DISOFT COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2013

Participant
Published
  • 22-Apr-2013
Time period
  • April 2012  –  April 2013
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Caro Senhor Secretário Geral,
    Gostaria de confirmar, por mais um ano, que a DISOFT, uma empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado de Tecnologia da Informação, continua signatária do Pacto Global, reforçando o apoio aos Dez Princípois do Pacto Global, nas áreas de Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção ao Meio Ambiente e Combate à Corrupção, em todas as suas formas.
    Com esta comunicação, expressamos nossa intenção de continuar apoiando e difundindo tais princípios dentro da nossa esfera de influencia.. A DISOFT faz parte de uma rede contributiva de negócios progressistas, integra, ética e humana, que sempre buscou contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, digna , gerando riquezas para todos, uma empresa que vê na aproximação pessoal com seus clientes, parceiros, fornecedores e comunidade, seu principal diferencial: pessoas comprometidas com pessoas.
    Tornamo-nos signatários do Pacto Global por identificar muita sinergia e convergência dos princípios do Pacto com nossos valores e crenças e, por esta razão, buscamos implementar estes princípios em nossa estratégia, cultura e nas nossas ações diárias. Acreditamos ser essencial neste processo continuar a divulgação do nosso compromisso com o Pacto Global junto a nossa rede, incentivando a todos no engajamento de projetos que promovam o avanço dos Objetivos do MIlênio, da ONU.
    Reconheço ser um requisito fundamental para a participação no Pacto Global, a apresentação anual da Comunicação de Progresso (COP), que descreve nossas ações e esforços na implantação dos Dez Princípios do Pacto Global,
    Confirmo nosso compromisso na prestação de contas e na transparencia de nossas informações, através do relatório que apresenta os progressos realizados por nossa empresa durante este período.
    Atenciosamente,
    Claudio Menezes
    Presidente da DISOFT

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A DISOFT é uma empresa de mais de 25 anos de atuação no mercado, que procura se posicionar de forma diferenciada, tanto na relação com os Clientes, como no processo de motivação de seus Colaboradores, com base numa forma de gestão participativa e progressista.
    Ao adotar esta forma de gestão e estratégia baseada em pessoas, a proteção e preservação aos Direitos Humanos se tornou intrinseca a todas as ações na DISOFT. Internamente, a empresa segue rigorosamente a legislação brasileira em relação aos seus colaboradores, assim como oferece também aos seus trabalhadores terceirizados as mesmas condições de saúde e segurança e o acesso aos benefícios básicos gozados pelos empregados regulares.
    A DISOFT acredita que todo ser humano tem direitos inatos, independente de sua raça. cor, sexo ou religião. Sendo assim, também segue a legislação brasileira, proibindo qualquer tipo de discriminação, qualquer que seja ela, incentivando, valorizando e respeitando a diversidade, como parte de nossa crença de que todas as pessoas são iguais e merecem a mesma oportunidade de crescimento na empresa.
    Além disso, todo nosso processo decisório é feito por consenso, através de comitês semanais, encontros mensais, fala com Presidente, ouvidoria, canal aberto com o CEO, pesquisas internas, projetos progressistas, entre outros, onde todos podem se manifestar, onde se considera o olhar e a percepção da equipe e de como os seus lideres atuam.
    Nosso programa Cuidando de Voce cuida da equipe em todas as suas necessidades, desde a integração, até qualidade de vida, facilidades no seu dia a dia, questões pessoais, de saúde, trabalhando sempre a igualdade, justiça, verdade, confiança e auto conhecimento em todas as suas relações.
    Acreditamos no potencial humano de realizar com excelencia seu trabalho e na superação quando existe um querer genuíno de contribuir para a construção e prosperidade pessoal e do negócio.
    Nosso modelo organico tem um papel importante a cumprir quando se trata de motivação , estímulo atrelado ao reconhecimento. Gosto pela participação, respeito, liberdade de se expressar, sensação de ser útil, de ser ouvido, liberdade para criar, são caracteristicas e atitudes altamente estimuladas e valorizadas por todos, pois acreditamos sinceramente que todas as pessoas são iguais e merecem respeito, oportunidade e reconhecimento.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Compartilhar o ideal de uma sociedade melhor, mais justa e digna para todos, com menos desigualdade e preconceito, tudo isto aliado ao desenvolvimento de um negócio sustentável e gerador de riquezas para todos, assim como o compromisso com a preservação do meio ambiente e a preocupação com nosso planeta, sempre foram fatores essenciais para as tomadas de decisão da empresa, desde a sua fundação.
    Além de signatários do Pacto Global desde 2005, somos associados ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social desde 1998, apoiamos o Movimento Nossa São Paulo desde 2007, participando de vários projetos e eventos da cidade. Desde 2006 preenchemos os indicadores ETHOS de Responsabilidade Social e trabalhamos internamente os indicadores e nossa evolução nas esferas avaliadas.
    Desde 2009 apoiamos a ONG TETO, organização latino americana que trabalha para a erradicação da extrema pobreza no país, construindo casas emergenciais em comunidades carentes da Grande São Paulo, com jovens voluntários universitários e com colaboradores das empresas parceiras e patrocinadoras.
    A DISOFT envolve semestralmente, toda a sua rede de negócios e, principalmente toda a equipe, com a causa deste projeto, que envolve a participação, num fim de semana, da construção de casas nas comunidades, juntamente com as famílias que recebem a casa. Este projeto proporciona um contato intenso de nossa equipe voluntária com uma realidade distinta do que estão acostumados, além de servir como descoberta de novos talentos e habilidades decorrentes da superação que esta experiência traz para todos.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Movida pela crença de é possível criar uma cidade melhor e mais justa, e buscando sempre um olhar diferente sobre nosso papel no mercado e na sociedade, entendemos que a melhor forma de realizar é trabalhando com o sistema humano, sem assistencialismo, mas com responsabilidade. Nesta busca, iniciamos em 2009 nossa parceria com a ONG TETO, que compartilha nosso mesmo olhar. Este projeto, descrito acima, é muito mais do que construir casas num fim de semana, unindo jovens universitários voluntários e jovens das favelas, mas principalmente visa trabalhar a mudança de olhar destes jovens. Nestes 4 anos de parceria, conseguimos envolver mais da metade de nossos colaboradores e seus familiares, que também se engajaram no nosso projeto. Ao todo foram construídas mais de 20 casas em comunidades diversas da Grande São Paulo, mais do que a meta estabelecida, com o apoio dos nossos acionistas.
    Recebemos em 2012 uma homenagem na Premiação de Parceiros do TETO, evento que envolveu patrocinadores, mercado e voluntários, aumentando ainda mais a motivação e vontade de nossa equipe em participar das construções do TETO, para eles um motivo de orgulho e realização. Nossa meta para 2013 é chegarmos em 40 casas, envolvendo todos os nossos parceiros, clientes, fornecedores, colaboradores, enfim, toda a nossa rede de negócios.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A DISOFT se orgulha de ser uma empresa de Pessoas comprometidas com Pessoas, filosofia que parte da percepção de que por trás de todas as transações comerciais existem pessoas, que utilizam a tecnologia como uma ferramenta para conectá-las, pois elas estão acima do sistema técnico.
    Nossa estrutura trabalha sistematicamente o fortalecimento do modelo de gestão participativa, baseada na confiança mútua, no comprometimento pessoal e na construção de uma equipe de alto desempenho. Não possui hierarquia, é organica e horizontalizada, onde as decisões são tomadas por consenso e construida nos acordos fechados entre lider e liderados. Todos tem espaço e são estimulados para opinar e são ouvidos de forma justa e igual, com respeito e receptividade.
    Nossa crença é de que as pessoas buscam no trabalho significado, autonomia e influencia, baseada na Confiança, Cooperação, Valorização e Competencia, e motivada por desafios. Está em crescimento constante, acredita no auto conhecimento como forma de superação, se fideliza por uma causa maior, busca fazer a diferença na vida, tem uma boa ambição e é comprometida consigo mesma.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • A DISOFT acredita ser fundamental promover o melhor ambiente de trabalho para todos na empresa, com respeito e valorização, incentivando a participação em todos os processos decisórios, desde seu acolhimento na chegada a empresa, até o acompanhamento do seu dia a dia.
    Para que isto aconteça, nosso Programa Cuidando de Você tem este foco de cuidar da equipe para facilitar a sua integração e promover momentos de confraternização, camaradagem, desenvolvimento e apoio em todas as suas necessidades na empresa e fora dela. Alem deste programa, temos a prática Gestão do Dia a Dia no Trabalho, que garante que, em situações especiais, nossos colaboradores, sem distinção, sejam apoiados nos momentos especiais de sua vida.
    Buscando apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos colaboradores, criamos o Fundo de Empréstimo ao Colaborador (FEC). O fundo foi criado com o aporte inicial do presidente da DISOFT e atualmente é mantido pelo retorno dos empréstimos e por campanhas de arrecadação interna. Todos os colaboradores têm direito a empréstimos do fundo sem nenhum pré-requisito, tendo apenas 2 critérios: empréstimo de no máximo 70% da remuneração vigente do colaborador solicitante, mediante saldo disponível no fundo e não ter nenhum empréstimo vigente com o FEC. O Fundo é auto-gerido por um comitê voluntário, composto por colaboradores, que se alternam na gestão, e sua administração é independente da gestão da empresa. Atualmente 40% dos colaboradores utilizam o fundo.
    Nosso “Espaço da Gente”, espaço aconchegante e descontraído, foi criado especialmente para nossos colaboradores, para que eles possam almoçar, tomar lanche, descansar, ler, relaxar, estudar, e jogar vídeo game. Este espaço é revitalizado periodicamente com as sugestões e necessidades ouvidas dos próprios colaboradores.
    No nosso dia a dia, utilizamos ainda diversas ferramentas que servem para fortalecer a relação participativa de toda a equipe, tais como:
    - Comites Semanais, onde participam todos da equipe, com foco no compartilhamento de informações e envolvimento de todos nas tomadas de decisão;
    - Encontros Semestrais da rede de negócios, com a participação do presidente e CEOs, com o propósito de trazer infoemações sobre os resultados do período e abrir espaço para que todos possam expressar sua opiniões, questionar e contribuir;
    - Foruns de LIderes, mensais, com foco na capacitação das lideranças e desenvolvimento da equipe;
    - Foruns Aplicados, mensais, para compartilhamento de experiencia e estudos de cases entre as lideranças e equipes;
    - Conhecendo Melhor a Equipe, processo de alinhamento de expectativas interesses e acordo de realização entre lider e liderado;
    - Conhecendo Melhor o Lider, processo de escuta que considera o olhar da equipe em relação á atuação do seu lider
    - Balanço CMA , anual, para mapear a percepção da equipe nos ambitos de Corpo, Mente e Alma.
    - Papeando com o Presidente, encontro mensal com o Presidente, espaço de escuta onde os participantes tem a liberdade de trazer qualquer situação do dia a dia para discutir numa conversa informal e descontraida, com foco informativo e aumento da visão sistemica;
    - Parando prá Pensar, encontro anual conduzido pelo Presidente, com o propósito de estimular os colaboradores a traçãrem um planejamento de futuro nas diversas esferas do seu holograma de vida ( familia, trabalho, relacionamento, saude e espiritual)
    Todas estas ferramentas são periodicamente renovadas e fazem parte de um processo de desenvolvimento de todos os colaboradores, alinhando suas expectativas pessoais com as necessidade de resultado do negócio.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A preocupação da DISOFT em promover o melhor ambiente de trabalho para todos na empresa, tem se refletido no fato de termos sido selecionados, pelo 7o ano consecutivo, pelo Instituto “Great Place To Work” como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil nos setores de TI e Telecomunicações. O “Great Place to Work” (www.greatplacetowork.com.br) é uma empresa de consultoria com sede nos Estados Unidos e escritórios afiliados em diversos países do mundo que se dedica a ajudar as organizações a compreender as características, práticas e atitudes que conduzem à criação de um excelente lugar para trabalhar. Todos os anos ela realiza uma pesquisa que avalia o ambiente de trabalho a partir da percepção dos funcionários e da empresa, , onde a avaliação dos próprios funcionários corresponde a quase 70% da nota. A pesquisa permite avaliar o nível de confiança dos funcionários em relação à empresa e a qualidade das relações entre os colaboradores e seus líderes. As empresas que mais se destacam no ano são incluídas na lista das Melhores no país no qual se localizam. Estamos atualmente participando pela 8ª. vez consecutiva dessa pesquisa, aguardando o resultado, que será será divulgado em julho de 2013.
    A partir destes resultados do GPTW, realizamos anualmente a pesqisa do Balanço CMA, com todos os integrantesa da equipe, focada em mapear , de acordo com a precepção de cada um, os indicadores de desempenho nas esferas de relacionamento e comunicação interna, de resultados e estrutura, e de planejamento e de negócios, Estes resultados são trabalhados no Comite Transformação, com a participação da alta direção da empresa, juntamente com as principais lideranças. Os resultados são compartilhados com toda a equipe.
    Estas pesquisas são instrumentos valiosos para medir nosso clima organizacional, alem de ser um espaço onde todos podem expressar opiniões e dar sugestões. As lideranças têm o compromisso de endereçar as questões levantadas nas pesquisas e trazer as soluções.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A DISOFT é uma empresa especializada em oferecer soluçõe em Tecnologia da Informação. Sua atividade comercial não provoca um impacto ambiental significativo, pois a maior parte de seus produtos e serviços é desenvolvida internamente. Mesmo assim, a preservação ambiental e meio ambiente sempre esteve presente e atuante nos processos decisórios da empresa.
    Desde 2010, unindo a preservação ambiental ao nosso core bussines, a DISOFT passou a oferecer soluções de Green IT, de eliminação de papel (paper less) , digitalização de assinaturas e documentos e certificados digitais, além de suas ferramentas de gestão de crédito. Esta solução possibilita que documentos migrem para e-Docs, evitando ao máximo a utilização de papel. Assim, os processos como contratação de operação de crédito, abertura de contas correntes e contratação de seguros ocorrem de forma 100% digital. A infra-estrutura foi otimizada com a virtualização de servidores, utilização de thin-clients e tecnologias de GRID Computing onde é possível realizar mais com menos. Com esta nova solução, o relacionamento é realizado de forma digital (documentos digitais enviados por e-mail ou SMS) sem perder a conexão pessoal. Ainda focando no Green It, a empresa busca aumentar sua eficiência energética substituindo todos seus monitores CRT por LCD gerando uma economia de cerca de 40% no consumo.
    Campanhas de redução e economia de energia são frequentes e já fazem parte da nossa cultura.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Buscando sempre aprimorar processos já existentes, a DISOFT deu continuidade e ampliou seu processo de coleta seletiva e coleta de resíduos eletrônicos. Desde 2001 a empresa realiza coleta seletiva onde são recolhidos jornais, revistas, papéis, pilhas, baterias, latinhas, garrafas, copos descartáveis que são encaminhados à Cooperativa COOPAMARE – Cooperativa de Catadores localizada em Pinheiros, mesmo bairro onde se situa a DISOFT. A escolha de apoiar a cooperativa vem da crença de que os catadores cumprem um papel de suma importância na sociedade atual, retirando diariamente toneladas de lixo das ruas de São Paulo o que, de outra maneira recairiam exclusivamente sobre a responsabilidade e orçamentos municipais. Hoje, a COOPAMARE conta com mais de 80 catadores, entre cooperados e associados, e com 120 catadores avulsos, que passam por lá todos os dias. Outro programa desenvolvido internamente é o “Sucatão DISOFT”, no qual são arrecadados materiais tecnológicos e eletro-eletrônicos de todos os colaboradores e também de uso da própria empresa. Os materiais são separados e os que possuem condições de uso são vendidos internamente a preço simbólico em um bazar gerando verba que é incorporada ao nosso FEC – Fundo de Empréstimo ao Colaborador. O restante do material é encaminhado à Cooperativa de resíduos eletrônicos COOPERMITI. Trata-se de uma iniciativa alicerçada no tripé educação, sustentabilidade e cooperativismo. Além do trabalho de reciclagem em um sistema cooperativista, que proporciona um trabalho ativo de inclusão social, a COOPERMITI possui programas de educação ambiental e formação para o mercado de trabalho. A partir do ano de 2010, a empresa ampliou a coleta de produtos tóxicos como pilhas e baterias, oferecendo a coleta para todo o prédio onde a empresa está instalada. Além disso, a coleta de eletro-eletrônicos, que era realizada uma vez ao ano, agora é constante, possibilitando a destinação correta de mais equipamentos da empresa, de nossos clientes, fornecedores e colaboradores.
    Em 2012, fizemos parte, como apoiadores e divulgadores, do Projeto “Pimp my Carroça”, do Grafiteiro Thiago Mundano, que dá dignidade e visibilidade aos catadores de São Paulo, além da valorização do papel fundamental do catador na nossa sociedade.
    Além da reciclagem, a DISOFT também procura realizar campanhas de responsabilidade ambiental com nossos colaboradores, clientes e fornecedores, celebrando datas ambientais, como o “Dia Mundial da Água” , divulgando e participando de campanhas globais como a “Hora do Planeta” e “Dia Mundial sem Carro”. Ademais, a DISOFT sempre se preocupa em ter fornecedores que estejam de acordo com todas as normas ambientais vigentes, sendo este um importante critério para a escolha do mesmo.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Nossos critérios de medição incluem as quantidades de materiais recicláveis que conseguimos coletar, com a participação de toda a equipe, através das campanhas realizadas periodicamente em todos os espaços da empresa. Estes materiais são enviados semanalmente para as Cooperativas que temos parcerias, como a COOPAMARE e a COOPERMITI.
    Neste ano de 2012, conseguimos aumentar a diversidade de materiais coletados e a atuação de voluntários da nossa coleta com a instalação, com o apoio do zelador do edifício onde temos nossa empresa, de uma caixa coletora de pilhas, que foi instalada no hall dos elevadores do prédio, onde todas as pessoas que transitam lá podem contribuir.
    Trabalhamos internamente a Data Comemorativa do Dia Mundial da Agua, que celebramos com a troca das torneiras de nossos lavatórios por modelos mais economicos e a distribuição de copos reutilizáveis para todos.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Valores como Transparência, Ética e Integridade sempre fizeram parte da cultura da DISOFT permeando por todos seus processos e relações com clientes, colaboradores e fornecedores. Somando-se a isso, desde 2003 passaram a integrar um documento formal que é a nossa Carta de Valores da DISOFT – documento que representa o grande acordo de relacionamento entre todos na empresa. A carta é um instrumento vivo, que é revitalizada anualmente com a participação de todos os colaboradores e estes são estimulados a participar e contribuir para o monitoramento e a melhoria contínua destes processos.
    .Com relação a empresas concorrentes, também já faz parte da cultura da empresa, em todos os níveis de atuação, o repúdio a práticas de concorrência desleal, e não apoio e não participação de processos que manipulem licitações ou editais de concorrência públicos e privados, preocupando-se em alertar colaboradores, clientes e fornecedores para esta questão.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Os nossos valores são o alicerce de nossas condutas, que visam o desenvolvimento da atitude e comprometimento de todos, para os acordos por consenso e compartilhados na nossa Carta de Valor. Nosso próprio modelo de gestão participativa reforça e ajuda a disseminar tais valores além de facilitar o monitoramento contra qualquer ação corrupta ou antiética. Isto ocorre porque, o modelo promove um processo de fluxo de informações mais ágil, flexível e transparente, onde todos os colaboradores participam, em diferentes níveis, de todos os processos decisórios podendo opinar, fazer sugestões e até monitorar o processo e as ações de seus colegas, líderes e liderados.
    A transparencia também permeia em todas as informações e questões, sejam elas financeiras ou mesmo de gestão ou estratégia.. A DISOFT disponibiliza seus fluxos de caixa e orçamentos financeiros na rede interna, com acesso liberado para todos os colaboradores. Nos encontros trimestrais e semestrais com toda a empresa, estas informações também são apresentadas pelo Presidente e CEOs para toda a equipe.
    A DISOFT possui um conselho de gestão administrativa, composta pela alta liderança, CEOs e Presidente, com a participação de consultores externos que auxiliam no pensar e no olhar, tornando mais transparente a gestão da empresa. Durante o conselho são apresentados e analisados os números e indicadores da empresa, para que todos possam opinar, garantindo maior integridade e consistencia nos relatórios.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Acreditamos que os valores nos une, nos orienta e nos inspira. Portanto, para a DISOFT, a participação e envolvimento de toda a equipe na construção da Nossa Carta de Valores é um indicador muito considerado. Este momento é de grande importancia para todos, por envolver toda a equipe no comprometimento com os Valores que foram definidos e escolhidos por consenso, se tornando seus verdadeiros guardiões.
    Neste ano, os Valores escolhidos e que regem nossa equipe são: Confiança Incondicional, Compaixão, Etica, Transparencia, Integridade e Superação.
    Estes valores determinam e guiam a nossa maneira de fazer negócio e de nos relacionarmos com nossos colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e a comunidade.