Home / Participants & Stakeholders / Participant Search

Case Story Details

Back

Organization Name

Banco Bradesco S.A.

Case Story Title

Centro de Inclusão Digital

Case Story Date

2007/11/13

Issues Addressed

  • Principle 8 - Undertake initiatives to promote greater environmental responsibility

Case Story Category

Internalization Project

Countries of Impact

Brazil

Case Description

As 40 escolas da Fundação Bradesco constituem uma referência sociocultural importante nas comunidades onde estão inseridas. Não apenas porque oferecem educação de qualidade para 108 mil crianças, adolescentes e adultos, em regiões de acentuada carência socioeconômica, mas porque suas atividades acabam por gerar demandas comunitárias e despertar o interesse de participação também dos pais, mães, parentes e de centenas de milhares de pessoas que habitam o entorno das unidades.
Foi justamente por compreender a sua responsabilidade em relação ao desenvolvimento do seu entorno que a Fundação Bradesco, decidiu, há três anos e meio, promover a inserção social das comunidades onde atua, facilitando o acesso ás novas tecnologias de informação. Como resposta a esse compromisso, criou, em 2004, os Centros de Inclusão Digital, também conhecidos como CID´s.
Embora sejam originalmente laboratórios de tecnologia da informação, os CID´s se prestam a uma missão mais ampla de desenvolvimento social. Em um primeiro momento, promovem o uso contextualizado de computadores e Internet, servindo como base para a oferta de cursos a pessoas de diferentes idades e formações. À medida que esses indivíduos se apropriam dos conteúdos tecnológicos e começam a descobrir os seus potenciais, os CID´s se transformam em núcleos para articulação, mobilização e debate das necessidades e interesses das comunidades O acesso á máquina é o primeiro passo. O verdadeiro desenvolvimento humano --crê a Fundação Bradesco e os seus parceiros tecnológicos no projeto-- decorre da apropriação de espaços nos quais as pessoas se reconheçam e aos seus valores, sejam incentivadas a olhar sua realidade de modo crítico e a utilizar os recursos sociais, culturais e econômicos disponíveis na melhoria de sua qualidade de vida.
Os CIDs se propõem, portanto a fazer mais do que inclusão digital. Prestam-se a ser um canal privilegiado para educação e aprendizagem, mobilização de pessoas, participação e cidadania, fortalecimento de capital social e de desenvolvimento das comunidades.

File

Authors

Lincoln Cesario
Bradesco
4823.lincoln@bradesco.com.br


Carla Leonelli
Bradesco
4823.carla@bradesco.com.br

Contact Person

None

Note: Responsibility for the content of Case Stories and any other public communication related to the Global Compact principles and their implementation lies with participants themselves and not with the UN Global Compact Office.