Comunicação de Progresso

Participant
Published
  • 14-Jun-2018
Time period
  • June 2017  –  June 2018
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Várzea Grande, 31/05/2018

    Às nossas Partes Interessadas:

    Tenho o prazer de confirmar que a Refrigerantes Marajá S/A, reafirma o seu apoio aos 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
    Nessa Comunicação do progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar tais informações com nossas partes interessadas usando nossos principais canais de comunicação.

    Atenciosamente,

    Ulana Maria Bruehmueller Borges
    Diretora Executiva

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • 1.1. AVALIAÇÃO, POLÍTICAS E METAS
    1.1.1. Avaliação
    A Refrigerantes Marajá preza pela integridade e transparência em suas relações e possui disponível um procedimento de comunicação entre as partes interessadas para garantir a transparência e sigilo das informações e o tratamento adequado para cada tipo de informações, seja ela dúvida, sugestão ou reclamação.
    Anualmente avaliamos todos os profissionais da organização afim de se estabelecer a melhoria contínua e melhor execução de suas atividades.
    É pratica da empresa, revisar e avaliar periodicamente a eficácia dos planejamentos e planos de ações propostos para o exercício.

    1.1.2. Políticas
    Entendemos que a ética é o ideal de comportamento humano esperado nas relações sociais, através da prática de liberdade, igualdade, democracia e do exercício da cidadania. Ser ético é mais do que não praticar condutas ilícitas ou fraudes. A própria omissão diante do conhecimento de possíveis violações é igualmente considerada conduta antiética.

    Nossas relações com as partes interessadas
    As relações no ambiente de trabalho devem estar pautadas pelo respeito mútuo, mantendo o compromisso de estabelecer um clima favorável à realização pessoal e profissional dos profissionais dentro de um ambiente de trabalho produtivo, saudável e seguro, livre de qualquer tipo de discriminação, abuso ou assédio, seja moral, sexual ou discriminatório.

    a) Relação com Clientes
    Os clientes são a razão da existência de nossas empresas e ter a sua preferência é objetivo de todos nós. Não se pode conquistar clientes sem adotar uma postura ética em todos os momentos dessa relação.
    A conquista e manutenção dos clientes deverão ser baseadas na Missão, Visão e Políticas da organização. Por tanto é compromisso de todos a satisfação e a busca por soluções que atendam às necessidades dos clientes, em consonância com os objetivos da empresa.

    b) Relações com fornecedores
    A escolha dos fornecedores deve ser baseada em critérios puramente profissionais e técnicos de acordo com as necessidades das empresas. Portanto, não deverão ser aceitos presentes, gratificações, gorjetas ou pagamentos que possam influenciar decisões de compra ou venda.
    Não serão realizados negócios com fornecedores de reputação duvidosa ou que tenham valores e atitudes antiéticas e em desacordo com as leis, ou que empreguem mão de obra em condições degradantes, escrava e/ou infantil e que não tenham práticas de Responsabilidade Socioambiental.
    Todos os profissionais devem respeitar as condições contratuais e comercias, bem como guardar o sigilo das informações estabelecidas entre a Empresa e os fornecedores.

    c) Relações com Acionistas
    As relações com os acionistas devem ser pautadas pela ética e honestidade, baseado na comunicação precisa, transparente e oportuna. Portanto, as informações prestadas devem permitir o acompanhamento das atividades, da performance da empresa, bem como dos resultados alcançados.

    d) Relações com a Concorrência
    A concorrência é saudável para os negócios e boa para os clientes. A empresa compete com na base na qualidade dos produtos e serviços e buscará atingir seus objetivos através do sucesso do negócio dos clientes e parceiros.
    A empresa não admite que seus profissionais façam comentários difamatórios sobre os concorrentes, pois considera um dever dar o mesmo tratamento digno e respeitoso que espera receber.

    e) Relações com o Meio Ambiente
    A Empresa desenvolverá ações voltadas à conservação da natureza nas localidades onde desenvolve suas atividades. Portanto, todos os profissionais devem conduzir suas atividades de trabalho em conformidade com as regulamentações aplicáveis.

    f) Relações no Trabalho
    A empresa considera o exercício da transparência nas relações com os seus profissionais, questão fundamental para a construção de um ambiente de confiança mútua e de responsabilidade em todos os níveis. Portanto, as qualificações, habilidades, realizações e o potencial dos profissionais são os únicos fatores nos quais se baseiam decisões referentes à admissão, avaliações de desempenho e promoções, assim como é fator decisivo para a permanência na empresa o cumprimento de metas, normas, resultados, prazos, Código de Ética e legislação aplicável.
    O convívio no ambiente de trabalho deve ser alicerçado na conduta ética. Portanto, cabe aos diretores, gerentes, profissionais e prestadores de serviço respeitar e tratar a todos como iguais, com atitude de educação, lealdade, cortesia, cooperação e consideração.
    Todos os profissionais devem comprometer-se com o cumprimento da Missão e das políticas da empresa. Para tanto se faz necessário à participação de todos nos treinamentos, cursos, palestras e outros eventos, realizados pela Empresa.
    A preservação da saúde e da integridade física das pessoas é fundamental. Portanto, todos os profissionais e prestadores de serviços devem garantir condições de trabalho seguras e sadias, cumprindo e fazendo cumprir os procedimentos e instruções que regulam e preservam a saúde e a segurança própria e de terceiros.

    1.1.3. Metas
    Nossa diretoria faz parte do CORES – Conselhos Temáticos da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso - FIEMT constituem-se em órgãos colegiados consultivos especializados em temas de interesse da indústria, com objetivo de assessorar a Diretoria desta instituição. O Conselho Temático de Responsabilidade Social –CORES, formado por empresários industriais, por representantes de entidades e empresas convidadas, tem por objetivo realizar debate, ações e eventos que propicie interação da entidade com as principais questões de interesse da indústria mato-grossense, tais como:
     Mapear as diversas formas de atuação das empresas nas questões sociais, seus resultados e perspectivas de sustentação e disseminação, promovendo, ainda, a difusão de exemplos e práticas bem-sucedidas de Responsabilidade Social empresarial;
     Participar da discussão e elaboração de políticas públicas na área de Responsabilidade Social no Estado de Mato Grosso;
     Sugerir estratégias para otimizar o uso de recursos financeiros, talentos humanos e competências de gestão entre o setor empresarial e o terceiro setor, de formar a potencializar o impacto das iniciativas de Responsabilidade Social adotadas;
     Reunir e disponibilizar informações sobre instrumentos de apoio às ações de Responsabilidade Social das indústrias;
     Estimular a realização de parceria com setores públicos e privados para o desenvolvimento de projetos e ações de Responsabilidade Social junto à sociedade mato-grossense.
    Para o próximo exercício, nos comprometemos em instituir um Comitê de Compliance que trabalhe incessantemente com questões que abordem princípios éticos com as partes interessadas.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • 1.2. IMPLEMENTAÇÃO
    Todas as informações que chegam por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela Refrigerantes Marajá, são imediatamente registrados na ferramenta Workflow, de acordo com a sua prioridade:
    • Prioridade Alta: 24 horas
    • Prioridade Média: 48 horas
    • Prioridade Baixa: 72 horas
    Os registros são encaminhados para o setor responsável pela sua resolução, quando se trata de assuntos referentes a comportamento ética e conduta, transparência, saúde e segurança, são tratados diretamente pela diretoria.
    Todos os profissionais recebem no ato da contratação uma cópia do Código de Ética para que sempre que surjam dúvidas ele possa consultar o documento ou até mesmo comunicar a chefia imediata sobre a melhor forma de proceder nestas situações.
    Anualmente é realizado um treinamento para reforçar a Missão, Visão, Valores e Políticas da Refrigerantes Marajá para que todos estejam alinhados às estratégias da organização.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • 1.3. MEDIÇÃO DE RESULTADOS
    Periodicamente o Código de Ética é revisado pela diretoria e liderança para inclusão de novas informações e legislações pertinentes e comunicada às partes interessadas.
    Anualmente somos auditados por uma empresa externa que avalia nossos procedimentos fiscais, contábeis, de departamento pessoal e compras, onde é emitido um parecer sobre as adequações que precisamos implementar em nossas atividades.
    No ano de 2016 participamos do Prêmio Melhores Industrias para Trabalhar, onde fomos classificadas como a 2ª Melhor Indústria no segmento de médio porte do estado de Mato Grosso, este prêmio foi desenvolvido para estimular, valorizar e divulgar as melhores práticas de recursos humanos nas indústrias, visando o aumento da produtividade e competitividade. Na ocasião foram aplicadas pesquisas de climas e o índice de satisfação dos profissionais da empresa foi de 89,40%, ou seja, a demonstração de alto grau de satisfação. Em 2017 fomos novamente classificados como 2ª melhor indústria de médio porte para trabalhar no estado.
    Temos implantado um procedimento de Seleção e Qualificação de Fornecedores, com base na sua capacidade e desempenho, atendendo aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, estabelecendo a sistemática para o processo de aquisição e definição da emissão, aprovação e aquisição de produtos e serviços que assegurem a conformidade com os requisitos especificados pela empresa. Na avaliação do fornecedor estão inseridas questões de Responsabilidade Socioambiental, Programas de Integridade do Profissional, e questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e Direitos Humanos.
    No ano de 2017 não houve registros referentes a estas questões pelas partes interessadas.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • 2.1. AVALIAÇÃO, POLÍTICA E METAS

    2.1.1. Avaliação
    Anualmente realizamos a avaliação de cargos, onde o gestor de área aplica um formulário padrão ao qual pontua-se o desempenho do profissional, através dele são apontadas as melhorias para que o mesmo possa se desenvolver em sua carreira.
    Através do Formulário de Pesquisa Interna, temos todos os dados referentes à escolaridade de cada profissional, e através destas informações, traçamos nosso plano anual de treinamentos dentro das funções, ao qual verificamos todas as necessidades tanto da empresa, quanto do profissional.
    No ano de 2017 foram capacitados 08 jovens aprendizes, desses jovens, 01 profissional foi integrado ao quadro efetivo da organização devido ao bom desempenho durante a fase de aprendizado.

    2.1.2. Política
    A empresa possui a política de portas abertas onde o profissional tem o livre acesso a diretoria e liderança para tratar de assuntos voltados ao seu desempenho, e sugestões de melhorias que possam ser implementadas dentro de suas atividades ou em um departamento específico. Estas propostas surgem através da caixa de sugestões e das reuniões setoriais que ocorrem semanalmente.
    As promoções internas ocorrem de acordo com o surgimento de vagas, priorizamos as mesmas aos nossos profissionais, desde que atendam às exigências do cargo e estejam em conformidade com sua avaliação de desempenho, caso dentro da organização, não haja profissionais para ocupar dada vaga, a mesma é aberta ao público externo.

    2.1.3. Metas
    Ampliar o comprometimento de toda cadeia de valor, em todos os níveis nas questões que envolvem os Direitos Humanos e oportunidades de recolocação de pessoas no mercado de trabalho.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • 2.2. IMPLEMENTAÇÃO
    Os profissionais são orientados quanto aos seus direitos e deveres no ato da contratação através do contrato de prestação de serviços. Ao fazer parte do nosso quadro, o mesmo passa pelo processo de integração do novo profissional, onde recebe todas as informações indispensáveis para o desempenho de suas atividades que contemplam informações da função, programas de saúde, segurança, qualidade e procedimentos, bem como o recebimento do Manual do Profissional e Código de Ética.
    Todos os procedimentos referentes ao setor de Gestão de Pessoas estão descritos e revisados de acordo com as leis trabalhistas vigentes.
    Todos os cargos possuem descrição das atividades, e são revisados anualmente. Nele contemplam as atividades a serem desenvolvidas pelo profissional, bem como escolaridade exigida para a função, conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional.
    Temos todos os processos mapeados e revisados anualmente e os profissionais recebem os treinamentos necessários para execução de suas atividades. Realizamos no ano de 2017 a revisão e dos cargos e treinamentos na função com todos os profissionais da empresa

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • 2.3. MEDIÇÃO DE RESULTADOS
    • Possuímos indicadores de desempenho referentes à rotatividade, absenteísmo, quadro de profissionais, horas de treinamento, e mensalmente encaminhamos ao Ministério do trabalho a RAIS;
    • Anualmente é aplicada uma pesquisa interna que contempla informações referentes a etnia, escolaridade, população por diversidade, no qual desenvolvemos e acompanhamos um plano de treinamentos por função;
    • Anualmente é aplicada junto aos profissionais a avaliação de desempenho por função onde os mesmos são pontuados de acordo com o desenvolvimento e comprometimento com suas atividades;
    • A pesquisa de clima da Refrigerantes Marajá é uma das ferramentas utilizadas para a gestão de melhorias dos programas voltados ao trabalhador implantados na empresa;
    • A empresa participa ativamente em reuniões sindicais e alianças estratégicas afim de garantir o direito da classe trabalhadora;
    • São realizadas auditorias externas, do Ministério do Trabalho e empresas de programas de Estágios e Menor Aprendiz tais como CIEE e SENAI.
    • Participamos anualmente de premiações e programas voltados às boas práticas de gestão e conduta tais como os Prêmios “Melhores Indústrias Para Trabalhar” e “Melhores em Gestão”.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • 3.1. AVALIAÇÃO, POLÍTICA E METAS
    3.1.1. Avaliação
    Todos os programas de gestão ambiental implementados pela Refrigerantes Marajá, são monitorados e avaliados através dos indicadores de desempenhos por atividades e mensalmente são compilados, o que permitem uma avaliação mais detalhada das ações levando em consideração sua eficiência e eficácia. Desta forma, conseguimos mensurar o impacto ambiental e social de nossas atividades.
    São desenvolvidos planos de ação e análise de riscos específicos nesta área de sustentabilidade que compõe parte do Planejamento Estratégico da empresa.

    3.1.2. Políticas
    Aproveitamos os canais de comunicação disponíveis para divulgar nossas políticas e a prestação de contas através do balanço de todas as atividades que são desenvolvidas. Continuamente reforçamos as políticas de gestão ambiental com o público interno e externo.

    3.1.3. Metas
    Para os próximos anos, buscamos desenvolver metodologias com maior eficiência e que gerem baixos impactos principalmente uma produção mais limpa e com baixa produção de resíduos.
    Visamos implantar um novo sistema de caldeira com energia mais eficiente que a atual.
    Buscaremos também, mais parceiros engajados em projetos de gestão e educação ambiental com o objetivo de educar o maior número de pessoas que se preocupem com um futuro mais sustentável.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • IMPLEMENTAÇÃO
    Temos implantado um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos (PGRSL), onde possui a descrição de origem, destinação, e tratamento adequado de todos os resíduos oriundos dos processos industriais.
    A revisão dos programas de gestão ambiental é contínua, afim de garantir a qualidade dos projetos e melhorias para a minimização dos possíveis impactos ambientais.
    A cada adaptação de seus programas a empresa capacita seus profissionais para as exigências do atendimento da legislação vigente.
    Todas aas operações da empresa possuem seus processos mapeados e descritos em Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), que são revisados e treinados com os envolvidos sempre que necessário.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • MEDIÇÃO DE RESULTADOS
    Através das ferramentas BSC (Balanced Scorecard) e Fluxogramas de Processos, monitoramos nossos indicadores de desempenho e acompanhamos os seus desdobramentos, essa análise é avaliada mensalmente por cada gestor de área responsável pelo processo e as informações são compartilhadas entre as partes interessadas. Semanalmente realizamos uma reunião gerencial com os gestores afim de discutir os resultados dos indicadores semanais e de imediato tomar providências para que os objetivos propostos sejam atingidos.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • 4.1.1. Avaliação
    Todos os profissionais e principalmente os que possuem cargos de liderança e confiança, tem em seu contrato de trabalho uma cláusula que determina o sigilo de informações, quando da falta de decoro por parte do envolvido cabe a empresa tomar as medidas cabíveis, pois essas ações tornam-se prejudiciais a imagem e a transparência da organização perante a sociedade.
    Os canais de comunicação são as ferramentas de registro que garantem o sigilo das atividades, as denúncias podem ser relatadas a qualquer momento através da caixa de sugestão, SAC, ou pelo gestor de área, todas as informações são tratadas afim de garantir a seguridade do informante, temos um Procedimento Operacional Padrão onde temos definidos os tipos de canais, finalidade e responsabilidade em coletar e prestar conta das informações.
    4.1.2. Políticas
    As políticas descritas no Código de Ética firmam nosso compromisso com a transparência e e intolerância às práticas de corrupção, suborno e extorsão.
    4.1.3. Metas
    Inserir no Código de Ética uma política específica que aborde o tema Anticorrupção e suas sansões caso ocorram, disseminar de forma efetiva quais são as práticas da empresa, e medidas a serem tomadas caso haja indícios de envolvimento das partes interessadas em atos de corrupção sejam eles ativos ou passivos.
    Instituir um Comitê de Riscos que atue na identificação de riscos inerentes à conduta e práticas anticorrupção.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • IMPLEMENTAÇÃO
    Todas as normas e procedimentos estão descritos e periodicamente revisados e aprovados pelos acionistas e disseminados com a equipe.
    Em todos os treinamentos são reforçados o compromisso em assegurar nossos princípios de Missão, Visão, Valores e Politicas organizacionais. Tornando assim nossa cultura solidificada.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • MEDIÇÃO DE RESULTADOS
    Possuímos auditorias externas para verificação dos registros fiscais, contábeis e relações de trabalho, que asseguram nosso compromisso anticorrupção.
    Nosso sistema operacional é integrado para maior confiabilidade dos registros de produção, estoque, financeira, contábil e demais setores, que mensalmente são auditados pelo departamento de controladoria.
    Todos os nossos profissionais e prestadores de serviços possuem contrato de trabalho e no momento da contratação recebem treinamento e cópia do Código de Ética, dentro do calendário de treinamentos anual está inserida a reciclagem e reuniões pontuais para tratar de assuntos referentes à corrupção e comprometimento com a identidade organizacional.