Communication on Progress

Participant
Published
  • 10-Mar-2021
Time period
  • March 2020  –  March 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Enviado por email para todos os colaboradores em 10/02/2021
    Renovamos nosso compromisso com
    o Pacto Global da ONU

    Caros Colaboradores,

    A Imagem Geosistemas é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, e acabamos de renovar nossa adesão à maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

    Isso significa que reforçamos a intenção de adotar políticas e ações voltadas a questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG – sigla em inglês) e que estejam alinhadas aos 10 princípios universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

    Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações da nossa empresa e nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

    Contamos com todo o Time nessa jornada!

    Atenciosamente,

    Ana Claudia Fagundes Brum
    Diretora Executiva

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A alta direção considera relevante a Declaração dos Direitos Humanos para toda a organização para demonstrar preocupação com as necessidades essenciais da pessoa.
    Para reforçar esta ideia foi enviado um comunicado para todos os colaboradores no dia 07/07/2020 reforçando as ações de implantação do Sistema de Gestão Antissuborno e o local onde estão disponibilizadas as políticas de Governança, dentre elas o código de conduta.

    O Código de conduta no item Princípios Gerais do Código de Conduta declara os Princípios da empresa que explicita a importância do respeito aos Diretos Humanos em toda sua dimensão.
    Os princípios declarados são:
    1. Respeitar e valorizar o ser humano em todas as suas dimensões.
    2. Praticar os valores e o espírito de grupo da Imagem e respeitá-los de forma adequada.
    3. Ter postura ética nos relacionamentos e negócios e cumprir as leis, normas e políticas da Imagem.
    4. Respeitar e cuidar do ambiente, tanto interno quanto externo.
    5. Valorizar todos os públicos com os quais nos relacionamos, em especial os clientes, funcionários, parceiros e sócios. Proteger o patrimônio da Imagem, tangível e intangível, além de buscar a melhoria contínua da qualidade e facilitar o desenvolvimento de novas idéias.
    6. Não atuar em causa própria ou praticar qualquer ato que caracterize conflito de interesses.
    7. Usar adequadamente as ferramentas de trabalho e zelar pela segurança da informação.
    8. Relacionar-se adequadamente com autoridades, entidades, órgãos, mídia e pessoas públicas.
    9. Valorizar a verdade, a livre iniciativa e a democracia.
    São levantados os riscos e oportunidades relacionados aos direitos humanos e cadastrados no sistema da qualidade e ações para mitigação ou potencialização são definidos e acompanhados sistematicamente.

    Para os parceiros ne negócio temos cláusulas especificas de compliance e eles tem que dar aceite de nossas políticas de governança e conscientizações periódicas são realizadas.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • A Organização tem Ferramentas de Comunicação: instrumentos utilizados para alcançar maior amplitude no que é comunicado, tais como: blog, mural, comunicados, resenhas, campanhas internas e externas, assessoria de imprensa, website, redes sociais, entre outros para divulgar e conscientizar a organização sobre os Diretos Humanos.

    O Código de Conduta reforça os seguintes pontos:
    As diferenças humanas devem ser respeitadas e não são aceitos, nem tolerados, quaisquer atos ou práticas que caracterizem discriminação de sexo, orientação sexual, cor, idade, credo, etnia, estado civil, parentesco ou de deficiência física/mental.
    A Imagem Geosistemas não permite qualquer forma de assédio nas relações entre seus colaboradores, seja ele de natureza moral ou sexual, independentemente da posição que ocupem.
    Todos os colaboradores, independentemente da posição que ocupem, devem contribuir para um clima de trabalho aberto, inclusivo e respeitoso.
    Aquele que perceber quaisquer situações inadequadas em relação ao que está estipulado neste código, além de poder usar os canais de acesso para críticas, sugestões, denúncias, dúvidas ou reclamações deve comunicar sua preocupação para o Compliance Office ou para um membro do Comitê de Compliance valendo-se dos canais:
    Os incidentes do canal de integridade são recebidos pelo Compliance Officer.
    Quando o incidente for relativa a ato praticado pelo Compliance Officer, o mesmo deverá ser encaminhada no email comitedecompliance@grupoimg.com.br, quem recebe o email é a Ivone Masago.
    Se quiser falar com Compliance Officer para tirar dúvidas ou fazer denúncia tem o email compliance@img.com.br. Este e-mail manterá a identidade do colaborador como confidencial.
    Para informar incidente, dúvida utilizar o canal anônimo:
    http://grupoimg.com.br/canal-de-integridade
    As empresas controladas , parceiros e fornecedores também aderem ao programa e tem acesso ao canal de integridade.
    Toda demanda recebida terá garantido total anonimato de quem comunicou, se este for seu desejo e confidencialidade no trato das ações.
    Na política de Recursos Humanos tem os princípios gerais do grupo Imagem para orientar ações dos colaboradores:
    Atuação de forma sinérgica, de modo a se obterem os melhores resultados para as empresas do Grupo;
    Responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, higiene e segurança do trabalho em todas as suas ações;
    Ética como fator indispensável no relacionamento com clientes, colaboradores, fornecedores e demais entes da sociedade;
    Satisfação de clientes, colaboradores e sócios, considerando que a produtividade, competitividade e rentabilidade são decorrências naturais e necessárias desse processo;
    Constante aperfeiçoamento, valorização profissional e crescimento pessoal dos colaboradores, propiciando a igualdade de oportunidades de desenvolvimento profissional e humana;
    Prática da honestidade, justiça, transparência e respeito, valorizando o ser humano em sua privacidade, dignidade e individualidade;
    Rechaçar qualquer prática de discriminação que concerne à origem, raça, cor, condições sociais e econômicas, etnia, sexo, idade, religião, incapacidade física, orientação sexual e quaisquer outras formas de preconceito.
    A responsabilidade relacionada a esclarecimentos sobre a proteção dos Direitos Humanos na empresa é do superior hierárquico e, na ausência deste, ao responsável pela Área Recursos Humanos da Imagem.
    Situações não previstas neste código devem ser resolvidas pela Diretoria Executiva

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A Gestão corporativa tem um indicador de atendimento do Pacto Global considerando meta 0 (zero)para infrações de : Direitos Humanos, Relações Trabalhistas, Meio-Ambiente e Corrupção.
    Outra avaliação é ter 100% das denúncias tratadas (indicador semestral). Em 2020 100% delas foram tratadas foi enviado aos colaboradores em 28/09/2020 o mapa de calor das principais preocupações apontadas no canal de integridade de 2019 e 2020.
    Avaliações de diagnóstico dos atuais processos de Gestão Anticorrupção foram realizadas e os processos organizacionais já foram ajustados. Em 2020 auditorias internas ISO 37001 e 9001 serão integradas.
    Indicadores definidos:
    % de riscos baixos e moderados: avalia o percentual de riscos baixos + moderados.
    Denúncias tratadas: temos que ter 100 % das denúncias tratadas, sejam elas informadas pelo canal de integridade, email ou pessoalmente.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • As Políticas escritas da empresa para apoiar a liberdade de associação e negociação coletiva e a eliminação de trabalho forçado, trabalho infantil e discriminação no emprego estão no Código de Conduta declarando que a Imagem Geosistemas deve sempre se manter equidistante dos partidos políticos, incentivando a democracia e a livre iniciativa. Os colaboradores não podem emitir em nome da empresa posições partidárias, a fim de não comprometer a neutralidade da empresa. e quando os colaboradores se candidataram a cargo político deve pedir a suspensão do seu contrato de emprego

    A Imagem Geosistemas não utiliza nem aceita parceiros e fornecedores que atuam com trabalho escravo e/ou força de trabalho infantil. Os parceiros fornecedores deverão declarar que se estão cientes e se adequam aos padrões de conduta da Imagem. Os contratos tem cláusulas para concordância com as políticas e qualquer infração as estas políticas será motivo para quebra imediata do relacionamento com a Imagem Geosistemas.

    Para evitar possíveis conflitos de interesse ou dúvidas de interpretação, todo colaborador, antes de aceitar cargos em entidades e órgãos, deve comunicar previamente ao seu superior imediato

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • A Organização tem Ferramentas de Comunicação: instrumentos utilizados para alcançar maior amplitude no que é comunicado, tais como: blog, mural, comunicados, resenhas, campanhas internas e externas, assessoria de imprensa, website, redes sociais, entre outros, caixas de sugestões da intranet para divulgar e conscientizar a organização sobre políticas trabalhistas.

    Política de Recursos Humanos

    Foi criada a Política de Recursos Humanos para estabelecer claramente os direitos e responsabilidades dos funcionários e sua remuneração e benefícios. A Empresa cumpre a a CLT(Consolidação das Leis do Trabalho (artigo 62 da CLT)

    Benefícios

    O bem-estar do colaborador é essencial para a Imagem. Para a empresa é muito importante proporcionar as melhores condições para todos os colaboradores, sempre de maneira transparente.
    Benefícios são vantagens que o colaborador usufrui por trabalhar na Imagem. Eles representam uma remuneração indireta, que tem como finalidade atrair e reter recursos humanos. É por meio dos benefícios que a empresa auxilia o empregado a atender necessidades em relação à aposentadoria, à alimentação, à saúde, ao transporte, à formação profissional, entre outros.

    Os benefícios também fazem parte da sua remuneração porque impactam positivamente na economia familiar do colaborador. Basta imaginar quanto comprometeria a renda do colaborador se precisasse contratar um plano de saúde diretamente do mercado.
    Vale Transporte

    O Vale-Transporte constitui benefício que o empregador antecipará ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa.

    O Vale-Transporte é utilizável em todas as formas de transporte coletivo público urbano ou, ainda, intermunicipal e interestadual com características semelhantes ao urbano, operado diretamente pelo poder público ou mediante delegação, em linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente.

    Alimentação

    A empresa fornece Vale Refeição: para os funcionários.

    Convênio com Farmácia

    A Imagem realizou convênio uma rede de farmácia no qual os colaboradores têm desconto de medicamentos e podem pagar a vista ou através de desconto em folha.

    Seguro Saúde

    A Imagem valoriza a saúde de seus colaboradores e familiares. A Empresa oferecerá o seguro da Bradesco Seguros com planos todos com abrangência Nacional.

    A organização tem CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) eleita e instituída .
    O objetivo da CIPA é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos e a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.
    Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.
    - A CIPA promove, anualmente, em conjunto com Departamento de Recursos Humanos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPATMA e Meio Ambiente e de campanhas para a saúde.

    - Durante a pandemia foi disponibilizado um canal de contato da Eviva ,clínica do grupo Imagem ,para dúvidas com relação ao COVID 19, SINAIS DE ALERTA, sobre quando procurar um serviço de emergência, quando há a necessidade de se realizar ou não home office, fazer uma triagem para realizar consultas presenciais, e também para consultas via telemedicina.

    Fornecedores

    No código de conduta orienta que parceiros de negócios e fornecedores adotem os princípios Trabalhistas. O relacionamento com os parceiros e fornecedores deve ser baseado na relação ganha-ganha, visando a prosperidade e geração de valor para ambas as partes e deve ser exigido deles o cumprimento de suas obrigações legais, a conduta ética e o respeito aos valores da Imagem

    O Código de Conduta contempla o tema Segurança e Saúde no trabalho que declara como o colaborador contribui para garantir a Segurança e Saúde no trabalho. Todo colaborador da Imagem Geosistemas é responsável por contribuir para a segurança do trabalho, sugerir melhorias, tomar medidas preventivas ou notificar quem de direito internamente quando perceber qualquer condição insegura.
    Da mesma forma deve se comportar em relação a ambientes ou condições insalubres ou ergonômicas que coloquem em risco a saúde de qualquer colaborador.

    As diferenças humanas devem ser respeitadas e não são aceitos, nem tolerados, quaisquer atos ou práticas que caracterizem discriminação de sexo, orientação sexual, cor, idade, credo, etnia, estado civil, parentesco ou de deficiência física/mental.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Descrição de como a empresa monitora e avalia o desempenho

    A Alta direção tem um indicador de atendimento do Pacto Global considerando meta 0 (zero)para infrações de : Direitos Humanos, Relações Trabalhistas, Meio-Ambiente e Corrupção.
    A organização definiu indicadores que avaliam os processos internos para garantir a segurança e saúde dos colaboradores:

    Indicador de Comunicação sobre temas de saúde
    Indicador que mede se as comunicações mensais sobre temas de saúde estão sendo realizados pelo RH:

    Em 2021 os comunicados sobre saúde forma enviadas mensalmente aos colaboradores.

    Indicador de autuação RH
    Indicador que se mede autuações do RH.
    Em 2021 não teve nenhuma autuação.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Foi ajustada a Política de Gestão em 09/11/2020 e informada a todos os colaboradores, reforçando a preocupação da empresa com as questões Ambientais:
    “Nova Política de Gestão
    “As práticas da Governança Corporativa contribuem para o atingimento dos resultados desejados, a partir de uma liderança focada na gestão e engajamento dos colaboradores para atingir os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico.

    O Grupo Imagem veda e proíbe qualque¬¬r prática que possa resultar em Suborno.
    A independência de atuação do Compliance Officer favorece o encorajamento da denúncia com base na boa-fé, evidências ou em uma razoável convicção na confiança e sem medo de represália, assegurando a aplicação das penalidades previstas em lei.

    Buscando a realização no nosso Propósito Central de: “Servir Nossos Clientes”, O Grupo Imagem está engajado na melhoria contínua dos processos para atender os requisitos de cliente, estatutários de produto e serviço, assim como às leis aplicáveis na prevenção do Suborno e Compliance, estimulando evolução dos atuais negócios do Grupo com ética, integridade e honestidade, e na criação de novas linhas com o objetivo de sustentar o patamar conquistado e evoluir a Corporação Imagem.
    Somos cumpridores de nosso papel social, nos comprometendo na utilização dos recursos naturais com responsabilidade na proteção do meio ambiente, segurança e saúde ocupacional dos nossos colaboradores.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Descrição de ações concretas para implementação de políticas ambientais, redução de riscos ambientais e resposta a incidentes ambientais.

    A Organização tem Ferramentas de Comunicação: instrumentos utilizados para alcançar maior amplitude no que é comunicado, tais como: blog, mural, comunicados, resenhas, campanhas internas e externas, assessoria de imprensa, website, redes sociais, entre outros, caixas de sugestões da intranet para divulgar e conscientizar a organização sobre Políticas Ambientais.

    Para conscientização dos colaboradores sobre a questão ambiental a CIPA também organiza anualmente palestras na Semana de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente com a participação dos colaboradores.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A Alta gestão a tem um indicador de atendimento do Pacto Global considerando meta 0 (zero)para infrações de : Direitos Humanos, Relações Trabalhistas, Meio-Ambiente e Corrupção.

    São avaliados no processo de auditoria interna do sistema da qualidade o atendimento aos requisitos de processos de gestão ambiental e saúde ocupacional com o objetivo de avaliar os pontos fortes e fracos do Sistema de Gestão da Qualidade, melhores práticas de gestão ambiental e segurança para demonstrar por meio da obtenção de evidências objetivas que os requisitos existentes estão sendo atendidos e que o sistema é eficaz.
    Os resultados das auditorias internas são entradas para as reuniões de análise crítica pela direção.

    Também monitorados através dos indicadores de acidentes ambientais e autuações de meio ambiente de órgãos fiscalizadores)

    Indicador de Autuações de meio ambiente de órgãos fiscalizadores: Mede o nº de autuações Número de atuações de Meio Ambiente por órgãos fiscalizadores
    Não houve em 2021 nenhuma ocorrência de Autuação de meio ambiente por órgãos fiscalizadores;

    Indicadores de Acidentes Ambientais: Mede os acidentes Ambientais , ou sejam todo e qualquer evento não previsível que possa causar danos ao meio ambiente ou colocar em risco a saúde humana.
    Não houve em 2021, nenhuma ocorrência de acidentes ambientais;
    EXEMPLOS DE ACIDENTES AMBIENTAIS Derrame de óleo;
    • Acidente com produtos químicos (derrames, incêndios em industrias. No comércio, depósito e transporte - em rodovias, ferrovias e hidrovias);
    Mortandade de animais (principalmente de peixe

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A política de prevenção ao suborno, corrupção e lavagem de dinheiro reforça que a Imagem Geosistemas proíbe qualquer oferta, promessa, autorização ou pagamento em dinheiro ou qualquer bem de valor a funcionários públicos ou seus familiares, direta ou indiretamente, através de parceiros, objetivando uma vantagem imprópria. Estas ações são consideradas crime pela Lei Anticorrupção brasileira e leis e acordos internacionais. O Grupo IMAGEM cumpre integralmente a legislação vigente e demais regulamentações.
    Pagamento para facilitações também é considerado crime pela legislação brasileira (Lei 12.846/13). Desta forma, a Imagem Geosistemas proíbe que sejam realizados pagamentos para facilitações, seja por seus Colaboradores, por Parceiros ou terceiros quando atuando em nome do a Imagem Geosistemas.
    É, portanto, proibido oferecer ou prometer dinheiro, presentes, favores ou qualquer forma de benefício à pessoa física com a intenção de que influencie a atuação de funcionário público, para que este conceda vantagens ou benefícios de qualquer natureza para a Imagem Geosistemas
    a Imagem Geosistemas também proíbe qualquer oferta, promessa, autorização ou pagamento em dinheiro ou qualquer bem de valor a agentes de empresas privadas, organizações ou associações de qualquer outra natureza.
    Lavagem de dinheiro também é considerado crime na legislação brasileira e uma prática proibida nos negócios realizados pela Imagem Geosistemas

    Os contratos com fornecedores e parceiros contemplem as diretrizes das políticas de governança. Para ter relacionamento com a Imagem Geosistemas, os parceiros e fornecedores devem concordar com as políticas.
    A Imagem Geosistemas faz due diligence para avaliar se a empresa não tem impedimentos ou punições, além de estar relacionada a questões de corrupção e lavagem de dinheiro.

    Para assegurar a aderência aos padrões e comportamentos éticos, atendimento das normas legais, boas práticas de governança, a Imagem implementou o processo de Compliance, estabelecendo fluxo e políticas disponíveis na Intranet e no site da empresa e do grupo.
    • PO-DE-01_POLÍTICA_DE_GESTAO
    • PO-GOV-01_POLÍTICA_DE_GOVERNANCA_CORPORATIVA
    • PO-GOV-02_CODIGO_DE_CONDUTA
    • PO-GOV-03_POLÍTICA_DE_PREVENCAO_AO_SUBORNO__CORRUPCAO_E_LAVAGEM_DE_DINHEIRO
    • PO-GOV-04 _POLÍTICA_DE_BRINDES_E_HOSPITALIDADES
    • PO-GOV-05 _POLÍTICA_DE_PATROCINIOS_E_DOACOES
    • PO-GOV-06_POLÍTICA_SOBRE_CONFLITOS_DE_INTERESSE
    Foram definidos o Compliance Officer e Comitê de Compliance com a seguinte formação e papéis:

    Compliance Officer:
    • Assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, fortalecimento e o funcionamento do sistema de Controles Internos da instituição, procurando mitigar os riscos de acordo com a complexidade de seus negócios, bem como, disseminar a cultura de controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes;
    • Receber denúncia através do e-mail compliance@img.com.br.

    Comitê de Compliance:
    • Analisar os casos de violação do Código de Conduta e apresentar proposta à Diretoria Executiva para julgamento;
    • Avaliar as dúvidas de interpretação do Código de Conduta e apresentar proposta à Diretoria Executiva para deliberação;
    • Apresentar propostas à Diretoria Executiva para avaliação da atualidade e pertinência do Código de Conduta e determinação das ações necessárias para divulgação e disseminação dos padrões de conduta ética dentro da Instituição.

    Foram levantados os riscos de Compliance e ações de contingência foram implementas e estão sendo monitoradas nos nossos processos de controle internos.

    São realizadas auditorias internas e externas para avaliar se os processos estão sendo cumpridos , controles estão sendo eficazes e se as ações de mitigação dos riscos e potencialização das oportunidades estão atingindo os objetivos definidos.

    A Imagem Geosistemas é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013. Isso significa que reforça a intenção de adotar políticas e ações voltadas a questões Ambiental, Social e de Governança e que estejam alinhadas aos 10 princípios universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
    A Organização está empenhada em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas da nossa empresa e se envolver em projetos cooperativos que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
    A Alta gestão a tem um indicador de atendimento do Pacto Global considerando meta 0 (zero)para infrações de : Direitos Humanos, Relações Trabalhistas, Meio-Ambiente e Corrupção.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • A Organização Conscientiza ou treina Todos os colaboradores das empresas do grupo, fornecedores e parceiros acerca das políticas da empresa que tratam de anticorrupção e extorsão e registros são mantidos das listas de presença.

    Um canal de Integridade foi criado para que o colaborador possa poderá compartilhar algo que não seja de acordo com o comportamento proposto pelo Código de Conduta e/ou com as políticas do Governança. O Compliance Officer recebe e trata todos os apontamentos.

    No caso de infração confirmada dos colaboradores ou parceiros e fornecedores o contrato é imediatamente encerrado e as penalidades legais aplicadas, se forem pertinentes.
    Em 18-12-2020 a Imagem Geosistemas e Comércio Ltda conseguiu o certificado ISO 37001.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • A Gestão corporativa tem um indicador de atendimento do Pacto Global considerando meta 0 (zero)para infrações de : Direitos Humanos, Relações Trabalhistas, Meio-Ambiente e Corrupção.
    Outra avaliação é ter 100% das denúncias tratadas (indicador semestral). Em 2020 100% delas foram tratadas foi enviado aos colaboradores em 28/09/2020 o mapa de calor das principais preocupações apontadas no canal de integridade de 2019 e 2020.
    Avaliações de diagnóstico dos atuais processos de Gestão Anticorrupção foram realizadas e os processos organizacionais já foram ajustados. Em 2020 auditorias internas ISO 37001 e 9001 serão integradas.
    Indicadores definidos:
    % de riscos baixos e moderados: avalia o percentual de riscos baixos + moderados.
    Denúncias tratadas: temos que ter 100 % das denúncias tratadas, sejam elas informadas pelo canal de integridade, email ou pessoalmente.
    Cumprimento do plano de comunicação de Compliance: avalia o % de atendimento das comunicações que o Compliance officer faz para informar assuntos do Sistema de Gestão Antissuborno.