Home / Participants & Stakeholders / Participant Search

Case Story Details

Back

Organization Name

Banco Bradesco S.A.

Case Story Title

Gestão Sustentável

Case Story Date

2007/11/13

Issues Addressed

  • Principle 8 - Undertake initiatives to promote greater environmental responsibility

Case Story Category

Partnership Project

Countries of Impact

Brazil

Case Description

Em 2005, o Bradesco criou um Comitê Executivo de Responsabilidade Socioambiental para sistematizar práticas já existentes, organizá-las à luz dos novos conceitos e inserir a noção de sustentabilidade empresarial em seus negócios. Como resultado da ação deste comitê, que reuniu 100 funcionários de 23 departamentos, discutiu-se a adequação às exigências do Índice Dow Jones de Sustentabilidade e se fez uma análise da situação do Banco em relação às melhores práticas do mercado. Coube ainda a ele, com o suporte de uma Área de Responsabilidade Socioambiental participar da elaboração e disseminação de um Código de Ética Corporativo e da implantação de uma ampla política de gestão sustentável, objeto específico deste relatório.
A gestão baseada em princípios de sustentabilidade constitui hoje estratégia central nos negócios do Bradesco. Equivalente ao porte do Banco, o esforço para implementá-la nas atividades cotidianas tem exigido o engajamento dos 79,3 mil colaboradores e a capacitação de gerentes e diretores para novos conceitos e idéias.
Trata-se, sobretudo, de um amplo movimento interno, cuja idéia central é fortalecer valores humanos presentes nos 64 anos da empresa, convertendo-os em práticas exemplares de governança corporativa, ética, transparência e responsabilidade socioambiental.
Embora seja um termo recente, a sustentabilidade evoca uma idéia-força – a da combinação de resultados econômicos, sociais e ambientais – que nasceu com o Bradesco, em 1943, e se expressou, por exemplo, na sua decisão pioneira de incluir a população mais pobre no sistema financeiro do país ou na atitude, também precursora, de criar a Fundação Bradesco, em 1956, para melhorar a qualidade da educação nas comunidades atendidas pelo Banco. O mesmo impulso se observou, nos anos 1970, quando a organização desenvolveu a sua primeira Declaração de Princípios.
Esse conjunto de valores oferece base sólida para a atual política de gestão sustentável do Bradesco, expressando, com clareza, os grandes compromissos da organização.

File

Authors

Lincoln Cesario
Bradesco
4823.lincoln@bradesco.com.br


Carla Leonelli
Bradesco
4823.carla@bradesco.com.br

Contact Person

None

Note: Responsibility for the content of Case Stories and any other public communication related to the Global Compact principles and their implementation lies with participants themselves and not with the UN Global Compact Office.