Communication on Progress

Participant
Published
  • 26-Nov-2020
Time period
  • November 2019  –  November 2020
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Várzea Grande, 26 de novembro de 2020
    De: Novembro/2020
    A: Novembro/2021

    Para nossas partes interessadas:

    Tenho o prazer de confirmar que a REFRIGERANTES MARAJÁ S/A reafirma seu apoio aos Dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
    Nessa Comunicação do progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar tais informações com nossas partes interessadas usando nossos principais canais de comunicação.

    Atenciosamente,

    Ulana Maria Bruehmueller Borges
    Diretora Executiva Refrigerantes Marajá

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Para a Refrigerantes Marajá a ética no trabalho é primordial e consiste em aplicar e respeitar os princípios da moral e boa conduta, estabelecendo a excelência no convívio coletivo e mantendo um bom conceito da nossa empresa perante a sociedade.
    Nosso Código de Ética e Conduta está pautado nas relações e compromisso com as partes interessadas no nosso negócio, sendo eles: Clientes, Acionistas, Fornecedores, Força de Trabalho, Sociedade e Meio Ambiente, onde disseminamos as informações relativas ao comportamento necessário no local de trabalho, com base nas relações interpessoais, garantindo um convívio saudável, ordeiro, respeitoso, seguro, qualitativo, garantindo a qualidade de vida e a produtividade.
    A preservação da saúde e da integridade física das pessoas é fundamental. Portanto, todos os profissionais e prestadores de serviços devem garantir condições de trabalho seguras e sadias, cumprindo e fazendo cumprir os procedimentos e instruções que regulam e preservam a saúde e segurança própria e de terceiros.
    Nosso compromisso quanto empresa, valoriza as diferenças e trata de maneira justa e igualitária para todas as pessoas, mantendo um ambiente de trabalho livre de qualquer discriminação, não toleramos qualquer discriminação, sejam elas, de raça, gênero, condição física ou social, credo, política e outras.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Para isto proporcionamos um ambiente de trabalho livre de assédio moral e sexual, nos quais temos políticas ativas para coibir de forma legal o agressor.
    Nossa política de Qualidade, Segurança e Proteção de Alimentos visa satisfazer os nossos consumidores produzindo e comercializando bebidas de qualidade e seguras através da melhoria contínua dos processos, atendimento as legislações e capacitação de nossos profissionais. Para isto utilizamos matérias primas e aditivos de fornecedores qualificados, que atendem as normas, estatutos, regulamentos vigentes na Legislação pertinente em conformidade com os padrões estabelecidos pela Refrigerantes Marajá.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Garantimos a qualidade de nosso processo produtivo desde a etapa de seleção e qualificação do nosso fornecedor, onde esta escolha está baseada em critérios profissionais e técnicos de acordo com a necessidade na organização, realizamos negócios com fornecedores de reputação ética e que tenham valores e atitudes de acordo com as leis e que empreguem mão de obra em condições legais, humanas e adequadas com as práticas de Responsabilidade Socioambiental.
    Investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento para melhorias e produtos e processos, e mantemos ativos os Programas de Qualidade APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), BPF (Boas Práticas de Fabricação), Food Defense, 5’S, nosso sistema de gestão da qualidade visa garantir a segurança dos alimentos para nossos consumidores. Investimos constantemente em treinamentos e capacitação para que nossos profissionais atendam os princípios de qualidade e segurança de alimentos.
    Tais medidas são disseminadas através dos canais de comunicação acessíveis a todas as partes interessadas, dispomos de uma ferramenta para registro das solicitações, sugestões e reclamações, na qual realizamos o tratamento das informações.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Nossa política de Gestão de Pessoas visa atrair, desenvolver e manter pessoas, proporcionando condições para suas realizações pessoais e profissionais, através de um ambiente de trabalho saudável e seguro que estimule a inovação, criatividade e o aprendizado contínuo. Priorizamos a segurança e a saúde ocupacional dos profissionais prevenindo e atendendo os requisitos legais e regulamentares.
    Temos implantado um plano de Cargos, Carreira e Salários que visa uma remuneração dentro dos requisitos regulamentares. Onde, oportunizamos a ascensão dos profissionais e o desenvolvimento de novos talentos estimulando uma cultura que promova o comprometimento e o engajamento dos mesmos com a estratégia organizacional.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • O exercício da transparência nas relações com nossos profissionais, promove a construção de um ambiente de confiança mutua e de responsabilidade em todos os níveis hierárquicos, as decisões referentes a admissão e ascensão profissional estão baseadas de acordo com a sua qualificação, habilidade e avaliação de desempenho, sendo assim, um fator decisivo para a sua permanência na empresa através do cumprimento de metas, normas, resultados, prazos, Código de Ética e legislação aplicável.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Nosso quadro de profissionais é composto por 200 profissionais, registrados no regime CLT, onde a força de trabalho possuímos 14% de profissionais do sexo feminino e 86% de profissionais do sexo masculino.
    Distribuição por cargo:
    1% diretoria
    13% Encarregados, Gerentes e Coordenadores
    86% Analistas, auxiliares, assistentes, assessores, jovem aprendiz, e demais funções
    Escolaridade
    7% Nível superior completo
    5% Nível superior Incompleto
    63% Ensino Médio
    25% Ensino fundamental
    0% Analfabeto

    Mantemos o comitê da CIPA ativo e atuante bem como a auditoria e revisão continua dos programas de Saúde Ocupacional (PPRA e PCMS). Em 2019 ultrapassamos a marca de mais de 500 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. Esta meta se tornou possível, devido aos trabalhos voltados à saúde e segurança de cada profissional da empresa, através da colaboração da equipe do Comitê, sob coordenação do SESMT, e comprometimento da diretoria.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Nos comprometemos com a conservação da natureza através da adoção de práticas para a conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade, onde realizamos o gerenciamento eficaz dos resíduos gerados pela indústria, em atendimento à legislação vigente, através de programas que visam o uso racional de energia elétrica e água.
    O Programa de Coleta Seletiva de Lixo nas dependências da fábrica, tem o objetivo de dar tratamento e destino adequado a todos os seus resíduos industriais.
    Em relação do meio ambiente, desenvolvemos o Projeto Saudável por natureza onde trabalhamos junto ao público infanto-juvenil e comunidades locais a conscientização através da Educação Ambiental.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • A Refrigerantes Marajá tem um compromisso firme na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a logística reversa tem grande importância pelas consequências diretas para a produção e o consumo sustentáveis. Desde 2015, foi firmada a parceria entre as atividades e são coordenadas pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), a Coalizão Empresarial é um grupo formado pelas Associações representantes dos diversos setores empresariais, compreendendo os fabricantes de embalagens (produtores), fabricantes de produtos comercializados em embalagens, os importadores, os distribuidores e os comerciantes (atacadista e varejistas), no caso da Marajá e demais fabricantes de refrigerantes somos representados pela ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas), onde cada empresa possui um percentual de recolhimento de resíduos sólidos.
    Participamos do Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania” - tem caráter permanente de discussão, proposição, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos sólidos nos municípios, segundo os princípios dos Programas Nacional “Lixo e Cidadania”, envolvendo entidades públicas, privadas, governamentais, não governamentais de representação social, relacionadas à questão.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Nosso programa de gerenciamento ambiental de resíduos sólidos e líquidos e é monitorado através de indicadores de desempenho, onde permite uma análise detalhada na qual avaliamos a eficiência e eficácia mensurando o impacto ambiental de nossas atividades.
    Fazem parte do planejamento estratégico os planos de ação e analises de riscos específicos da gestão ambiental. Todos os nossos processos são mapeados e descritos em procedimentos operacionais padrão, nos quais nossos profissionais passam por treinamento para atender os critérios exigidos por lei.
    No ano de 2019 através do Projeto Saudável por Natureza investimos R$ 51.612,86 em despesas com governança do Acordo setorial de Embalagem e doação de coletores ecológicos para coleta seletiva de resíduos bem como nas ações de Educação ambiental onde conscientizamos 6 mil crianças e jovens e recolhemos 6 toneladas de resíduos no programa de logística reversa e pontos de entregas voluntárias (PEV’S).

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Nossas relações empresariais são pautadas na conduta ética e transparente, através de valores e atitudes de acordo com as leis, todos os profissionais são orientados a respeitar as condições contratuais e comerciais, bem como guardar sigilo das informações estabelecidas entre todas as partes interessadas.
    Nenhum profissional ou prestador de serviço pode influenciar decisões ou utilizar de sua posição na empresa para obtenção de recursos físicos ou financeiros que venham favorecer interesses próprios ou de terceiros, bem como utilizar-se de recursos da empresa, nem se utilizar dos mesmos para benefício próprio.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Violar o Código de Ética constitui em falta grave, e o infrator poderá ficar sujeito a processo judicial cabível ao caso, onde quaisquer ações contrárias ao Código, são por definição prejudiciais a todos e a reputação da empresa.
    Portanto, violações, mesmo que sejam pela primeira vez, podem resultar em ação disciplinar e dependendo da gravidade do ato, pode resultar em rescisão do contrato de trabalho por justa causa, caso comprovado que outro profissional tenha conhecimento do fato e não informou a empresa, sento conivente ao fato, o mesmo poderá sofrer ação disciplinar.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Possuímos auditorias externas periódicas em Registros Contábeis e Fiscais e Relações de Trabalho assegurando nosso compromisso anticorrupção, tema este que está inserido em nosso código de ética, aprovado pelo nosso conselho diretor onde as partes interessadas possuem acesso a tais informações.
    Em 2016 e 2017 fomos reconhecidos como a 2ª melhor Industria de Médio porte para se trabalhar, prêmio este que foi desenvolvido para estimular, valorizar e divulgar as melhores práticas de recursos humanos nas indústrias, visando o aumento da produtividade e competitividade. Esta premiação é uma realização do Sistema FIEMT, Tv Centro América e Instituto Veli, que aplicam uma pesquisa de satisfação com a diretoria e profissionais atendendo os requisitos de meritocracia, benefícios, saúde e segurança do trabalho, educação profissional, instalações, comunicação e gestão.