Communication on Progress

Participant
Published
  • 22-Nov-2016
Time period
  • November 2015  –  November 2016
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Sample Statement of continued support

    Lisbon, 22 November, 2016

    To our stakeholders:

    I am pleased to confirm that Gatewit reaffirms its support of the Ten Principles of the United Nations Global Compact in the areas of Human Rights, Labour, Environment and Anti-Corruption.

    In this annual Communication on Progress, we describe our actions to continually improve the integration of the Global Compact and its principles into our business strategy, culture and daily operations. We also commit to share this information with our stakeholders using our primary channels of communication.

    Sincerely yours,
    Pedro Miguel Dias Vaz Paulo
    CEO

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho
    É preocupação da Gatewit garantir que os nossos colaboradores têm nas nossas instalações todas as condições de trabalho e ergonomia necessárias para o normal desempenho das suas funções.

    Política Gatewit
    Existe uma relação bastante próxima, de grande abertura, entre as Direções e as Equipas, possibilitando que estes se sintam confortáveis para reportar toda e qualquer questão. Paralelamente, citando as palavras do Director Geral/CEO ‘a porta do meu gabinete está sempre aberta para todos os colaboradores’.

    É prioridade da Gatewit proteger os seus colaboradores de qualquer tipo de assédio ou abuso que viole os seus direitos enquanto ser humano. Nesse sentido e, de forma a reforçar a nossa política, sempre que um novo colaborador inicia funções na Gatewit, é-lhe disponibilizado o nosso Regulamento Interno, do qual consta o Código de Ética e de Manual de Conduta. Em ambos os documentos são indicados os Princípios de Ética pelos quais a Gatewit rege o seu comportamento.
    Sendo a Gatewit uma empresa de referência a todos os níveis, pauta a sua atividade por um conjunto de valores éticos, que a par da Missão e Visão compõem o seu ADN organizacional.
    O Código de Ética pretende regular e estabelecer princípios orientadores de todas e quaisquer relações empresariais e profissionais, tendo como objetivo criar um modelo comportamental coletivo nos colaboradores.

    Missão
    Orgulhamo-nos de proporcionar aos nossos clientes um elevado grau de Satisfação, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de forma a atingir os mais elevados padrões de criação de conhecimento. Consciente de que esta Satisfação do cliente externo passa por uma motivação e bem-estar do cliente interno. Damos uma elevada importância aos Recursos Humanos, Coesão Moral e Respeito no seio da própria empresa, de forma a permitir uma maior estabilidade, produtividade, controlo e bom ambiente empresarial.

    Igualdade de Género
    O Capital humano é para nós um fator estratégico. O foco na competência e eficiência é um pilar de atuação diário. A igualdade de género para nós vai muito além do simples conceito, é uma forma de estar e um dos valores pelos quais pautamos a nossa conduta diária.
    No sector em que atuamos é fundamental o reforçar e partilhar com todos os stakeholders princípios e valores como a transparência, honestidade, equidade e igualdade de género.
    Com um quadro de órgãos de direção composto maioritariamente por mulheres, apostamos no talento, transparência e multitask que tanto caracteriza o sexo feminino. Sentimos orgulho em ser uma empresa tecnológica com um equilíbrio entre colaboradores do sexo feminino e masculino.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Responsabilidade Social
    A importância da cidadania e responsabilidade social orientadas para a capacidade de promover atividades que abranjam a comunidade envolvente, transmitindo-lhe a importância do sentido de liberdade, justiça, dignidade e solidariedade, fazem parte do conjunto de valores da Gatewit. A Gatewit atribui uma elevada importância a todas as atividades no âmbito da responsabilidade social. Enquanto organização temos como objetivo contribuir de forma positiva para a sociedade, na qual estamos inseridos. Neste sentido, foi criado o programa All Take Care Gatewit. Este programa consiste num conjunto de ações de solidariedade social desenvolvidas com um público-alvo carenciado.
    Este nosso programa acenta sob três pilares: Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia em prol da Humanidade e Equipa Solidária.

    Desenvolvimento Sustentável
    Com o objetivo de contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável da economia portuguesa, a Gatewit apresenta uma Plataforma que pretende ligar a Sociedade Civil aos Decisores, a Plataforma - O Poder de Mudar Portugal. O Poder de Mudar Portugal é uma iniciativa de cidadania criada pela Gatewit, de forma a promover a partilha de medidas que possam direta ou indiretamente impulsionar positivamente a atual situação socioeconómica. Enquanto empresa líder no sector onde opera e face ao contacto direto com a Administração Local e Central, a nossa organização assume a responsabilidade de dar voz a todos aqueles que têm ideias inovadoras que contribuem para o desenvolvimento global do país.

    Tecnologia em prol da Humanidade
    A tecnologia e os meios de comunicação têm um papel preponderante no que se refere à Globalização. Enquanto empresa líder no sector das Tecnologias de Informação, defendemos que a tecnologia deve ser utilizada em prol da melhoria das condições da população carenciada.

    Equipa Solidária
    A Gestão de Topo estimula a partilha dos valores organizacionais entre todos os colaboradores, reforçando a humanidade, transparência nas relações e sentido de responsabilidade. Aliado à Gestão de Topo, todas as chefias incentivam os colaboradores a participar ativamente nas ações desenvolvidas pela organização.

    A Gatewit assume no seu dia-a-dia um elevado compromisso com a Responsabilidade Social e Ambiental. Este compromisso não se limita a um investimento financeiro em projetos externos, começando sempre com iniciativas dentro da empresa que envolvem todos os colaboradores que são convidados a aplicar as suas competências em atividades benéficas para toda a Sociedade. Enquanto parceiros da AMI desenvolvemos gratuitamente a plataforma de angariação de fundos “Prenda Amiga”, assim como para o GACC- Grupo de Apoio à Criança com Câncer, no Brasil. Por outro lado, enquanto padrinhos da Associação Cultural Moinho da Juventude no Bairro Social Cova da Moura, apoiamos mensalmente esta associação com quem estabelecemos uma relação de grande proximidade.

    Equilíbrio Vida Pessoal vs Vida Profissional
    Consideramos que a existência de um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional dos nossos colaboradores assume extrema importância. Por esse motivo encontram-se implementadas na Gatewit diversas iniciativas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Satisfação do Cliente
    A qualidade é um fator vital e único para a Gatewit, por esse motivo a satisfação dos nossos clientes é muito importante. Nesse sentido, foi-nos possível aferir que o nível de satisfação dos nossos clientes é de 98%.

    Certificações
    A Gatewit é uma empresa certificada no Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que permite demonstrar o compromisso da empresa com a Qualidade e satisfação dos seus clientes. É também certificada pela norma ISO 10002 - Gestão da Qualidade - Certificação de Satisfação do Cliente.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Recrutamento e Seleção
    De acordo com a política de recrutamento e seleção da Gatewit, os recursos materiais nomeadamente, o capital, matérias-primas e tecnologia, são acessíveis a qualquer organização, o mesmo não acontece com os recursos humanos. O ser humano é um recurso que não é copiável, tem vontade própria, é criativo e original e tem a capacidade de reinventar continuamente soluções para os novos problemas e necessidades da sociedade. Os recursos humanos são dotados de independência, não sendo propriedade das organizações. Como tal, para não os perder e receber a máxima colaboração dos mesmos, a Gatewit aposta numa política de motivação e liderança adequada.
    Desde o momento do recrutamento eliminamos qualquer sentimento que possa levar o candidato a pensar ‘sou apenas mais um’.

    Mobilidade interdepartamental
    A Gatewit tem vindo a implementar um programa de progressão de carreira, não só a nível vertical (dentro de um mesmo departamento) mas também a nível horizontal (entre departamentos), de forma a ajustar as competências individuais, desejos e ambições às funções disponíveis.

    Código de Ética
    Com a publicação do Código de Ética, a Gatewit pretende assegurar que todos os seus colaboradores se pautam pelos mais altos padrões éticos e têm consciência da importância dos mesmos na sua atividade profissional. Tal consciencialização tem como objetivo evitar a ocorrência de práticas anéticas na sua atuação e, consequentemente, na atuação da Gatewit.

    Formação e Desenvolvimento de Competências
    A Gatewit aposta fortemente na formação e desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. Nesse sentido, é anualmente definido um plano de formação adequado a cada umas das áreas que constituem a Gatewit.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho
    A par da preocupação presente no dia-a-dia no âmbito da Higiene, Saúde e Segurança no trabalho, anualmente são realizadas Auditorias de Segurança pela empresa que nos presta serviços de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, de forma a garantir a não existência de não conformidades.
    Porque a Higiene, Saúde e Segurança dos colaboradores, constitui uma das práticas de Recursos Humanos mais importantes para a Gatewit, uma vez que se centra no aumento do bem-estar dos colaboradores e, por consequência, na otimização da sua performance foi criado um Manual de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.

    Formação e Desenvolvimento de Competências
    É prática frequente a realização de formações internas a todos os colaboradores. Existe um forte plano de formação nas diversas áreas de negócio, sendo estes ajustados e alargados aos novos colaboradores.
    Ao nível da formação externa, são realizadas diversas formações relacionadas não só com a área de trabalho de cada um, mas formações mais abrangentes, para que os colaboradores diversifiquem as suas competências. De um modo geral, esta é uma vantagem para a organização, mas em particular é uma vantagem para as próprias pessoas detentoras do conhecimento.
    Em paralelo, com o objetivo de comprovar a Qualidade/Eficácia da Formação e identificar áreas suscetíveis de melhoria, é realizada a Avaliação da Eficácia da Formação.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Na Gatewit existe uniformidade entre o número de colaboradores do sexo masculino e feminino. Quanto aos cargos de Direção, estes são constituídos maioritariamente por colaboradores do sexo feminino.

    Relativamente à temática Formação, esta impacta positivamente o nível de desempenho dos colaboradores.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A Gatewit tem em conta, nas decisões que toma, a sociedade onde se encontra inserida e o ambiente onde opera, e só se realiza plenamente quando coloca em prática as suas Políticas de Responsabilidade Social e Ambiental. Desta forma, não só está definido um programa teórico, como também está implementado um sistema de Gestão Ambiental. Esta ação permite colocar em prática parte dos valores defendidos pela Gatewit.
    O programa de Gestão Ambiental da Gatewit, criado em 2010, tem o nome de All Be Green Gatewit.
    Este programa tem uma abrangência interna, ao nível das políticas de reciclagem, poupança de papel, racionalização na utilização de plástico e uma abrangência externa, através de outras entidades, como por exemplo a Faculdade de Agronomia ou o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Autoridade Nacional Florestal.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Política Ambiental
    A Gatewit, empresa de Tecnologias de Informação, pretende ser um exemplo de boa gestão ambiental e um modelo de sustentabilidade para a sociedade. Reconhece os seus impactes ambientais e assume a responsabilidade em ser pró-ativa na preservação do ambiente para as gerações atuais e futuras.

    Neste contexto, e com base nos princípios da melhoria contínua e da prevenção da poluição, a Gatewit, através da sua Política Ambiental, compromete-se a:

    • Integrar nas suas atividades, a aplicação do conceito de sustentabilidade e a proteção do ambiente;
    • Desenvolver e implementar soluções de e-business para os seus clientes, que reduzam e /ou eliminem possíveis impactes ambientais;
    • Mobilizar as organizações públicas e privadas para a total desmaterialização dos seus processos através da conceção e desenvolvimento de soluções eletrónicas que potenciam a redução de papel e CO2, favorecendo a consciencialização para responsabilidade ambiental;
    • Adotar boas práticas de gestão ambiental;
    • Aplicar medidas internas, que reduzam os consumos de energia, água e papel e promovam a utilização de produtos biodegradáveis no seu processo produtivo;
    • Desenvolver e divulgar investigação que contribua para o desenvolvimento sustentável e para a resolução de problemas ambientais;
    • Cumprir a legislação e os regulamentos aplicáveis, adotando padrões responsáveis nos casos em que a legislação seja omissa ou inexistente;
    • Identificar e minimizar os seus impactos ambientais negativos, resultantes das suas várias áreas de atividade;
    • Sensibilizar e formar os seus colaboradores em matéria de ambiente, sob o slogan "reduzir, reutilizar e reciclar";
    • Verificar periodicamente o progresso do Sistema de Gestão Ambiental, e adequar os objetivos e metas ao mesmo, com vista à melhoria contínua;
    • Envolver os seus colaboradores na concretização desta política, em particular através do programa Gatewit All Be Green;
    • Informar o público e outras partes interessadas sempre que necessário do seu desempenho ambiental.

    Por outro lado, divulgamos no nosso site institucional boas práticas ambientais (ao nível da energia, água e emissão de poluentes atmosféricos), boas práticas orgânicas e cuidados a ter ao visitar o Parque Natural de Sintra-Cascais, onde deixamos algumas sugestões disponibilizadas pelo Parque.

    Programa All Be Green
    No âmbito do nosso programa ambiental All Be Green, a Gatewit apadrinhou o parque Natural Sintra/Cascais. Os colaboradores da Gatewit realizaram uma atividade de limpeza do Parque da Peninha, como sempre com um entusiasmo estonteante e disposição física característica da nossa empresa.

    Com esta ação, pretendia-se fazer uma intervenção que permitisse reduzir a suscetibilidade aos incêndios e, simultaneamente beneficiar a área do ponto de vista do fomento da fauna e flora. No final do dia a equipa recolheu algumas toneladas de resíduos do Parque da Peninha. Desta ação resultou, o ‘Caminho Gatewit’. Apadrinhámos uma zona do Parque e asseguramos a manutenção desse espaço. Paralelamente realizamos atividades de reflorestação e recuperação de monumentos.
    Enquanto organização do Séc. XXI consideramos que o Ambiente é uma das principais temáticas que deve ser abordada junto de todos, pelo que optámos por associar momentos lúdicos à formação ambiental.

    Com estas atividades pretendemos sensibilizar os colaboradores para a atual problemática dos fogos e da importância da Floresta. Além disso, tendo em conta que as noções de melhoria e proteção do ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade constituem uma ferramenta de educação para a cidadania, pretendia-se com a dinamização deste evento o divertimento dos colaboradores bem como o desenvolvimento da sua consciência ambiental.

    Paralelamente, com periodicidade anual, os nossos colaboradores participam em formações de âmbito ambiental.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A inovação ao serviço da sustentabilidade é uma prioridade na Gatewit, sendo fomentada a criatividade e capacidade dos colaboradores. Os resultados são muito positivos, já que muitas das inovações implementadas geram importantes impactos para a organização, tanto a nível financeiro como social.
    Ao nível ambiental, a Gatewit é certificada na ISO 14001. Promovemos práticas sustentáveis e formamos os nossos colaboradores com a ajuda da Liga para a Proteção da Natureza.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Código de Ética
    O Código de Ética é parte integrante do regulamento interno da Gatewit, ao qual todos os colaboradores têm acesso, desde o momento da sua entrada. Seguindo as recomendações europeias para as práticas anticorrupção, a Gatewit pretende, com a publicação do Código de Ética, assegurar que todos os seus colaboradores se pautam pelos mais altos padrões éticos e têm consciência da importância dos mesmos na sua atividade profissional. Tal consciencialização tem como objetivo evitar a ocorrência de práticas anéticas na sua atuação e, consequentemente, na atuação da Gatewit. Desta forma, pretende-se velar pela manutenção de uma cultura que se reja pelos melhores princípios ético-jurídicos, em homenagem ao Interesse Público e Privado, timbre da atividade que a Gatewit assume como sua missão. Assim, o Código de Ética determina os princípios éticos pelos quais a Gatewit se deverá reger, determinando os parâmetros para a sua atuação em qualquer país onde esteja estabelecida e perante qualquer entidade que utilize uma solução Gatewit incluindo, quem intervenha num procedimento de contratação pública, sejam elas entidades adjudicantes, concorrentes, e a comunidade. Ainda no Código de Conduta, ‘A Gatewit condena quaisquer atos de corrupção ou suborno, quer passivamente quer ativamente, incluindo pagamentos de facilitação ou criação, manutenção ou promessa de situações irregulares ou de favor’.
    No mesmo sentido, O Código de Conduta Gatewit tem como objetivo alertar, informar e esclarecer o colaborador em matéria de corrupção, suborno, discriminação, confidencialidade da informação, lavagem de dinheiro ou inside trading, segurança de colaboradores, parceiros e whistleblowing. Com este manual pretendemos definir qual a conduta espectável pela Gatewit, permitindo ao colaborador ter o know-how necessário relativamente à postura a adotar, à forma de agir e ao modelo de execução das suas atividades profissionais. O Manual de Conduta é um complemento ao reforço das práticas éticas e dos valores que pautam o comportamento dos colaboradores e que compõem o ADN Gatewit. Neste documento não só indicamos a forma de atuação esperada, mas também alertamos para situações que possam colocar em risco a organização, colaboradores, clientes e stakeholders. O Código de Conduta destina-se a todos os colaboradores da Gatewit, a nível nacional e internacional, independentemente das suas atividades e responsabilidades.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Formação e Desenvolvimento de Competências
    No âmbito de uma das áreas do Departamento de Recursos Humanos - Formação e Desenvolvimento de Competências – o Departamento de Recursos Humanos realizou sessões de partilha e conhecimento no âmbito do Combate à Corrupção.

    Também no nosso site institucional partilhamos notícias neste âmbito, com o objetivo de espelhar boas práticas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • As sessões de partilha e conhecimento realizadas, no âmbito da temática Corrupção, revelam resultados positivos e acima da média. Quanto à Avaliação da Eficácia desta formação, foi considerada Eficaz.