Comunicação de Progresso - COP

Participant
Published
  • 13-May-2021
Time period
  • August 2019  –  May 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Betim, 1º de maio de 2021.

    Caro Sr. Secretário Geral,

    Continuamos comprometidos com o Pacto Global da ONU. Por isso, tenho a satisfação de confirmar que a Essencis MG Soluções Ambientais SA apoia e está aperfeiçoando mecanismos para a promoção dos dez princípios do tratado sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com esta comunicação, expressamos nossa intenção de manter, reforçar e empoderar estes princípios, integrando-os definitivamente à nossa cultura corporativa. Assim, reiteramos por meio desta declaração que estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, a Essencis MG Soluções Ambientais SA confirma sua permanência e o compromisso feito na declaração de adesão ao Pacto, publicizando neste documento sua disposição em continuar alinhada aos princípios do Pacto Global.

    Reconhecemos que um requisito fundamental para a participação no Pacto é o envio anual de uma Comunicação de Progresso (COP), descrevendo os esforços de nossa empresa na implementação dos dez princípios, bem como nosso apoio à(s) plataforma(s) especializada(s) do Pacto Global na(s) qual/quais nossa empresa venha se juntar em uma data futura. Apoiamos a responsabilidade pública e a transparência e, portanto, nos comprometemos em continuar enviando um relatório sobre os progressos dentro de um ano após a adesão ao Pacto Global e anualmente a partir de então, de acordo com a política estabelecida pela ONU, que inclui declaração assinada pelo diretor executivo, expressando o apoio contínuo ao Pacto Global e renovando nosso compromisso contínuo com a iniciativa e seus princípios. Assim, este documento é separado da nossa carta de compromisso inicial para aderir ao Pacto Global, mas o complementa e reitera.

    Além disso, aqui, além de reiterar por meio desta declaração nosso comprometimento, submetemos uma descrição das ações práticas, isto é, a divulgação de políticas, procedimentos e atividades relevantes) que a empresa realizou (ou pretende realizar) para implementar os princípios do Pacto Global em cada uma das quatro áreas temáticas (direitos humanos, trabalho, meio ambiente, combate à corrupção) e uma medição dos resultados (isto é, o grau em que as metas/indicadores de desempenho foram cumpridos, ou outras medições qualitativas ou quantitativas dos resultados).

    Atenciosamente,

    Sílvio César Costa Júnior
    Diretor Executivo

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A Essencis MG não compactua com violações de direitos humanos e se compromete a promover e combater condutas contrárias a este princípio. Esta questão é preconizada nos documentos de compliance, especialmente o código de conduta, disponível em essencismg.com.br. Dentres as principais ações para governança deste princípio estão:

    ● Presença marcante e atuante da Comissão de Integridade e Sustentabilidade. A comissão, integrada por funcionários da empresa, é investida de autoridade para avaliar e sugerir melhorias no campo dos direitos humanos, bem como de aperfeiçoar mecanismos internos que aprimorem a governança destes direitos.

    ● Realização de due diligences e obrigatoriedade de aplicação do código de conduta da empresa a diversas categorias de stakeholders (beneficiários de doações e patrocínios, empresas terceirizadas e determinadas categorias de fornecedores).

    ● Formação em direitos Humanos periodicamente são trazidos temas articulados a esses direitos para buscar formar uma consciência que respeite a diversidade e individualidade.

    ● A Essencis MG posiciona-se radialmente contra violações de direitos humanos e se comprometeu declarando aidicvonalmente no seu código de conduta que assegurará um ambiente em que todos os seus colaboradores, incluindo terceiros, sejam tratados com respeito e cortesia, aceitando a diversidade e combatendo todas as formas de preconceito, tais como, condutas que causem constrangimento ou intimidação, como ameaça, chantagem, falso testemunho, assédio moral, assédio sexual, insultos, exposição ao ridículo, ofensas ou insinuações, discriminação, seja por raça, nacionalidade, sexo, orientação sexual, idade, religião, posição social, opinião, convicção política, função, ou qualquer outro fator de diferenciação individual.

    ● A Essencis MG avança no aprimoramento de mecanismos vinculados a direitos humanos e por isso constituiu o Comitê Ubuntu, grupo responsável por analisar e propor políticas afirmativas voltadas para a promoção da equidade racial na empresa.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • ● Formação e treinamento em Direitos Humanos.
    ● Atribuição de responsabilidades para a proteção dos Direitos Humanos na sua empresa vinculada à Comissão de Integridade e Sustentabilidade.
    ● Comitê para equidade racial.
    ● Reforço positivo de condutas de valorização de direitos humanos.
    ● Integração do respeito aos direitos humanos como conduta corporativa.
    ● Condutas contrárias podem ser denunciadas nos canais de denúncia.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • ● A empresa tem um dashboard no qual analisa indicadores de pessoas (gênero, cor, origem) para avaliar a diversidade.
    ● Avalia denúncias contra direitos humanos e não possui no período analisado nenhuma ocorrência registrada.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A Essencis MG adota como medida de garantia dos direitos no trabalho o atendimento integral aos requisitos constantes nas convenções coletivas de trabalho, além do cumprimento de demais obrigações trabalhistas conforme legislação vigente, além de procedimentos internos que apoiam no monitoramento do cumprimento de todos estes requisitos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Através de convenção coletiva temos estabelecida a carga horária de trabalho semanal, remuneração de horas extras e folgas, além do contrato de trabalho que estabelece jornadas e demais direitos conforme leis vigentes. Vale ressaltar que a Essencis MG possui implementado o programa de integridade sustentável e segue rigorosamente toda legislação trabalhista, além de estimular sua cadeia de fornecedores a seguirem as mesmas práticas.

    A Essencis MG repudia toda forma de exploração de trabalho infantil. Para apoiar os jovens em seu início de carreira contamos com programa de Aprendizagem fiscalizado pelo Ministério da Economia, no qual contratamos Jovens Aprendizes que possuem acesso a curso de capacitação oferecido por instituições credenciadas, e possuem a oportunidade de exercer a prática profissional sendo monitorados e orientados para uma boa base de aprendizado.

    Como princípio de gestão realizamos processos seletivos isentos de qualquer ato de discriminação, somos uma empresa que apoia e respeita a diversidade. Após contratação, os funcionários possuem igual direito a oportunidades e as faixas salariais não fazem distinção por gênero ou qualquer outro fator discriminatório.

    A Essencis MG trabalha com o cumprimento das legislações vigentes, cumprimento de cotas legais como de jovem aprendiz e de pessoa com deficiência, na integração orientamos os funcionários sobre seus direitos e deveres, além de treinar os colaboradores sobre o assunto responsabilidade civil e criminal, onde orientamos os colaboradores sobre a responsabilidade de seus atos.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Trabalhamos com programas que nos possibilitam avaliar nosso desempenho e dar aos funcionários igualdade de oportunidades. Temos o programa MOVE onde divulgamos as oportunidades internas para que os colaboradores se candidatem de maneira espontânea e tenham acesso prioritário às oportunidades e mobilidade profissional. Contamos com plano anual de treinamentos onde os líderes indicam ações para melhorar a performance da empresa e dos colaboradores. Temos também pesquisa de clima e um encontro frequente com o diretor chamado Café com Prosa, onde os colaboradores através de um canal aberto falam de melhorias que podem ser implementadas e avaliam o que já foi realizado.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A proteção ao meio ambiente é um valor para a Essencis MG, formalmente estabelecido nas políticas e demais documentos que evidenciam este compromisso assumido pela companhia. A Política de Sustentabilidade da Essencis MG, atualmente na sua 16ª revisão, prevê o compromisso, “Meio Ambiente: atuamos incessantemente na prevenção de potenciais impactos gerados por nossas atividades, produtos e serviços, mitigando eventuais riscos identificados”.
    A UVS Essencis Betim é empresa certificada na norma NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental desde junho/2006, conforme certificado BR17/9873.00, emitido em 24 de abril de 2018 e válido até 24 de abril de 2021. De maneira similar, a UVS Essencis Juiz de Fora detém certificação na norma NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental desde dezembro/2017, conforme certificado BR17/10017, válido até 19 de dezembro de 2023.
    O compromisso com a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais também está formalizado no Código de Conduta, documento maior que rege e orienta a conduta da Essencis MG, de seus colaboradores e fornecedores.
    Item 8.3.3 (Código de Conduta) - Assumir sua responsabilidade perante as comunidades em que atua e considera essencial na sua atuação o respeito a todas as leis e regulamentos referentes ao meio ambiente, a saúde e a segurança. Com isso, a Essencis MG assume o compromisso de cumprir a legislação ambiental e as políticas internas de QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, bem como, empenhar-se na preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais.”
    Item 8.10 (Código de Conduta). 8.10.1- Pautar todas as atividades em estrita obediência à legislação e às normas ambientais, buscando a otimização no uso de recursos naturais, o desenvolvimento sustentável, a preservação da natureza e a biodiversidade. 8.10.2 - Conduzir todas as atividades e projetos com o máximo respeito à preservação e à conservação do meio ambiente, seja no manuseio, armazenamento ou no descarte correto de todos os seus resíduos e rejeitos, e, ainda, no atendimento às licenças ambientais que se aplicam às operações do Grupo Solví. Lembre-se de que a proteção ao meio ambiente também é realizada nas práticas cotidianas, como no descarte correto dos resíduos domésticos e nos cuidados com o meio ambiente de trabalho.
    8.10.3 - Comunicar eventuais danos ambientais decorrentes de situações de emergência às entidades competentes, aos clientes e demais partes interessadas.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • ● Programa de Educação Ambiental voltado para funcionários e público externo com temas que abordam aspectos e impactos ambientais potenciais das atividades realizadas pela empresa. Dentre o público externo, estão considerados (comunidade circunvizinha, clientes, alunos de escolas e faculdades, entidades locais, dentre outros;
    ● Grupos de Trabalho (GT 's) de inovação que, dentre os objetivos, prevê a realização de projetos de melhoria de eficiência, redução de custos, e consumo de recursos naturais. Dentre os projetos discutidos pelo GT, estão considerados o de Energia Fotovoltaica, Reuso do Biogás gerado pelos Aterros, Reuso de água tratada pela ETE própria, dentre outros;
    ● Portfólio multi tecnológico que visa a valorização de resíduos. Dentre as tecnologias em operação, destacam-se: i) UVE (Unidade de Valorização Energética), responsável por transformar resíduos sólidos em combustível alternativo para indústrias de cimento; ii) Logística Reversa de Eletroeletrônicos, responsável por recuperar metais preciosos a partir da reciclagem de eletroeletrônicos; iii) Estação de Tratamento de Efluentes, responsável por tratar efluentes atendendo padrões que permitam o seu reuso como água tratada.
    ● Programa de Homologação e Gestão de Fornecedores e Parceiros de Negócio, visando integrar estes aos princípios e compromissos assumidos pela Essencis MG.
    ● Certificação NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, estabelecendo objetivos e metas para a preservação ambiental e prevenção de impactos ambientais provenientes das operações realizadas pela Essencis MG;
    ● Programa de Segurança Ambiental (ASA 's Essencis MG), voltado para a identificação de aspectos e a prevenção de impactos ambientais. O referido programa define responsabilidades envolvendo desde a Alta Direção até os colaboradores e terceiros.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • ● Indicadores de Geração de Riquezas (IGR’s) subdivididos em 4 dimensões: econômico, ambiental, social e institucional;
    ● Resultados de inspeções e auditorias ambientais (ASA’s Essencis MG).

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Para evidenciar a relevância da postura anti corrupção da empresa, foram criadas a Política Antissuborno; os Objetivos e Metas e Programa de Gestão; a matriz de risco Antissuborno por departamento; o Procedimento para Atendimento a Fiscalizações; a observância de cláusulas contratuais que abordam a obrigatoriedade de cumprimento de normas anticorrupção e antissuborno;

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • A Essencis MG é certificada na ISO 37001 e conta com um Sistema de Gestão Antissuborno. Para implementação deste sistema e da Política Anticorrupção foram realizados treinamentos com os colaboradores, que são amplamente divulgados nos canais de comunicação da empresa, incluindo, mas não se limitando, a grupos de WhatsApp, folders, banners e site. Ainda, foi estabelecido um representante local responsável pelo Compliance Antissuborno, com acesso direto ao Conselho de Administração da companhia, a quem é atribuída a função de supervisionar a concepção e implementação pela organização do Sistema de Gestão Antissuborno.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Anualmente é realizada auditoria interna para verificação dos processos antissuborno, bem como auditoria externa com órgão certificador independente. Semestralmente é realizada análise crítica da alta Direção, oportunidade em que são apresentados medições e resultados do Sistema de Gestão Antissuborno.