DISOFT SOLUTIONS - COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2012

Participant
Published
  • 02-May-2012
Time period
  • May 2011  –  May 2012
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Gostariamos de confimar, mais uma vez, a nosso empresa DISOFT SOLUTIONS como signatária do Pacto Global da Onu e reforçar nosso comprometimento com os Dez Principios, referentes aos Direitos HUmanos, Proteção ao Meio Ambiente e Combate a Corrupção, divulgando e apoiando dentro da nossa rede de negócios.
    A DISOFT , desde sua fundação em 1984, faz parte de uma rede contributiva de negócios progressista, ética e humana, que sempre buscou, sua atuação alinhada com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, digna, que gera riquezas para todo nosso holograma. Somos uma empresa com foco nas pessoas, alicerçada em valores, contributiva, integra e inovadora, tanto para seus clientes, parceiros, fornecedores, quanto colaboradores, atuando com o modelo progressista de gestão participativa.
    Por isso, fatores como integridade, transparencia, autenticidade em suas ações, constituem a essencia da nossa empresa, refletida em sua assinatura: pessoas comprometidas com pessoas.
    Portanto vemos muita convergencia dos principios do Pacto com as nossas crenças, buscando implementar estes principios no nosso dia a dia, em nossa cultura e nossa estratégia. Acreditamos continuar nosso compromisso de apoio e divulgação dos Objetivos do Milenio, junto a nossos parceiros, fornecedores, clientes e comunidade, através dos projetos que atuamos e desenvolvemos, como na Ong Um teto para meu Pais, que trabalha para a erradicação da extrema pobreza no pais,com a construção de moradias de emergencia, e a participaçõ no Movimento Nossa São Paulo, que tem o proposito de transformar nossa cidade para que seja democrática, respeitando e promovemndo os direitos humanos de todos os seus cidadãos, diminuindo as desigualdades sociais e os desequilibrios ambientais de nossa cidade.
    Por fim, acreditamos que nossa participação no Pacto Global, apresentando A Comunicação de Progresso e e confirmando nosso envolvimento para a implementação dos dez principios, é fundamental para consollidar esta parceria e comprometimento.

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A DISOFT acredita que todo ser humano tem direitos inatos, independente de sua raça, cor, sexo ou religião, proibindo qualquer tipo de discriminação, promovendo com parte de sua cultura, qualquer tipo de comportamento discriminatório. Aqui na empresa, os cargos de mesma hierarquia, possuem o mesmo nivel salarial e todos tem a mesma oportunidade de crescimento, uma vez que todos os processos de seleção e desenvolvimento levam em conta as habilidades e competencias necessárias para a função.Além disso, todo nosso processo decisório é feito por consenso, através dos comites temáticos, dos quais participam todos os colaboradores, independentes de função, tempo de empresa, cargos ou qualquer outro critério.Temos vários canais de fala e escuta, abertos a todos, feitos sempre de forma transparente, procurando envolvaer todos os colaboradores, atraves de comites, encontros mensais, fala com o presidente, ouvidoria, canal aberto com o ceo, pesquisas, projetos progressistas, ondese considera o olhar e a percepção da equipe com seus pares e lideres, como estão atuando com suas equipes. Nosso programa Cuidando de Voce, visa cuidardaequipe em todas as necessidades de integração, qualidade de vida, facilidades no seu dia a dia, questões pessoais, de saúde, trabalhando sempre a igualdade, justiça, verdade, confiança e auto conhecimento em todas as suas relações, buscando oferecer oportunidades iguais para todos. Buscamos pessoas com atitude e vontade de realizar com excelencia seu trabalho, que queiram contribuir para a construção e prosperidade do negócio e que queiram crescer pessoal e profissionalmente, Acreditamos no potencial humano de superação quando existe um querer genuino, paixão e olhar empreendedor para o trabalho a ser realizado. Acreditamos que todas as pessoas possuem um grande potencial realizador, empreendedor, que deve ser respeitado nas suas particulariedades e que podem contribuir para o resultado do todo. Nosso modelo organico tem um papel iimportante a cumprir quando se trata de motivação, estimulo atrlada ao reconhecimento. Gosto pela participação, respeito, liberdade de se expressar, sensação de ser útil, de ser ouvido, liberdade para criar, entre outros aspectos, são caracteristicas estimuladas e valorizadas por todos. Enfim, pormovemos em nosso quadro a diversidade pois acreditamos que todas as pessoas são iguais e merecem respeito, oportunidade e reconhecimento.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Valores e principios éticos fazem parte da cultura da nossa empresa desde sua fundação e estão presentes em cada colaborador. Compartilhar o ideal de uma sociedade mas justa e digna, com menos desigualdade e preconceito, aliado ao desenvolvimento de um negócio sustentável e gerador de riquezas para todos, e o compromisso com a preservação do meio ambiente e a preocupação com nosso planeta , foram sempre fatores essenciais nas nossas decisões. Além de signatáros do Pacto Global, somos associados ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social desde 1998, e realizamos anualmente os Indicadores de Responsabilidade Social Ethos, apoiamos o Movimento Nossa São Paulo desde 2007, participando de vários eventos e projetos da cidade. Desde 2009 apoiamos a ONg Um teto para meu País, organização latino americana que visa erradicação da pobreza extrema no pais, através da construção de casas emergencias em comunidades carentes da grande São Paulo, com o trabalho voluntário de jovens universitários e colaboradores de empresas parceiras.
    A DISOFT envolve toda a sua rede de negócios e, principalmente toda a sua equipe com a vcausa deste projeto, que inclui a participação de quase metade de sues colaboradores na construção das casas emergencias, onde passamos um final de semana nas comunidades, construindo junto com as familias que irão receber as casas. Estas construções proporcionam um contato intenso com uma realidade distinta daquela que nossa equipe está acostumada, além de servir para a descoberta de novos talentos e habilidades decorrentes da superação fisica e emocional que ocorrem nestes finais de semana. Além das construções, pasticipamos também de várias atividades do Teto, como a coleta anual, onde saimos nas ruas, com nossa equipe, identificada e portanto mcamiseta um cofrinho do projeto em formato de casa nas maós, divulgando e pedindo contribuição nos semáforos da cidade. Participamos também como membros do Conselho do Teto, apoiando na gestão da Ong.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Buscamos sempre um olhar diferente sobre nosso papel no mercado. Entendemos que a melhor forma é trabalharmos o sistema humano: colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, sociedade, vista como participe do nosso negocio, sem assistencialismo, com responsabilidade. Foi nesta busca, que conhecemos a ONG um teto para meu pais, que compartilha o nosso mesmo olhar. Este projeto visa construir casas emergenciais para famílias de extrema pobreza, em um fim de semana, com jovens universitários voluntários juntamente com os jovens da favela. Nosso objetivo, com este envolvimento e parceria, é: mais do que simplesmente construir casas, é trabalhar a mudança do olhar destes destes jovens universitários, futuros lideres no pais. Nestes 3 anos de parceria, conseguimos envolver quase 50% dos nossos colaboradores na construção de mais de 20 casas emergenciais em comunidades de extrema pobreza na Grande Sao Paulo, inclusive nossos acionistas e executivos. Nossa meta é construir mais 10 casas com todos os nossos colaboradores, já que a cada ano aumenta o número de voluntários interessados em participar e também envolver nossos parceiros no patrocinio, parceria e participação nas construções, em pelo menos mais 5 casas. Fazemos o acompanhamento e monitoramento destas parcerias nos nossos eventos, comites, materias de divulgação dentro e fora da empresa, integrando este projeto no nosso dia a dia na empresa. Acreditamos que este projeto contribui e muito para o desenvolvimento não apenas das familias beneficiadas, que acompanhamos e monitoramos após a entrega das casas, como principalmente no desenvolvimento e mudança no olhar de nossos colaboradores e parceiros.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A DISOFT trabalha sistemicamente no fortalecimento do modelo de gestão participativa, baseada na confiança mútua, no comprometimento pessoal e na construção de uma equipe de alto desempenho. No nosso modelo, a estrutura interna não possui hierarquia, é organica e horizontalizada, e toda a gestão é construida na relação de confiança entre lideres e suas equipes. Nosso propósito visa buscar nas pessoas nõa somente as competencias como seus sonhos de realização pessoal e profissional e o quanto isto esta alinhado com as necessidades e visão de futuro de nosso negócio. Importante ressaltar que em nosso modelo de gestão as decisões são tomadas de forma compartilhada e, nesse processo, independente da função ou tempo de empresa, todos podem colocar sua opinião e a solução de dilemas ou problemas do ambiente de trabalho são debatidas e solucionadas sempre por consenso. Todos podem opinar e são ouvidos de forma justa e igual, com respeito e receptividade. Estimulamos também a todos os integrantes da equipe que, a qualquer momento e sem distinção, que enderecem seus incomodos, garantindo sempre retorno sobre o endereçamento das questões.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • A DISOFT se preocupa em promover o melhor ambiente de trabalho para todos na empresa, com respeito e participação de todos nos processos decisórios. Utilizamos diversas ferramentas que servem para fortalecer esta relação participativa, como: comites semanais, onde participam todos da equipe, com foco no compartilhamento de informaçoes e envolvimento de todos para tomada de decisão; encontros com o presidente, com foco informativo e aumento da visão sistemica, foruns de lideres, com foco na capacitação das lideranças e desenvolvimento das equipes; balanço cma, para mapear a percepção da equipe nos ambitos de corpo,mente e alma; conhecendo melhor a equipe e conhecendo melhor o lider, ferramentas de avaliação e troca de expectativas entre lider e liderado, e medir o nivel de atuação do lider. Todas estas ferramentas são analisadas e fazem parte de um processo de desenvolvimento dos colaboradores, alinhados com a expectativas pessoais versus os resultados dos negócios. Também para nós, um indicador positivo deque nossa cultura organizacional alavancao sucesso de nossa empresa é o fatode que estamos, pelo 6º ano consecutivo na lista das Melhores empresas para trabalhar em Ti e Telecom, do Instituto Great Place to Work, empresade consultoria que faz anualmente pesquisa que avalia o ambiente de trabalho a partir da percepção dos funcionários e da empresa, medindo o nivem de confiança e a qualidadedas relações entre lideres e equipe.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Todos os anos, a partir dos resultados da pesquisa Great Place to Work, descritos acima, e das pesquisas de Balanço CMA, pesquisa realizada com todos os integrantes da equipe, focada em mapear, de acordo com a percepção de cada um, indicadores de desempenho nas esferas de relacionamento e comunicação interna, de resultados e estrututa e de planejameno e negócios, realizada internamente, trabalhamos estes resulatdos em nosso comite Transformação, com a participação das principais lideranças da empresa. Estas pesquisas são instrumentos muito valiosos para medir nosso clima organizacional e cadacolaborador, ao final das pesquisas, tem oportunidade de expressar opiniões, dar sugestões, sobre a empresa como um todo. Os resultados são abertos para todos, com o compromisso das lideranças de endereçarem as questõs levantadas pela pesquisa e trazer soluções.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A DISOFT é uma empresa de soluções em TI, portanto, sua atividade não provoca um impacto ambiental significativo, embora este tema de preservação ambiental sempre esteve presente em nossos procssos decisórios.
    Em 2010, unindo, num processo inovador, a preservação do meio ambiente com seu core bussines, a DISOFT lançou uma solução de Green IT, com a eliminação de papel e digitalização de documentos, assinaturas, certificações digitais,nas suas ferramentas de gestão de crédito, mnimizando ao máximo a utilização de papel nas contratações de operações de créditos, aberturas de contas e contratação de serviços. Este serviço tem aumentado a cada ano, proporcionando hoje que 100% dos processos possam ocorrer de forma digital. A infra estrutura também foi otimizada com a virtualização dos servidores, utilização do thin-clients e tecnologias de Grid Computing ondeé possivel realizar mais com menos.
    A DISOFT também , desde 2001, incentiva a coleta seletiva de materiais recicláveis em sua unidade, assim como a coleta de residuos eletro-eletronico, encaminhando toda a nossa arrecadação para os orgãos recicladores parceiros.Incentivaom stambém que todos os nossos parceiros e colaboradores multipliquem estas ações em seu entorno e recebemos também materiais coletados por nossa rede. No hall social de nosso escritório, recolhemos pilhas e baterias de todo o condominio.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Desde 2001, a DISOFT realiza coleta seletiva em suas unidades, onde são recolhidos jornais, revistas, papeis, latinhas, garrafas de vidro, garrafas pet, copos descartáveis, papelão, que são encaminhados para a Cooperativa Coopamare, cooperativa de catadores, sediada em nosso bairro, Pinheiros. Esta escolha vem da nosso crença de que os catadores cumprem um papel de grande importancia na nossa sociedade, retirando das ruasdiariamente toneladas de lixo. Esta cooperativa conta com 80 catadores entre cooperados e associados, alem de 120 catadores avulsos que passam por lá para cursos ou troca de experiencias.
    Outra cooperativa apoiada por nós é a Coopermit, cooperativa especializada em e- lixo, no bairro da Barra Funda, onde encaminhamos toda a nossa coleta de eletro-eletronico, pilhas e baterias. Além da reciclagem a cooperativa possui um trabalho de educação ambiental e formação para o mercado de trabalho.
    Além da coleta seletiva, A DISOFT realiza frequentemente campanhas de responsabilidade e concientização ambiental, em nossos espaços, celebrando datas ambientais como o Dia da Agua, participando de campanhas golbais como a Hora do Planeta, o Dia sem Carro, e incentivando nossas escolhas de acordo com os criterios ambientais vigentes.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Nossos critérios de medição incluem as quantidades de materiais recicláveis que conseguimos coletar e enviar aos nossos parceiros, que são as Cooperativas de Catadores, assim como a participação dos colaboradores e parceiros nos nossos eventos, tanto internos quanto externos, que sempre levam estas mensagens de Respnsabilidade Ambiental. No anos passado montamos uma exposição Cidadania em Ação, na semana do Meio Ambiente e tivemos a visitação de mais da metade de nossa equipe,além de fornecedores, parceiros e clientes.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Valores como transparencia, ética e integridade sempre fizeram parte da cultura da DISOFT, permeando todas as relações com colabordores, fornecedores, parceiros e clientes. A empresa possui um documento formal, a Carta de Valores, que representa o grande acordo de relacionamento entre todos na empresa. Esta carta é um instrumento vivo, revitalizado anualmente, com a participação de todos na empresam, sem distinçao, e todos são tambem estimulados a contribuir com a melhoria deste porcesso, além de ser reponsável por manter acesa e disseminar estes valores. Acreditamos que os valores nos une, nos orienta e nos inspira. Somos todos guardiões desses valores.Nosso próprio modelo de gestão participativa também facilita a disseminação desses valores, e o monitoramento contra qualquer ação corrupta ou anti ética, por pormover um processo de informações agil, flexivel e transparente, onde todos participam dos processos decisórios, opinando, sugerindo e atuando.
    Repudiamos as práticas de concorrencia desleal, assim como quaisquer processos que manipulem licitações, editais de concorrencia publico ou privado.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • A transparencia permeia todas as informações e questões, sejam financeiras, ou mesmo os indicadores de gestão. A DISOFT disponibiliza seus fluxos e orçamentos financeiros na rede interna com acesso liberado para todos os colaboradores. Nos encontros trimestrais com toda a empresa estas informações também são apresentadas pata toda a equipe.
    A DISOFT possui também um conselho de gestão administrativa, composto pela alta liderança da empresa, CEO e Presidente, com a participação de consultores externos, para auxiliar e tornar mais transparente a gestão da empresa. Durante o conselho são apresentados e analisados os números e indicadores da empresa, para que todos possam opinar , garantindo maior integridade e consistencia nos relatórios.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Monitoramos pela participação e envolvimento da equipe na construção da nossa Carta de Valores, momento de grande importancia, que envolve todos da equipe, sem distinção, que particpam com comprometimento se tornando verdadeiros guardiões dos valores definidos num consenso. Atualmente nosso valores escolhidos por toda nossa equipe são: integridade, união, comprometimento, prosperidade, confiança incondicional. Estes valores determinam nossa maneira de fazer negócio o de nos relacionarmos com nossos stakholders.