COP - Toniato

Participant
Published
  • 2017/10/03
Time period
  • October 2016  –  October 2017
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Prezados,

    Tenho o prazer de confirmar que Grupo Toniato apoia os Dez Principios do Pacto Global, relacionados a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção ao Meio Ambiente e Combate a Corrupção em todas as suas formas.

    Com esta comunicação expressamos nossa intenção de apoiar e difundir tais princípios dentro de nossa esfera de influência. Comprometemo-nos a fazer do Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, cultura e operações diárias de nossa organização, empreendendo esforços para divulgar publicamente este compromisso junto aos nossos funcionários, parceiros, clientes, público em geral e o engajamento em projetos de colaboração que promovam o avanço, em particular, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentaveis das Nações Unidas.

    Reconhecemos que um requisito fundamental para a participação no Pacto Global é apresentação de uma Comunicação de Progresso (COP), que descreva nossos esforços na implantação dos dez princípios. Apoiamos a prestação de contas e transparência das informações, e, por conseguinte, comprometemos à apresentar um relatório sobre os progressos realizados no prazo de um ano após a adesão ao Pacto Global, e depois anualmente, de acordo com a política de COP do Pacto Global. Isso inclui:

    • A declaração assinada pelo Presidente ou Diretor-executivo da empresa, expressando o apoio continuo ao Pacto Global e renovando o compromisso continuo com a iniciativa e os seus principios. Esta decIaração não e a carta inicial de compromisso para participar do Pacto Global.
    • Uma descrição de ações práticas, ou seja, a divulgação de quaisquer políticas, procedimentos, atividades relevantes, que a empresa realizou (ou pretende realizar) para implementar os princípios do Pacto Global em cada uma das quatro áreas temáticas (direitos humanos, trabalho, meio ambiente, anticorrupção).
    • Uma medição de resultados, ou seja, o grau em que os indicadores de metas/desempenho foram cumpridos, ou outras medidas qualitativas ou quantitativas de resultados, que no caso do Grupo Toniato é medida anualmente através dos Indicadores Ethos de Sustentabilidade.

    Atenciosamente,

    Cláudia Regina de Moura
    Diretora

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • - Política da Empresa descrita em seu Código de Conduta
    - Política da Empresa para com seus Parceiros descrita em seu Código de Conduta de Fornecedores e Prestadores de Serviços
    - Proteção da infância e adolescência
    - Incentivo a arte, cultura e ao esporte para jovens
    - Orientações quanto a saúde e segurança

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Abaixo um breve descritivo das ações praticadas:

    O Grupo Toniato apoia e respeita a proteção de direitos humanos e assegura de sua não participação em violações destes direitos. O Grupo é signatário do Programa na Mão Certa que é uma iniciativa da Childhood Brasil (Instituto WCF) que visa mobilizar governos, empresas e organizações de terceiros em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Além de ser associado a Firjan que tem como compromisso estabelecer as responsabilidades dos partícipes, para fins de concessão de apoio financeiro e auxílio ao desenvolvimento de Projeto Social nas Comunidades entorno.

    O Grupo Toniato também torce pelo esporte, patrocinando a atleta de trampolim Bárbara Bock. Além de várias medalhas, a atleta venceu o campeonato Sul-americano na Colômbia e garantiu mais uma medalha de ouro, além de apoiar a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - OSBM, pois acredita na importância da cultura, da arte e da música, trazendo aos adolescentes o direito de participação social.

    Falando em Direitos Humanos o grupo contribui mensalmente desde 2006, com o Asilo da Mendicidade, além de campanhas internas para arrecadação de leite e agasalhos para doação aos idosos. E também contribui com cestas básicas para Comunidades entorno.

    O Grupo tem o Programa “Viva bem GT” que através dele comunica e orienta seus colaboradores sobre vários aspectos relacionados a saúde e segurança.

    O programa "Olho Vivo na Estrada", instituído pela Abiquim em parceria com a Abiclor, tem como objetivo prevenir atitudes inseguras no transporte de produtos perigosos por meio da conscientização dos motoristas. O “Olho Vivo na Estrada” é parte de um sistema de gerenciamento de riscos. A meta do programa é a redução a zero no número de acidentes com produtos químicos nas estradas. O conceito básico do programa é que, antes de um grande acidente, várias pequenas falhas foram sinalizadas pelos equipamentos ou nas operações de transporte que não foram comunicadas à empresa. O “Olho Vivo na Estrada” incentiva o motorista a relatar tais ocorrências, possibilitando as ações preventivas.

    Código de Etica e Conduta pode ser verificado através do nosso site http://www.grupotoniato.com.br/empresa.php/#/valores-visao-missao

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Todos os itens são medidos anualmente através do Indicador Ethos de Sustentabilidade.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • - Políticas da empresa descrito através do Código de Conduta para eliminação do trabalho forçado, o trabalho infantil e a discriminação no emprego
    - Procedimentos que afirmam claramente os direitos e responsabilidades dos empregados e sua remuneração e benefícios
    - Código de Conduta dos Fornecedores e parceiros, tratando os princípios do Pacto Global
    - Critérios seletivos eliminando qualquer tipo de discriminação
    - Ouvidoria
    - inclusão e ascensão econômica das Micro e Pequenas Empresas de grupos sociais tradicionalmente discriminados e economicamente desprivilegiados

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Abaixo uma breve descrição das ações praticadas:

    O Grupo tem seu Código de Ética e Conduta que determina e proíbe o trabalho forçado ou escravo, bem como possui procedimentos de cargos e salários. As contratações são efetuadas com base em critérios de seleção, eliminando qualquer tipo de discriminação.

    É trabalhado o plano de desenvolvimento individual do colaborador, incentivando-o a busca de seu aprimoramento profissional e pessoal. Os colaboradores também são orientados e treinados quanto a segurança no ambiente de trabalho e trajetos.

    O Núcleo de Desenvolvimento Humano disponibiliza uma ouvidoria afim de trabalhar toda e qualquer situação trazida pelos colaboradores.

    Neste âmbito, O Grupo Toniato também promove o Integrare, Programa Brasileiro de diversidade e Inclusão da cadeia de Suprimentos. Comprometidos com o desenvolvimento sustentável do país através da qualificação, inclusão e ascensão econômica das Micro e Pequenas Empresas de grupos sociais tradicionalmente discriminados e economicamente desprivilegiados.

    O Grupo Toniato está no quarto ano consecutivo como uma das Maiores e Melhores Empresas para se trabalhar (GPTW), isso deve-se a dedicação a satisfação de seus colaboradores.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Anualmente atraves do Indicador Ethos de Sustentabilidade além de estarmos no 4º ano consecutivo como uma das maiores e melhores empresas para se trabalhar pela GPTW, o mede e avalia através dos próprios colaboradores.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • - Avaliação do impacto ambiental e impacto da empresa (Programa Despoluir)
    - Código de Conduta dos Fornecedores e Prestadores de Serviço
    - Utilização dos 3R's da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)
    - Reflorestamento

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Abaixo uma breve descrição das ações que são praticadas:

    O primeiro é o Programa Despoluir, que através da aferição veicular, reduz a emissão de poluentes. Visando à melhoria da qualidade do ar e do uso racional de combustíveis. A aferição é feita com base nos padrões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve, criado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama. Atualmente toda a frota possui o selo DESPOLUIR, já que os veículos estão dentro dos padrões de emissão de poluentes. Por esse e outros motivos o Grupo Toniato recebeu do Jornal o Meio Ambiente, uma das principais publicações do segmento, a certificação de Empresa Destaque em Preservação Ambiental.

    Projeto de Reflorestamento Ambiental - iniciado em 2009 com o plantio de aproximadamente 200 mil mudas de árvores da Mata Atlântica, contribuindo com a redução de CO2 e reposição de O2 na atmosfera.

    O grupo utiliza-se de sistema de iluminação natural em suas Unidade de Ibiporã e Paulínia e caixas de coleta de água de chuva na Unidade de Paulínia (Água de chuva é utilizada em todas as bacias sanitárias e mictórios). Além disso as lonas vinílicas, principal item utilizado em banners, fundos de palco e outdoors, painéis, e outros materiais promocionais, esse material, que demora 400 anos para se decompor naturalmente, ganhou uma nova utilidade no Grupo Toniato e vem sendo reutilizadas por costureiras e artesãos, transformando-as em bolsas e nécessaires.

    O Grupo também tem seu Programa de Desperdício Zero, onde tem incentivado seus colaboradores a inovarem com os recursos que podem ser reutilizados e tem sido um sucesso, com criação de bancos e lixeiras com aproveitamento de paletes, uso consciente de copos descartáveis e também de papel.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Todos os itens citados são avaliados através do Indicador Ethos de Sustentabilidade que utilizamos como ferramenta de mediação anual.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • - Código de conduta e ética
    - Código de conduta dos fornecedores e prestadores de serviços
    - Sistema de Gestão Sustentável, Íntegro e Transparente
    - Conformidade com Requisitos TFS - TOGETHER FOR SUSTAINABILITY.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Abaixo a descrição das açõe spraticadas:

    O Grupo Toniato adotou a profissionalização para perpetuar seus negócios. Os executivos do Grupo seguem os princípios da governança corporativa que regulam como a empresa é dirigida, administrada e controlada. Associado ao Instituto Ethos desde 2012, analisamos anualmente nossos resultados gerais, através dos Indicadores Ethos de sustentabilidade.

    O tema é abordado também no Código de Ética e Conduta do Grupo Toniato, que possui um Sistema de Gestão totalmente transparente utilizando-se da metodologia Balanced ScoreCard.

    O GRUPO TONIATO desde de 2014 foi avaliado pelo Organismo Certificador SGS do Brasil por meio de auditoria de conformidade dos requisitos da TFS – TOGETHER FOR SUSTAINABILITY (Juntos para a Sustentabilidade), nesta oportunidade foram avaliados os requisitos ligados a gestão empresarial, meio ambiente, saúde e segurança, trabalho, direitos humanos e questões de governança. Esta auditoria sinalizou que as ações já desenvolvidas pelo Grupo estão totalmente alinhadas a filosofia TFS e possibilitou visualizar outras dimensões sobre este tema tão relevante para sociedade. O Grupo busca constante práticas sustentáveis na prestação de seus serviços e as diretrizes do TFS se ajustaram perfeitamente as essas iniciativas e necessidades. O relatório foi enviado ao Serviço de TFS para ser carregado na plataforma baseada na web acessível a todos os membros do TFS – TOGETHER FOR SUSTAINABILITY.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Itens avaliados anualmente através dos Indicadores Ethos de Sustentabilidade, e também auditado pela TFS - TOGETHER FOR SUSTAINABILITY.