Comunicação de Progresso - Megamatte 2020

Participant
Published
  • 19-Jan-2021
Time period
  • January 2020  –  January 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Pelo quarto ano consecutivo, tenho o prazer de reafirmar o compromisso e apoio da Megamatte com os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.
    Em todos esses anos sendo signatários do Pacto Global já conseguimos realizar diversas ações e atingir metas próprias que comprovam a nossa seriedade com o progresso. Em 2020, um ano atípico por causa da Covid-19, algumas das nossas ações e atividades que gerariam aglomeração foram postergadas para o próximo ano. Entretanto, temos boas perspectivas para 2021 e retomaremos todos os projetos planejados com uma estratégia de sustentabilidade mais robusta.
    Nesta comunicação anual estão descritas as nossas ações e conquistas que visam a melhoria contínua da nossa estratégia de gestão e relacionamento para uma maior integração com os princípios do Pacto Global. Queremos ir além e ampliar cada vez mais os impactos positivos que a nossa atividade gera na sociedade e no planeta.
    Atenciosamente,
    Julio Mochelin Monteiro Dias
    Diretor Executivo da Megamatte

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A Megamatte está comprometida com a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU, e aplica isso em todas as práticas do negócio, abrangendo tanto os profissionais internos, como os fornecedores e terceiros contratados.
    A empresa optou por não utilizar a caixa de sugestões e reclamações, que antes era disponibilizada, e fazer uso somente uma pesquisa de clima anual enviada para todos os profissionais onde há um espaço para que eles façam sugestões de melhoria, elogios, reclamações e até mesmo denúncias, se este for o caso. Todas as questões levantadas que reportarem desconformidades com as práticas da empresa são estudadas e se desenrolam em um plano de ação para solucioná-las. Em 2020 ela funcionou no formato online por conta da pandemia.
    O objetivo da pesquisa é identificar a percepção de profissionais quanto a diversos fatores, como eles se sentem no ambiente de trabalho e qual percepção possuem da empresa em geral, tendo relação com o grau de satisfação dos mesmos. Ela é feita de forma anônima e confidencial para que os respondentes não se sintam intimidados e com medo de serem repreendidos. Ela é dividida em 12 blocos temáticos que englobam cultura da empresa, ambiente de trabalho, investimento no profissional, remuneração, ética, além de permitir comentários dos profissionais, como citado anteriormente. A partir dos resultados da pesquisa, é possível identificar melhorias, pontos críticos e pontos fortes e então traçar planos de ação para a melhoria da gestão do negócio.

    Desde 2014 a empresa possui uma nova Política de Investimento Social que reúne diretrizes para nortear todas as decisões dentro do tema responsabilidade social. O documento é bastante claro ao afirmar:
    “A Política de Responsabilidade Socioambiental da Megamatte nasce com o intuito de orientar o investimento social e ambiental da empresa e potencializar sua atuação no campo da responsabilidade socioambiental. Assim, este documento legitima as ações da empresa nesta área, além de estabelecer diretrizes norteadoras complementares, especialmente para seu investimento social privado. Ele representa o compromisso da Megamatte com essas questões que são essenciais para o equilíbrio entre as oportunidades de negócios, as necessidades atuais da sociedade e o bem-estar das gerações futuras.”
    “A Megamatte aplica os conceitos da responsabilidade socioambiental na rotina da empresa, especialmente nas relações por ela estabelecidas.”
    “A Política da Megamatte toma como base o conceito de responsabilidade social empresarial ou corporativa, do Instituto Ethos, que a define como “uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes”.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Ao longo de 2020 as ações sociais previstas para apoiar as populações que se encontram em vulnerabilidade social foram paralisadas por conta das recomendações da OMS de manter uma quarentena rígida e evitar aglomerações. Ainda assim, vale ressaltar a situação atual dos projetos que seguiram em andamento ou amadurecimento do planejamento para implementação em 2021.

    Megação: Ação anual realizada pela Megamatte para arrecadar fundos que são revertidos para uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos selecionada pela empresa. Para fazer um breve histórico, destacamos que a ONG Saúde Criança (rebatizada de Instituto Dara em 2020) é uma parceira de longa data da companhia na Megação, sendo este o quinto ano de apoio a partir dos recursos arrecadados com a ação da companhia. Nos anos de 2015, 2016, 2018 e 2019, a iniciativa apoiada foi o Projeto Culinária, que oferecia capacitação e doação de materiais para viabilizar que as mães de crianças com necessidades especiais pudessem trabalhar em casa e cuidar de seus filhos, garantindo uma renda para a família. Ao longo desses anos, o projeto formou aproximadamente 50 pessoas para serem capazes de produzir e vender doces e salgados. Já no ano de 2017, foi o Projeto Quartas Ambientais da ONG Favela Verde, selecionada através de um edital, que recebeu o aporte do valor arrecadado na Megação. O projeto viabilizou um complemento na grade curricular da EM Abelardo Chacrinha Barbosa, no RJ, com atividades práticas e teóricas sobre educação ambiental.
    Em 2020, a companhia optou por apoiar o Projeto Conectad@s do Instituto Dara (antigo Saúde Criança como citado), planejado para ter seu início em janeiro de 2021. O objetivo do projeto é educar e capacitar através da inclusão digital, e seu público-alvo consiste em jovens moradores de comunidades do Rio de Janeiro que se encontram em situação de vulnerabilidade e estão em busca do primeiro emprego. A Megamatte optou por dobrar o valor arrecadado com a ação, que foi realizada no dia 11 de novembro de 2020, pois a expectativa de arrecadação para um ano de pandemia era menor que a dos anos anteriores. O valor doado corresponde ao preço integral das vendas de mate orgânico e guaraná natural de 300ml em todas as lojas, que, com a dobra da companhia, totalizou R$26.135,60. Este valor será repassado ao longo de 2021 para financiar parte do Projeto Conectad@s.

    Megamatte Capacita: Workshop de capacitação que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento institucional do Terceiro Setor no Rio de Janeiro. No segundo semestre de 2019 foi realizado um workshop de 5h de duração com profissionais da própria empresa como voluntários, onde eles compartilharam seus conhecimentos nas áreas de comunicação, gestão de projetos, gestão de pessoas e empreendedorismo. No planejamento de ações para 2020 estava previsto mais duas edições do Megamatte Capacita, inclusive com uma ampliação do escopo da iniciativa, oferecendo 4 dias de formação e abrangendo mais temáticas que contribuiriam para o desenvolvimento completo das organizações participantes. Além do que foi oferecido no ano anterior, contaríamos com a participação de profissionais externos com expertise em diversas áreas como: gestão e planejamento financeiro, captação de recursos, consultoria jurídica, desenvolvimento de liderança, entre outras. Para 2021, o objetivo é implementar tudo o que havia sido planejado para 2020, mas foi interrompido por conta da pandemia.

    Projeto ForMMação: Postergado para ter início no primeiro semestre de 2021 por conta da pandemia, o projeto tem como objetivo capacitar jovens, entre 18 e 21 anos, para ingressar no mercado de trabalho do varejo recebendo capacitação técnica e emocional para adquirir o primeiro emprego. O público-alvo são jovens em vulnerabilidade social do Rio de Janeiro com ensino médio completo que ainda não tenham experiência de trabalho. Para o desenvolvimento do projeto, a Megamatte busca uma parceria institucional do setor de educação, que será responsável pelo planejamento da ementa, por fornecer sala de aula e captar voluntários para ministrar algumas das aulas. Em contrapartida, a franqueadora será responsável pelo treinamento técnico dos jovens com foco no varejo, encontros para conversas inspiradoras com os gerentes da empresa e contratação de alguns dos alunos que demonstrarem mais talento e aptidão.

    Arredondar: No início de 2020, a Megamatte realizou testes quanto ao funcionamento da parceria com o Movimento Arredondar nos caixas de suas lojas próprias. O objetivo era instalar um novo sistema nas lojas que permitiria o arredondamento da conta do cliente para gerar pequenas doações para instituições do terceiro setor. Foram realizados testes de tecnologia, treinamentos com os funcionários e apresentações para que a parceria fosse bem sucedida. Os testes de discurso, comunicação, aderência de clientes e funcionamento foram realizados de dezembro 2019 a setembro 2020 nas 8 lojas próprias e foi arrecadado um total de R$983,18, que ainda não foram repassados para o projeto. Mas, com a suspensão das atividades de loja gerada pelo novo coronavírus, a parceria sofreu uma paralisação e após uma avaliação estratégica da empresa, optou-se pela não continuidade da parceria.

    Instituto Megamatte: Em 2019 a empresa decidiu desenhar seu próprio instituto empresarial a fim de ampliar suas ações de responsabilidade socioambiental com previsão de lançamento em 2020. Com a chegada da pandemia, as atividades da empresa foram interrompidas e todos os esforços foram voltados para planejar a retomada do negócio e manter os funcionários do administrativo. Com esta dificuldade apresentada, a decisão da companhia foi reagendar o lançamento do instituto para 2021. O valor arrecadado na Megação de 2019 resultou em um planejamento financeiro detalhado para o lançamento do Instituto Megamatte e será aplicado no desenvolvimento das ações do mesmo em 2021.

    Ações em Resposta à Covid-19:
    • Em suas redes sociais, quando se iniciou a quarentena, a Megamatte fez posts e comunicados a fim de educar o consumidor quanto aos cuidados necessários para se proteger do vírus, bem como compartilhou dicas de quais alimentos seriam benéficos para fortalecer a imunidade;
    • Em junho foi realizada uma pesquisa com todos os funcionários, tanto da franqueadora quanto das franquias, para entender como estava a situação emocional e financeira de cada um. O objetivo da pesquisa era verificar se havia casos de necessidade extrema para que a Megamatte agisse em apoio aos funcionários que se encontravam em situações delicadas. Aproximadamente 10% dos funcionários responderam a pesquisa e agradeceram o espaço aberto oferecido pela empresa e o interesse no bem estar de seus profissionais. Como resultado foi oferecida uma palestra sobre inteligência emocional para os funcionários da franqueadora e uma ajuda de custos para pagamento das contas de internet. Quanto aos franqueados, a Megamatte os apoiou na renegociação de contratos com os shoppings e locatários, além de fornecer informações atualizadas sobre medidas de segurança e prevenção para os profissionais de loja.
    • Foram entregues EPI’s para os funcionários de loja e desenvolvidos novos procedimentos de limpeza para o ponto de venda a fim de evitar a propagação do novo coronavírus quando, após liberação da prefeitura, as lojas puderam reabrir para a permanência de clientes. Antes da abertura para permanência dos clientes, foi desenvolvido um “Manual de Boas Práticas Covid-19” para orientar os franqueados e seus profissionais sobre como agir com relação ao atendimento ao cliente e cuidados pessoais. Também foram oferecidos treinamentos online, sinalização de segurança nas lojas e placas reforçando boas práticas.
    • Durante o isolamento social, o Diretor Executivo da Megamatte, Julio Monteiro, realizou diversas lives para os funcionários e franqueados com o objetivo de apoiá-los nesse momento e oferecer apoio para lidar com as dificuldades impostas pela pandemia. Confira abaixo alguns temas abordados:
     Negociação com os fornecedores;
     Gestão financeira;
     Planejamento da Retomada das Atividades;
     Gestão de Pessoas no Varejo;
     Legislação Trabalhista;
     Informações sobre a Pandemia;
     Live da família;
     Apresentações artísticas.
    • Em maio foi realizado um Megatalks temático “Negócios e sociedade pós-pandemia sob a ótica da sustentabilidade”. Megatalks é um evento da Megamatte que visa fomentar a discussão de temas relacionados à sustentabilidade através de bate papos com representantes de empresas e instituições do mercado. O objetivo das discussões geradas pela companhia é disseminar um conteúdo que contribua para a evolução da sociedade através de práticas mais sustentáveis, tanto individuais quanto no mundo corporativo. Em 2020 ocorreu apenas uma edição e os participantes foram: Julio Monteiro, Diretor Executivo da Megamatte, Patrícia Sanches, Coordenadora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Claro, Dario Neto, Diretor do Instituto Capitalismo Consciente e, como moderadora, Isabela Esteves, sócia-fundadora da Lamparina Comunicação e Sustentabilidade.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Todos os projetos e iniciativas apoiadas e financiadas pela Megamatte são monitoradas e avaliadas quanti e qualitativamente pela Lamparina Comunicação e Responsabilidade Socioambiental, consultoria parceira da empresa em todos os assuntos relacionados à sustentabilidade.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A empresa tem o intuito de atualizar o Código de Conduta com uma revisão e atualização das diretrizes dele, porém ainda não há uma data prevista para tal. Entretanto, como exemplificado abaixo, existem cláusulas que contemplam os princípios anticorrupção em todos os contratos com fornecedores.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Em 2020 a Megamatte promoveu 25 treinamentos e capacitações em áreas distintas para os funcionários do administrativo da franqueadora e 18 para os profissionais de lojas próprias e franquias. Seus objetivos foram: capacitar aqueles que estão em contato direto com os clientes com estratégias de venda e uso de novos canais de venda como Ifood e Rappi, contando com a participação de 398 pessoas. E para o administrativo: além de capacitações para a retomada e expansão das atividades e cultura da empresa, também houve temáticas de desenvolvimento pessoal e de carreira, inteligência emocional e liderança, com 54 participantes.
    Além disso, a companhia manteve as parcerias de longa data com a Universidade Estácio de Sá, que oferece desconto em cursos para os funcionários da empresa, e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que faz um canal de intermediação com o programa de estágio. Ambas são instituições de educação renomadas e reconhecidas no Rio de Janeiro.
    Como atualizado em 2018, a empresa manteve os Princípios do Trabalho do Pacto Global em seus modelos de contrato para terceiros, garantindo que o fornecedor deve adotar práticas anticorrupção e assegurar o respeito aos direitos trabalhistas de seus funcionários, bem como o compromisso de não empregar mão de obra infantil. As cláusulas abaixo demonstram as cláusulas presente nos contratos da Megamatte:
    “A CONTRATADA compromete-se a observar e agir em estrita conformidade com todas as Leis (em especial a Lei nº 12846/2013) e adotar práticas anticorrupção durante toda a vigência do presente instrumento, responsabilizando-se ainda pelos atos praticados por seus representantes, prepostos ou terceiros que estiverem a seu serviço.”
    “A CONTRATADA tem ciência e concorda que uma denúncia comprovada de trabalho infantil ou de desrespeito ao direito do jovem trabalhador, como o emprego de menores de 18 anos em atividades noturnas, perigosas ou insalubres, autoriza a empresa MEGAMATTE a proceder o rompimento unilateral e imediato do Contrato.”

    Em 2018 a empresa obteve a certificação ISO 9001, um reconhecimento relevante de um sistema de gestão de qualidade (SGQ). Como consequência da pandemia e do home office decretado pela empresa durante vários meses de 2020, as auditorias externas de revisão que fazem a avaliação anual para a renovação da certificação não foram realizadas. Dada a circunstância, a validade da ISO 9001 foi postergada até a realização da nova auditoria, prevista para o segundo trimestre de 2021.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Para garantir o cumprimento das diretrizes ligadas à certificação da ISO 9001, os processos de auditorias internas e externas ocorrem anualmente. Em 2020 excepcionalmente não houve auditoria por conta das recomendações vindas dos órgãos de saúde de distanciamento social.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Em sua Política de Investimento Social, desenvolvida em 2014, a Megamatte destaca a importância do investimento em educação ambiental (principalmente para crianças e adolescentes) para ampliar o conhecimento da população sobre o tema e garantir uma relação mais sustentável entre a sociedade e a natureza. No item “Eixos Estruturantes e Temáticos da política, se encontra o trecho:
    “Ações de educação ambiental para crianças e adolescentes – Sendo a preservação ambiental tema fundamental para o legado de crianças e jovens da atualidade, as ações apoiadas pela Megamatte devem ser realizadas em locais vizinhos à sede da empresa ou a lojas da Rede. É fundamental que os projetos apoiados sejam extensivos e envolvam também a família. Exemplo: aulas de culinária com aproveitamento de alimentos, compostagem e coleta seletiva, construção de hortas domésticas, oficinas de reciclagem com foco em empreendedorismo, entre outros.”

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • A Megamatte trabalha sua responsabilidade ambiental trazendo inovações para a gestão do negócio e ampliação das lojas.

    - Produtos Orgânicos
    O Mate e Açaí da Megamatte são 100% orgânicos e fazem parte dos nossos principais produtos. Ambos possuem certificação da Ecocert, uma certificadora associada ao Instituto Brasil Orgânico que atesta produtos advindos de produção orgânica e a gestão socioambiental do agricultor. Além da qualidade destes produtos serem melhores que suas versões não orgânicas, sua produção respeita o meio ambiente e a saúde dos consumidores ao não fazer uso de agrotóxicos químicos. O nosso Mate vem de um fornecedor exclusivo e assim, conseguimos garantir a rastreabilidade da origem da erva e do trabalho realizado desde o cultivo até a colheita.

    - Gestão de Resíduos
    Em setembro de 2018 a empresa iniciou uma parceria com a Lóggica – Segurança de Transporte de Resíduos para fazer a coleta de seus resíduos e dar a destinação correta. A Lóggica, empresa credenciada pela Comlurb, após fazer a coleta encaminha os resíduos recicláveis para a Cooperativa Transformando, localizada no bairro do Caju (Rio de Janeiro).
    Atualmente, duas lojas da Megamatte estão participando da gestão responsável de resíduos, a loja própria da Av. Rio Branco e uma franquia da Glória.

    - Canudos reutilizáveis
    Após o Decreto Rio nº 44731, de 17 de julho de 2018, a franqueadora retirou todos os canudos de plástico de seus estabelecimentos e passou a oferecer canudos biodegradáveis de papel para os clientes. Atualmente, a rede continua oferecendo os canudos de papel como opcional em algumas lojas e mantém a venda de canudos de inox reutilizáveis em todos os pontos de venda até que o estoque esgote.

    - Novas lojas sustentáveis
    Em 2020 foram inaugurados 4 novos pontos de venda e todos contam com: iluminação de LED, gerando uma economia de energia e maior durabilidade das lâmpadas; torneiras com redutor de pressão, visando uma economia de água; laminados de alta pressão e placas de MDF Antíqua de fornecedores que possuem o selo Forest Stewardship Council (FSC); forro mineral modular instalado no teto com componentes biossolúveis.
    Os selos que comunicariam os dados da atuação e construção ambientalmente correta nas lojas e seriam implementados em 2020 foram para 2021 em função da pandemia. A comunicação contará com quatro selos com informações de redução do uso de água, economia de energia, uso de materiais de madeira com certificação FSC e redução da quantidade de resíduos gerados em loja.
    Além disso, em 2020 iniciou-se uma transição para substituição das mesas e cadeiras das lojas por peças novas de um fornecedor local que utiliza madeira rastreada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como matéria prima. Ao todo foram 8 lojas com seus móveis substituídos no Rio de Janeiro e São Paulo.
    Já o plano de expansão do contêiner sustentável, um novo modelo de ponto de venda que por si só já traz conceitos da sustentabilidade sendo uma estrutura reutilizada, foi postergado em função da pandemia. Pelo mesmo motivo, o Megamóvel, inaugurado em 2019, também teve seus planos de crescimento paralisado.

    - Iluminação
    De um total com 135 lojas (próprias e franquias) em funcionamento da Megamatte em 2020, tivemos mais 10 unidades retrofitadas, ao comparar com 2019, substituindo a iluminação comum por lâmpadas de LED: mais econômicas, resistentes e menos danosas ao meio ambiente ao comparadas com lâmpadas convencionais.

    - Cage Free:
    Como acordado por meio de um termo de compromisso em 2018, 100% dos fornecedores Megamatte que utilizam ovos na produção de seus produtos deverão fazer a substituição por ovos “Cage Free” - ovos de galinhas que não são submetidas a confinamento em toda a cadeia. O fornecedor de brownies já atingiu a meta de 100% Cage Free, a Sabor Tradicional já trocou 25% de seus ovos – um aumento de 5% comparado com 2019 - e a Forno de Minas também está caminhando para torna-se 100% Cage Free até 2025.

    - Certificado Ecoassist
    Em 2020 a Megamatte recebeu novamente o Certificado Ecoassist de Destinação Sustentável pelo descarte ecologicamente correto e socialmente responsável de bens inutilizados. Segue abaixo o descritivo dos itens destinados corretamente em parceria com a Ecoassist:
    08 Fonte Mini ATX
    04 Monitor
    02 Estabilizador
    09 Gabinete
    12 Driver de DVD/CD
    01 Teclado
    01 Caixa de Som
    02 Roteador
    01 Bateria de Notebook
    01 Telefone
    05 Placa Mãe
    02 Placa de Vídeo
    25 Cabos

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Todos os projetos e ações são acompanhados e monitorados pela Lamparina, consultoria de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, parceira da Megamatte em processos relacionados a essas temáticas.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A Megamatte dispõe de um Código de Conduta que se aplica tanto para seus funcionários internos quanto para os profissionais terceirizados. No Código constam diretrizes anticorrupção, mas a empresa entende que o instrumento ainda não é suficiente considerando os desafios que enfrentamos como sociedade. A companhia tem o intuito de reescrever este código, reavaliando e atualizando as diretrizes que lá constam, mas sem data prevista. Como já citado, a partir de 2018, todos os contratos de fornecedores contam com uma cláusula que englobam os princípios anticorrupção.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Atualmente, a empresa dispõe de uma pesquisa de clima anual na qual os funcionários podem realizar denúncias ligadas à corrupção de maneira anônima. Posteriormente as respostas são avaliadas pelo departamento de Recursos Humanos que, se necessário, traça um plano de ação para mitigar os problemas identificados.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Ainda não há um processo de medição de resultados.