. Fornecer equipamentos certificados de proteção individual (EPI) sempre que necessários.
    14. Comunicar abertamente com transparência para os colaboradores e outros interessados os
    assuntos de segurança e saúde.
    15. Avaliar a eficácia dos sistemas administrativos e operacionais através de auditorias
    periódicas e influenciar os parceiros para que apliquem esta Política e a promovam em
    outras realizações empresariais.

    Departamento jurídico próprio que avalia e acompanha caso à caso dos processos trabalhistas e todas as ações são respeitadas pro lei.
    Todos os anos a empresa tem como objetivo zerar os procedimentos trabalhistas levados a justiça, todos os casos são previamente acompanhados e todas as normas e condutas são respeitadas dentro dos princípios legais que regem o país.
    Zero acidente de trabalho
    Cumprimento de 100% de suas responsabilidades fiscais, sociais e trabalhistas dentro dos prazos do ano vigente
    Todos os benefícios pagos para 100% dos funcionários dentro dos prazos legais

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Funcionários entrevistados periodicamente com intuito de escutar opiniões, sugestões e elogios em relação os serviços prestados, setor de trabalho, chefia, ações da empresa em relação aos direitos trabalhistas, entre outras questões. Resultado de 91% das pessoas entrevistadas tendo como avalição ótima da empresa em relação aos direitos trabalhistas
    Funcionários treinados periodicamente em relação aos seus direitos
    A nossa politica de segurança do trabalho da todas as diretrizes e procedimentos adotados pela empresa para garantir a segurança de todos os seus funcionários, além disso possuímos os departamentos de SESMT e DP que monitoram e auxiliam todos os colaboradores.
    Em seu código de conduta a empresa repudia toda prática de assédio e descriminação de qualquer natureza
    A empresa cumpre e participa de todos os acordos coletivos realizados dentro do cenário nacional, e garante que 100% de seus contratos de trabalho são realizados de acordo com os contratos coletivos de cada estado e feito pelos seus sindicatos e associações legais.
    A empresa faz parte do Pacto Global da ONU e se compromete com todas as práticas legais que regem o acordo de direitos humanos e trabalhistas

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • As mulheres representam um maior número de colaboradores na empresa com mais de 70% do seu efetivo, entre as chefias as mulheres também são maioria, são 63% que ocupam cargos de chefia.
    Temos colaboradores de todas as etnias, gêneros e idade, nosso compromisso com a diversidade está descrito nas nossas políticas e em nosso código de conduta
    A cada ano as ações em relação a processos trabalhistas estão diminuindo, tendo o acompanhamento dos departamentos responsáveis, o treinamento dado aos funcionários, o compromisso com a transparência em suas relações de trabalho e o cumprimento integral de todas as obrigações legais, nosso objetivo é não ter processos trabalhistas na justiça

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Meio Ambiente:

    • Cumprir os compromissos assumidos com os órgãos reguladores das questões ambientais e metas relativas à preservação do meio ambiente, incentivando as comunidades e os funcionários a se engajarem na causa.
    • Contribuir para a preservação do meio ambiente, por meio da gestão dos impactos potenciais das suas atividades.
    • Utilizar racionalmente de forma sustentável os recursos naturais renováveis e não renováveis (água,energia elétrica, etc), adotando, quando necessário, campanhas educativas que promovam o engajamento dos funcionários e da sociedade.
    - Nenhuma violação ao meio ambiente registrada em 2021
    - Produtos de limpeza biodegradáveis
    - Fornecedores que incentivam e praticam práticas sustentáveis
    - 100% de nossos produtos biodegraveis
    - Zero multa ambiental
    - Redução da emissão de carbono por queima de combustíveis de 80%
    - Investir em inovação tecnológica
    - Energias sustentáveis em suas instalações de trabalho

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Treinamentos periódicos são realizados com todos os colaboradores
    Reciclagem de 100% dos materiais de escritório
    Estudo de energia solar para o Head Office
    Criação da horta comunitária que alimenta as famílias do projeto Colo da Vó Nadir
    Novas tecnologias adquiridas para aumentar a produtividade e reduzir os danos ambientais com baixo consumo de água e energia
    Monitoramento e programação de rota de trabalho por APP, reduzindo o consumo de gasolina e o tempo que os supervisores ficam em trânsito com os carros da empresa
    O departamento de desenvolvimento sustentável realiza monitoramento constante a todos os setores da empresa, auxiliando o departamento de operações, trabalhando em conjunto com os departamentos pessoais e de gestão de pessoas, além de promover treinamentos e eventos sociais e ambientais em prol de um maior engajamento por parte dos colaboradores e garante que todas as práticas de desenvolvimento sustentáveis sejam cumpridas.
    Todos os alvarás e licenças ambientais devidamente válidos

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A empresa tem seu departamento pessoal, jurídico e sustentável para apurar e defender em caso de possíveis incidentes, pelo excelente trabalho não tivemos nenhum incidente ambiental em 2021
    Em 2021 investimentos em tecnologia, garantindo máquinas, produtos e equipamentos que promovem uma maior produtividade e redução dos recursos naturais e energéticos utilizados
    Reduzimos em 64% o consumo de combustível e temos como objetivo reduzir em 80% o consumo ao final de 2022

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • O Grupo 5SS repudia toda e qualquer prática de corrupção e age com respeito as leis para coibir, conter e apurar toda forma de corrupção
    Governo:

    • Cumprir as diretrizes governamentais e prestar informações precisas e completas.
    • Manter na sua atuação externa um relacionamento aberto e construtivo com órgãos de governo de todos os níveis, respeitadas as orientações da empresa.
    • Cumprir com rigor a legislação vigente.
    • Cumprir os compromissos assumidos com os órgãos de Governo.
    • Acatar e contribuir com fiscalizações e controles dos Poderes Públicos.

    Parceiros de Negócio:

    • Buscar a preservação dos interesses e integridade da empresa.
    • Agir de forma honesta, leal e transparente, incentivando a adoção pelo parceiro dos princípios e normas de conduta deste manual.

    Comunidades e Sociedade:

    • Manter canais permanentes de comunicação e diálogo com as comunidades onde atua, com o objetivo de prevenir, monitorar e controlar os impactos dos produtos comercializados pela empresa.
    • Manter uma relação de respeito e não discriminação com as pessoas das comunidades onde a empresa se situa.
    • Respeitar e preservar a cultura das comunidades onde a empresa realiza ações.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Não tivemos em 2021 nenhum caso de corrupção dentro da organização e de seus parceiros de negócio, esse levantamento é realizado pelos gestores locais e devidamente informados para os demais departamentos da empresa
    Funcionárias passam por reciclagem de treinamento a cada 6 meses sobre o código de conduta ética no qual é pautada as práticas anti-corrupção adotadas pela empresa
    Todos os nossos funcionários são orientados a coibirem e recusarem qualquer prática de corrupção, abuso e discriminação

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • A empresa coíbe repudia todo e qualquer tipo de prática de corrupção e caso seja evidenciada tal prática os responsáveis são devidamente acionadas judicialmente
    Não foi evidenciada nenhuma prática de corrupção em 2021
    São realizadas auditorias periódicas para coibir e orientar sobre esse tipo de prática
    A alta administração da empresa é ativa na orientação e resolução de qualquer tipo de prática associada a corrupção