Home / Non-English Resources / Português / Implementação e Engajamento

Implementação e Engajamento

Implementação dos Princípios

As empresas que assinam o compromisso com o Pacto Global são obrigadas a trabalhar no sentido da implementação dos Dez Princípios. Porém, algumas vezes, tanto pequenas quanto grandes empresas ficam inseguras sobre a maneira correta de realizar esse trabalho. A aplicação dos Dez Princípios deve ser entendida como um processo a longo prazo de compromisso contínuo com o aprimoramento do desempenho da empresa.   

Os principais fatores de sucesso na implementação dos princípios do Pacto Global são, entre outros:

  • considerar os princípios não só como um simples anexo, mas como parte integrante da estratégia de negócios e das operações;
  • comprometimento claro por parte da liderança da empresa;
  • divulgação do compromisso a todas as áreas dentro da  organização, gerência e funcionários, de maneira a assegurar um apoio amplo aos princípios;
  • manter um ambiente de negócios aberto e favorável a novas ideias e inovações;
  • estabelecer metas mensuráveis e um sistema transparente de comunicação de progresso;
  • entusiasmo e capacidade de aprender e de se adaptar;
  • dedicação a ações práticas;
  • honestidade da empresa ao tratar e dialogar com as partes interessadas -“stakeholders”-.

O Pacto Global dispõe de um conjunto significativo de recursos e ferramentas que fornecem orientação adequada às empresas sobre como resolver questões nas áreas abrangidas pelos Dez Princípios.

Implementar os Dez Princípios é um processo de longo prazo, que requer um compromisso contínuo com a mudança e com o aprimoramento organizacional. Não há um modelo “correto” para a aplicação dos Dez Princípios no âmbito de cada empresa. Na verdade, várias abordagens e modelos de gestão podem ajudar no processo.

O Escritório do Pacto Global sugere que as empresas utilizem o "Modelo de Gestão do Pacto Global da ONU", que orienta as empresas por meio de um processo de compromisso formal, avaliação, definição, implementação, mensuração e comunicação da estratégia de sustentabilidade empresarial baseada no Pacto Global e seus princípios. É um modelo simples, porém amplo e flexível, útil para orientar empresas de todos os portes através do processo de mudança organizacional para abraçar a sustentabilidade empresarial. O modelo é particularmente proveitoso para aqueles que estão iniciando na área da sustentabilidade, também oferecendo orientação sobre práticas de liderança para empresas mais experientes.

Para maiores informações sobre a implementação dos princípios do Pacto Global, visite as páginas relacionadas a cada um dos temas:

Outras oportunidades de engajamento

O Pacto Global oferece às empresas a oportunidade de se envolverem regularmente em atividades que maximizem os benefícios e o valor da sua participação. Além das áreas temáticas centrais, o Pacto Global fornece fluxos de trabalho especializados, ferramentas de gestão e recursos nas áreas de Negócios e Paz, Mercados Financeiros, Negócios para o Desenvolvimento e Parcerias Empresariais com a ONU. As redes locais oferecem aos participantes a conveniência de se engajar em nível local.

Por favor, clique aqui para maiores informações sobre Oportunidades de Engajamento.

Empresas para o desenvolvimento

O Pacto Global incentiva as empresas a realizarem ações mais voltadas para a comunidade, a fim de aumentar o seu impacto positivo na sociedade, apoiando, assim, as questões e os mais amplos objetivos da ONU, como, por exemplo, nas áreas de saúde, pobreza, educação, segurança alimentar, paz, migração e assistência humanitária. Os participantes podem fazê-lo ao nível do núcleo empresarial, através de engajamento e promoção das políticas públicas, investimentos sociais e atividades filantrópicas. Além de trabalhar com o grupo de participantes, o Pacto Global tem um papel central no apoio ao sistema das Nações Unidas no seu trabalho com a comunidade empresarial. Em todas as áreas da ONU, a colaboração do setor privado é cada vez mais visto como uma maneira prática e eficaz de fazer avançar as metas em nível global e local. Tal colaboração muitas vezes permite soluções de baixo para cima e mais imediatas para vencer os desafios críticos, especialmente em questões globais onde o consenso ainda não foi alcançado, como, por exemplo, alterações climáticas ou em outras áreas onde administrações fracassadas obstruem todas as possibilidades de progresso.

Por favor, clique aqui para mais informações sobre o segundo objetivo do Pacto Global, clique aqui.

Redes locais

As redes locais são grupos de participantes que se reúnem e criam estruturas de coordenação e governança para promover o Pacto Global e seus princípios no âmbito de uma região geográfica ou setor industrial específico. As redes locais cumprem um papel cada vez mais importante no enraizamento do Pacto Global em diferentes contextos nacionais, culturais e linguísticos.

Elas ajudam também a gerenciar as consequências organizacionais da rápida expansão do Pacto Global. O Pacto Global tem redes locais em 80 países e regiões - Ásia, Oriente Médio, África, Europa e Américas.

Por favor, clique aqui para mais informações sobre as redes locais, clique aqui.

Estratégia de diálogo

Todos os anos, o Pacto Global organiza reuniões e seminários ao redor do mundo, com ênfase em questões específicas relacionadas à globalização e à sustentabilidade empresarial. Esses eventos aproximam as empresas das secretarias da ONU, organizações trabalhistas, organizações não governamentais e outros grupos, a fim de oferecer soluções a problemas contemporâneos.

Esse processo de diálogo ajuda a identificar temas novos e emergentes, bem como promover interação e confiança entre as diversas partes interessadas -stakeholders- e defender ideias junto aos responsáveis pela elaboração de políticas estratégicas. Algumas questões abordadas no passado incluíram temas como: Acesso Sustentável para Todos, Desenvolvendo Esforços em Direção às Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs) e Mudanças Climáticas.

Aprendizagem

As empresas são convidadas a compartilhar as experiências e exemplos de boas práticas empresariais com o Escritório do Pacto Global, com as redes locais, bem como em reuniões e workshops com outros participantes. Além disso, os participantes são encorajados a desenvolver estudos detalhados e análises de diferentes casos e questões, utilizando-os em atividades de aprendizagem no universo empresarial e acadêmico. Tais eventos, sejam eles locais, regionais, ou mesmo internacionais, são fundamentais para o compartilhamento da aprendizagem e do conhecimento.