Home / Participants & Stakeholders / Participant Search

Case Story Details

Back

Organization Name

Banco Bradesco S.A.

Case Story Title

Certificação SA 8000

Case Story Date

2007/11/13

Issues Addressed

  • Principle 4 - The elimination of all forms of forced and compulsory labour

Case Story Category

Partnership Project

Countries of Impact

Brazil

Case Description

Por estar alinhado ao conceito de sustentabilidade inserido em sua estratégia de negócios, o Banco Bradesco implementou, em 2006, o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Bradesco, fundamentado na Norma Internacional SA 8000®: 2001.

Resumidamente, a Norma Internacional SA 8000 se define por ser um procedimento que realiza a gestão da qualidade das ações e relações com partes interessadas, no âmbito da empresa: funcionários e fornecedores, e as condições do ambiente de trabalho. A Norma SA 8000 tem por meta aperfeiçoar as condições de trabalho no mundo inteiro, respeitando os direitos da criança, os direitos humanos e os direitos fundamentais do trabalho.
O Bradesco recebeu a certificação SA 8000 no primeiro semestre de 2007, sendo considerado o primeiro Banco, entre as instituições financeiras das Américas, a receber uma certificação internacional em Responsabilidade Social. A Norma SA 8000 foi desenvolvida pela SAI - Social Accountability International, uma organização, sem fins lucrativos, que promove os direitos humanos dos trabalhadores em todo o mundo.
A SA 8000 é uma norma de qualidade orientada para pessoas, enquanto que a ISO 9001, cuida dos processos e clientes; a ISO 14001 do meio ambiente; e a OHSAS 18001 da segurança e saúde ocupacional. Com a certificação SA 8000, o Bradesco assume a gestão completa: gestão de qualidade, gestão ambiental e gestão de responsabilidade social.
A Norma SA 8000 é regida por um sistema de gestão que começa com o comprometimento da Alta Direção que define os objetivos e metas do sistema, a política de responsabilidade social, as responsabilidades de cada um e as ações corretivas para as não conformidades. Faz também análises críticas, buscando sempre a melhoria contínua do sistema. Os representantes da Alta Direção e dos funcionários têm por função zelar pelo cumprimento da Norma.

File

Authors

Lincoln Cesario
Bradesco
4823.lincoln@bradesco.com.br


Carla Leonelli
Bradesco
4823.carla@bradesco.com.br

Contact Person

None

Note: Responsibility for the content of Case Stories and any other public communication related to the Global Compact principles and their implementation lies with participants themselves and not with the UN Global Compact Office.