Home / Participants & Stakeholders / Participant Search

Case Story Details

Back

Organization Name

Banco Bradesco S.A.

Case Story Title

Práticas de Responsabilidade Social Empresarial – PRSE

Case Story Date

2007/11/13

Issues Addressed

  • Principle 8 - Undertake initiatives to promote greater environmental responsibility

Case Story Category

Partnership Project

Countries of Impact

Brazil

Case Description

Em 1995, um cliente do Banco Bradesco, com deficiência visual, sugeriu, através de um contato via carta, que o Bradesco deveria pesquisar meios para que os deficientes visuais pudessem utilizar o Internet Banking, sem auxílio de terceiros. Após três anos de pesquisas, em 1998, o Banco encontrou uma solução que transformava os dados em voz, o que permitia que o deficiente visual operasse o Internet Banking, bem como executasse diversas operações bancárias por meio do computador. O software recebeu o nome de Virtual Vision.

O Virtual Vision possibilita ao usuário, além de realizar operações financeiras pela internet, navegar livremente pela rede mundial de computadores e utilizar os principais aplicativos do MS Office, como o Word, Excel e Power Point.

O projeto desenvolvido para que os deficientes visuais tivessem acesso aos serviços do Bradesco na Internet gerou uma outra necessidade, a de treinamento, pois havia - e ainda há - uma grande porcentagem de deficientes visuais que ainda não utilizam a Internet.

Convidada pelo Bradesco, a Fundação Bradesco iniciou diversas pesquisas para desenvolver uma metodologia de ensino de informática para deficientes visuais. Em setembro de 1998, a Fundação realizou o primeiro treinamento, com o objetivo de habilitar o deficiente visual a tornar-se um usuário do computador no ambiente Windows, a partir de um leitor de tela, e a fazer uso da rede mundial de computadores, promovendo uma maior integração social e profissional.

Atualmente, os cursos da Fundação Bradesco para deficientes visuais são realizados em 32 unidades escolares e 37 entidades parceiras, localizadas em diversos estados do País. Desde a sua implantação, já foram realizados mais de 7.800 atendimentos.

File

Authors

Lincoln Cesario
Bradesco
4823.lincoln@bradesco.com.br


Carla Leonelli
Bradesco
4823.carla@bradesco.com.br

Contact Person

None

Note: Responsibility for the content of Case Stories and any other public communication related to the Global Compact principles and their implementation lies with participants themselves and not with the UN Global Compact Office.